8 de abril de 2013

PRIMEIRONA EM BRASA EM CIMA E EM BAIXO

RUGBY EM PORTUGAL
Uma vitória suada dos chaparros em Évora fez a equipa pular para a liderança, mas apenas com dois pontos de vantagem sobre o segundo classificado, e com o Montemor a beneficiar do fator casa na última - e decisiva - jornada da competição.

Entretanto no grupo da manutenção, a Agrária ficou isolada na última posição, ao perder nas Caldas e face à vitória do Loulé em Santarém, mas apenas com dois pontos de desvantagem em relação aos segundo e terceiro da tabela, que têm o mesmo número de pontos.

GRUPO DO TÍTULO
ÉVORA 28-25 MONTEMOR (4-3)
O Évora ganhou, mas os números não deixam de espelhar o equilíbrio que existee com que força! - na segunda volta da fase de apuramento.
entre estas duas equipas, que apenas foi quebrado -
O Montemor não se deixou atrasar muito, graças aos muitos pontos de bónus que tem (três em três jogos), contra os poucos que o Évora acumula (apenas um nos mesmos três jogos), apesar de ter havido uma altura do jogo em que se pensou que os chaparros conseguiriam uma confortável vantagem, mas no final os muflões deram uma excelente resposta, e quase chegaram à vitória.
Se não acontecer nenhum acidente de percurso a estas equipas - e não existe qualquer indício de que isso venha a acontecer - o título e as honras ficam por decidir na Frigideira no próximo fim de semana de 27 de Abril.

VITÓRIA DE SETÚBAL 10-24 LOUSÃ (2-3)
Excelente vitória da Lousã em Setúbal, depois de dois jogos em que sofreu pesadas (demais) derrotas, querendo talvez dizer que quando quer, faz fora o mesmo que faz em casa...
Quem nos dera que fosse sempre assim, pois isso significaria que a equipa encarar toda a competição da mesma forma.
Este fim de semana tivemos a Lousã que se afirma há muitos anos como uma das melhores equipas da Primeirona e que talvez um dia se aventure a uma subida à Divisão de Honra...
Os sadinos desiludiram, mostrando que são realmente a mais fraca equipa das quatro primeiras, incapaz de lutar de igual para igual com os três primeiros - pode ser um problema de crescimento, e nesse caso, vamos esperar para ver o que serão capazes de fazer na próxima época...

GRUPO DA MANUTENÇÃO
CALDAS *31-18 AGRÁRIA (5-2)
O Caldas continua a sua viagem de um só sentido nesta fase final, com a terceira vitória em três jogos e não se vê qualquer possibilidade de que os caldenses não consigam assegurar a sua manutenção na Primeirona.
A Agrária apesar da derrota está apenas a dois pontos do Loulé e do Santarém, distância essa que pode ser eliminada em qualquer momento, deixando tudo pendente para os jogos que ainda faltam, o que aumenta o interesse dos jogos a realizar em Coimbra, com destaque para a receção ao Santarém

SANTARÉM *10-14 LOULÉ (2-1)
Importante vitória foram os algarvios beber às margens do Tejo, reanimando-se na luta pela manutenção e subindo ao segundo lugar com o mesmo número de pontos do seu adversário do final de semana.
Com dois jogos em casa na segunda volta (Santarém e Agrária) os louletanos podem segurar a sua posição na Primeirona.
O Santarém desiludiu e perdeu a oportunidade de se isolar destacadamente na segunda posição, adiando qualquer decisão quanto ao seu futuro para a segunda volta desta fase da prova.
Com tudo em aberto para as próximas jornadas, os cavaleiros terão que segurar muito bem as rédeas do jogo, para enfrentarem as viagens que terão que fazer a Loulé e a Coimbra.

Fotos: Clube de Rugby de Évora, Rugby Photo Store/Fernando (Nana) Soares, Teresa Mendes Vitorino, Rita Sousa Cachado


14 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de ressalvar apenas um pequeno aspecto no jogo Santarém x Loulé. Este ano, na primeira parte da época, o Santarém não pôde contar com António Bello, que fez seis meses de voluntariado em África. Chegado recentemente dessa aventura, o António desde logo se colocou à disposição para recomeçar a sua carreira no RCS. Joga, faz jogar, placa, passa, é mestre em hand-offs, dummy's e sidesteps, galga quilómetros atrás de quilómetros, um autêntico tractor.

Bem-vindo de volta, Bello, sentimos a tua falta. Serás muito importante na luta pela manutenção.

Um abraço!

Anónimo disse...

Não vejo em que é que a contagem dos pontos bónus conta para uma final four, mas ok. Não vai fazer diferenças nenhumas caso haja um vencedor claro.

Anónimo disse...

Boas. o loule tambem nao pode contar com 2 grande jogadores.( um deles um grande tanolador e outro nº8) que por dificuldades tiveram de emigrar.

Anónimo disse...

Bom Dia

Este ano vi todas as equipas da Primeira Divisão jogar pelo menos uma vez, a maior parte duas vezes e algumas delas três vezes.

Os resultados deste fim de semana parecem confirmar aquilo que disse sobre o Évora ter um pouco mais de Rugby do que o Montemor. O Montemor tem mais poder físico e mais condição física mas estando em final de época é provável um abaixamento de forma e assim continuo a apostar no Évora.

A Lousã é uma equipa estável que geriu todo o campeonato sem sobressaltos mas atenção que o campeonato do próximo ano vai ser muito mais competitivo e se não se acautela pode bem acontecer que no próximo ano por esta altura esteja na Fase de Permanência.

O Caldas é de longe a melhor equipa da fase de permanência e com um valor muito idêntico ao Setúbal.

Das três equipas que lutam pela permanência a que gostei mais de ver jogar foi a Agrária, é a que tem um Rugby mais consistente, mais evoluído e a equipa mais aguerrida. Acredito que quem vai descer é ou o Loulé ou o Santarém. Aposto mais no Santarém porque é a equipa mais inconstante, o Loulé é péssimo a atacar mas é muito consistente a defender.

Pedro B. disse...

sobre o jogo dos candidatos ao titulo, deu o que disse, e o montemor tem de agradecer ao deuses ter pontuado sem saber como...
quem viu o jogo so viu cre, a unica equipa com vontade ganhar o jogo!!!
cre vai ser pela frente até porque nao falha nos momentos decisivos

Anónimo disse...

Já agora é de salientar que a equipa da Lousã, aquela que odeia jogar a mais de 100 km, foi a Setúbal com apenas 15 jogadores e sofreu dois ensaios antes dos dez min de jogo, o que não deixam de ser pormenores interessantes para quem diz que no próximo ano a Lousã irá lutar pela permanencia. Aceitatia melhor esse comentário em relação ao Setúbal, que ao que parece "desaprendeu" muito do que tinha habituado a primeirona num passado recente. Parabéns ao montemor, que apesar da derrota lutou, como já é normal, até ao fim. Parece-me que na frigideira o montemor irá levar a melhor, e que assim seja.
Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Afirmar que uma equipa é no ano seguinte em função do que faz na época anterior, numa modalidade como o rugby, só pode ser dito porque quem não analisa com atenção a evolução dos clubes. Vejam só quanto clubes estão na fossa numa época e na seguinte lutam pelo título (caso do Évora este ano) ou quantos clubes ao longo de 50 anos foram campeões numa divisão debaixo para no ano seguinte serem campeões na divisão seguinte.
Enfim. Muito haveria a dizer.

Anónimo disse...

O caldas nunca ganhou ao setubal mas tem um valor identico....
ok bela analise...

Anónimo disse...

vejam o caminho do montemor nos últimos 4 anos...

Anónimo disse...

O Lousã (+ ou - 13ª melhor equipa portuguesa) levou 15 jogadores a um jogo e ainda há quem queira aumentar a I divisão.

Anónimo disse...

Queria pedir desculpas pelas minhas palavras terem sido mal interpretadas, em momento algum quis dizer que o Lousa na próxima época estará na fase de permanência, isso seria anoso pouco ajuizado como seria pouco elegante para a equipa do Lousa, novamente as minhas desculpas As minhas desculpas ao pessoal da Lousa. O que quis dizer foi apenas que a próxima época será mais competitiva e que o que este ano deu para fazer uma época tranquila como a do Lousa, para o ano poderá não ser suficiente.

Em relação ao Setúbal mantenho o que disse a diferença entre o Setúbal e o Caldas foi sendo esbatida ao longo da época e se de facto no inicio existia uma clara superioridade do Setúbal, nominal da época era diferença estava muito esbatida. Vejam os resultados ao longo da época entre elas e com os adversários. Analisem igualmente outros aspectos do jogo para além de resultados.finais.

Não estou a fazer nem nunca fiz extrapolações desta época para a próxima, não sei onde foram extrair essas conclusões. A única coisa que disse foi que o próximo ano a primeira divisão será muito mais competitiva com seis equipas, pelo menos, com hipóteses de ficar no Top 4. Isso será bom para o Rugby e para nos adeptos.

Anónimo disse...

Por descer o Benfica nada indica que a primeirona vai ficar mais competitiva. A subida duma da segunda também não me parece que vá aumentar a competitividade. Julgava-se que este ano haveria uma enorme competitividade e no final o que verificamos é que todas, mas mesmo todas as equipas estão bem piores do que há 3/4 anos. Essa é a realidade. Parece-me que a nível geral e isso deve-se a factores que nem vale abordar, todos os clubes portugueses estão muito abaixo do que estavam à uns anos

Anónimo disse...

Os rapazes de Loulé surpreenderam em Santarém, mas acredito que foi mais sorte que outra coisa. São uma equipe sénior que mais parece sub-21 não tem estofo para estes andamentos. Este fim de semana não tenho dúvidas que voltem a perder, e assim provaremos que Loulé e Santarém tem que disputar entre si a manutenção.

Anónimo disse...

O anónimo das 23:47 acha então que o montemos que ganhou a segunda há 3/4 anos era melhor que agora? Há com cada um...