11 de abril de 2013

NATIONS CUP - PORTUGAL DE FORA

Apesar de ainda não haver confirmação oficial sobre o afastamento de Portugal do Nations Cup 2013, todas as informações que pudemos recolher apontam nesse sentido, apesar do formato da competição ter sido alterado, com a divisão em dois grupos distintos.

Esta separação poderia abrir espaço para um terceiro torneio onde participassem por exemplo, Portugal e a Namíbia, mas parece que essa possibilidade estará definitivamente afastada, tendo sido antes constituído um novo torneio na Geórgia, e a manutenção do torneio de Bucareste.

Quanto ao grupo da Geórgia - que se chamará Tbilisi Cup - ele vai contar com a participação do Uruguai (melhor equipa sul americana do Tier 2), de um XV do Presidente da África do Sul e da Irlanda Emergentes, além claro, da equipa da casa, melhor equipa do Tier 2 da Europa.

Em Bucareste o Nations Cup - que manterá a designação, segundo parece - contará com a participação dos Jaguares Argentinos e da Itália A (ou Emergentes) da Rússia e da Roménia, num regresso ao formato de quatro equipas, já utilizado na prova em 2006.

De todas as equipas do Tier 2 que até hoje participaram na Nations Cup, ficarão assim de fora Portugal e a Namíbia, a menos que uma terceira prova seja organizada para as englobar, o que não parece ser o caso...

De qualquer forma a IRB não pode adiar muito mais a divulgação do que se vai passar, e é mesmo natural que na Julieta Ferrão se saiba já do nosso futuro.

Recorde-se que a Nations Cup foi disputada pela primeira vez em Lisboa, em 2006, passando logo no ano seguinte para Bucareste onde tem sido realizada desde então.

Portugal apenas participou em três ocasiões, e o saldo dos nove jogos realizados é francamente desolador, apenas com um empate (2006 frente à Itália A a 26-26) e uma vitória (em 2011 frente aos Jaguares por 25-21).

Nos fracos resultados obtidos pelos Lobos pode estar na origem do novo afastamento da competição - como quarta equipa do Tier 2 da Europa, Portugal não tem direito a nada, sendo o investimento da IRB conduzido para as equipas que provavelmente estarão em Londres em 2015.

Fique com o quadro resumo da competição, desde o seu primeiro ano.



7 comentários:

Anónimo disse...

Ainda melhor do que o empate com Itália A (jogo que só não vencemos por 7 pontos porque o Leal resolveu oferecer um ensaio entre os postes aos adversários pertíssimo do fim do jogo; estava nos nossos 22, era só chutar à touche, e lembra-se de fazer um kick and chase ou lá como é que isso se chama), foi a grande exibição e o resultado muito equilibrado contra a Argentina A que incluia jogadores que pouco tempo antes tinham jogado pelos Pumas.

Nessa altura a Argentina A ainda era mais forte do que os actuais Jaguars.

Anónimo disse...

Portugal NAO QUIS jogar a nations cup!

Porque:
1- ainda está a tentar contratar um treinador francês. Neste momento esta a tentar que alguem aceite os 7000€ p/m que tem disponiveis.

2- Qualquer que seja o treinador, só irá assinar em Outubro (poupa-se assim, uns meses de ordenado e casa)

3- ao não ir à nations cup, e no caso de não conseguir chegar a acordo com o treinador frances (fala-se num dos irmãos Benetton), sobra o último recurso de fechar contrato com o Pico (sendo que se este não se safar nos sevens (WSS + RWC), também é despedido.

4- o treinador adjunto será o Joaquim Ferreira - quer para o Françês, quer para o Pico (ao que parece já se reconciliou com o Cabé)

5 - Prof. henrique Rocha sera o responsável pelas selecções de formaçao e academias, dando continuidade ao excelente trabalho que esta a fazer.

6- Tomaz Morais sera consultor dos sevens (assim pode ser o obreiro das vitórias e nao ter nada a ver com as derrotas).

7- jPBessa será o consultor do XV

Estas vão ser as opções do cabé.
Concordo com todas.

Mundias 2015. Com estas equipas tecnicas, e com os novos valores que veem da Selecção sub 20 que é mto bem treinada... Porque não?
Eu acredito!

Anónimo disse...

Irmãos Benetton?

Philippe Benetton é um treinador conhecido. Existe alguma hipótese dele treinar a selecção?

Mas quem é o irmão dele que, pelo que leio aqui, também é treinador?

Pode ser que eu esteja mal informado sobre o tal irmão, mas parece-me que dizer que tanto pode vir o Philippe B. como um irmão dele desconhecido é um bocado estranho.

Great_duke disse...

Dizes que Portugal não quis jogar a Nations Cup. Mas porquê?

As despesas não são pagas pelo IRB?
Não é essencial jogar a esse nível para nos testarmos e evoluir?

As justificações que dás nada têm a ver com não jogar a Nations Cup...

Anónimo disse...

No meio disto tudo, só o Presidente parece estar a mais, já teve a sua oportunidade e é hora de sair!

Luis Canongia Costa disse...

Espero que o Phillipe Benetton não venha a ser o treinador (não sabia que tinha um irmão). É conhecido, fez um bom trabalho no Racing como treinador de avançados. mas como treinador principal soma insucessos. Foi corrido do Béziers, onde não deixou saudades, está desempregado (ao que sei). Antes no Limoges, quando pensaram em reduzir o orçamento foi o primeiro a ser conduzido para fora. É um grande nome do rugby francês, foi um grande jogador, mas como treinador principal o que tenho ouvido não é nada positivo.

Anónimo disse...

Isto só ajuda é a Georgia a evoluir.