1 de abril de 2013

LOBITOS TERMINAM EUROPEU COM TERCEIRA DERROTA

Apesar da terceira derrota em três jogos, os Lobitos terminaram a sua participação no Europeu de Sub-18 com um resultado razoável, frente à Itália.

Os 7-13 finais demonstram que a equipa reduziu alguma da distância que tinha em relação aos italianos, se considerarmos o resultado deste domingo face aos 14-41 do ano passado.

A Inglaterra repetiu o triunfo na competição, batendo a França na final por 27-22, enquanto a Irlanda constituiu a grande surpresa da prova ao bater a Escócia para o terceiro lugar, por 40-0.

A Geórgia que tão bem se comportara frente à Irlanda e à Itália, caiu
verticalmente aos pés do País de Gales com uns pesados 50-0.

Este resultado dos georgianos é muito comprometedor das suas aspirações em conseguir que o sistema de acesso e permanência ao Grupo Elite seja revisto.

Fiquem com o quadro dos resultados completos do campeonato, e também com os resultados da Divisão A que nos interessam especialmente, já que deveremos defrontar os dois primeiros da prova - no caso a Espanha e a Rússia - no torneio de competência para a época que vem, juntamente com a Geórgia.

Apresentamos ainda o Boletim do Jogo Portugal-Itália, apesar de, segundo as informações que nos chegaram, o mesmo não ter sido devidamente preenchido e não representar o que se passou no encontro.

A ser assim, espera-se que os responsáveis pela equipa portuguesa tenham intervindo junto à organização ou à FIRA-AER para que o mesmo seja alterado, e se tal vier a acontecer, procederemos à sua substituição.

Entretanto, agradecemos que nos enviem para a caixa de comentários as correções de que tenham conhecimento, para que todos possam saber melhor o que realmente se passou.





13 comentários:

Anónimo disse...

Esta é a itália mais fraca desde a de 2010 quando foi o terramoto de l'Aquila.

Como se prova pelo resultado contra a Georgia.

Devemos ficar preocupados com o reduzido número de pontos que esta selecção marcou ao longo dos 3 jogos. 15 Pontos em 3 jogos é muito pouco.
Tira-se daqui que continuamos a não saber atacar e a marcar pontos.

Tirando a Selecção Sub 20 (grupo à parte superiormente bem treinado pelo Henrique Rocha)as selecções portuguesas - séniores e sub 18 - não sabem jogar e não conseguem marcar pontos.

É triste de ver, mas é mesmo assim...!

Como diz o JPBessa no seu blog, não é na defesa que se ganham jogos... é no ataque.

Não estará na hora de o Tomaz Morais passar para o sporting e deixar o rugby para quem sabe?

Para mim é claro que o próximo seleccionador nacional tem de ser o Prof. Henrique Rocha.

Anónimo disse...

"superiormente bem treinado..."
LINDO!

Anónimo disse...

Prof. Henrique Rocha ... era mesmo o cromo que faltava para a colecção ficar completa!

Anónimo disse...

Atenção estamos a falar do Mourinho do Rugby, Prof Rocha

Anónimo disse...

Deixem de discutir nomes....!

Enquanto o caminho estiver organizado desta maneira vamos continuar a não conseguir marcar mais de 15 pontos em 3 jogos...!

Porque, no fim, o Alexandre Lima e o João Moura sabem que só lhe exigem resultados...!

É preciso começarmos a acordar.
Fazer as mudanças que se impõem na estrutura e trabalhar em equipa a partir daí...!

Pessoalmente não concordo com o Henrique Rocha para Seleccionador Nacional.
Via mais, nesta altura, uma dupla Lois+Xixa para devolver alguns valores ao balneário.
Mas, repto o que disse no incio.
Acho que o que tem de mudar é o modus operandi na alta competição da FPR.
Se não, até podemos ter o Graham Henry, com o Wayne Smith e o Steve Henson que continuaremos a perder jogos nos séniores e a queixar-nos do arbitro....

A escolha é nossa....!

Anónimo disse...

"Reduzido numero de pontos"? Vê-se bem que quem fez este comentário não entende muito de rugby... Qualquer um com um minimo de cultura rugbistica sabe que contra a Inglaterra e mesmo contra Gales, a nossa selecção não tinha hipotese para fazer mais do que fez. Talvez fosse mais inteligente perguntar a quem lá esteve e viu os jogos (certamente não o caso da pessoa que fez o comentário acima)se jogámos ou não bem face às equipas nossas adversárias (equipas das 6 nações).

Anónimo disse...

Acho que nao se pode andar a discutir pela negativa os escaloes inferiores. Todos estao a dar o seu melhor, pode-se mudar mais ou menos os seleccionadores (normal, até deviam rodar mais). Temos obrigacao de perceber (quem la esteve) o que correu bem e o que foi nao tao bem. Mas para ja temos de fazer um reforço positivo e tentar para o ano voltar a esta divisao de elite.
PREOCUPEM-SE É COM OS SENIORES. Esses sim, podem e devem ser "pressinados" a terem melhores prestacoes. Mudem de selecionadores, estes que mudem de selecionados, e aposte-se no futuro. um equipa nao se faz apenas de "estrelas" mesmo que sejam os maiores nos seus clubes. Uma equipa faz-se de se conseguir um coletivo forte... e existem atletas/pessoas podem dar (pelo seu saber estar e outras caracteristicas) muito melhor contributo do que algumas "estrelas". É como nas equipas empresariais!

Anónimo disse...

Eu vi o jogo e o unico erro que consigo ver - o Malo jogou com o número 25. Entrou na segunda parte tal como documentado na ficha de jogo. Entrou muito bem no jogo, foi pena nao ter entrado de inicio. Jogador fortissimo fisicamente muito bom a nivel tecnico e tatico e com mais experiencia que os restantes visto ser o seu segundo europeu. Possivelmente nao foi titular devido as lesoes que teve mas se foi esta a razao porque colocaram o Malo a titular no Jogo contra Gales? E porque razao jogou todos os jogos? Qual o criterio? E porque razao o Joao Leitao nao e escolhido para chutar? Acham sinceramente que esta e a melhor forma de motivar um jogador? Como acham que estes jovens jogadores entenderam estas opcoes da equipa tecnica?
Sao todos bons jogadores e todos merecem uma oportunidade mas no ultimo jogo, que poderiamos ter ganho, deveriamos apostar nos mais fortes e mais experientes. Pessimas opcoes, entre tantas outras, que nos custaram a vitoria, ja para nao falar na falta de preparacao que esta equipa teve. De quem e a culpa? De ninguem, claro!
Como nota final deixo alguns nomes que marcaram a diferenca: Jean Lourenco, Vaz Antunes (1 ensaio), Malo, Lobato e Aquino (1 ensaio).

Anónimo disse...

esse aquino é um bluff!
Já é o maior do clube dele... vão ver que nunca vai dar jogador!

Anónimo disse...

epa o malo so jogou 5 minutos este ano em todas as competiçoes. nao tinha feito um unico jogo pela selecçao. e se fosse outro ogador qualquer naquele lugar, tinha ido a andar ha alguns meses

Anónimo disse...

Bom Dia

Gosto muito de ganhar mas gosto ainda mais de desporto e do Rugby.
Nós estamos a falar de escalões de formação. Estamos a falar de um escalão de formação Português, país onde a cultura desportiva é só futebol e onde não existe muita tradição de Rugby (existir Rugby há muito tempo não é o mesmo que existir tradição). Estamos a falar de um escalão que se classificou meritoriamente para esta fase. Estamos a falar de uma equipa que teve como adversários apenas três equipas nacionais cujos séniores estão no Seis Nações. Em vez de estarmos para aqui a discutir "á portuguesa" o óbvio, as derrotas (alguém esperava ganhar em XV à Gales ou à Inglaterra, ou mesmo à Itália?), seria interessante que discutissem se houve evolução neste escalão (será que esta ida à Fase Final não é já representativa de evolução?), seria interessante que se discutisse os dados do jogo e que se fizessem comparações com anos anteriores.
Por ultimo estes jogadores não são profissionais, são jovens e estão a fazer o seu caminho na formação, será justo exigirem-lhes resultados impossíveis?
Vamos todos ter juízo, vamos todos ter noção da realidade do Rugby Nacional, da sua tradição e das suas infraestruturas. Vamos todos observar qual a mesma realidade em Inglaterra, em Gales e em Itália e depois, só depois criticar a participação neste Europeu. Já agora e pelo meio, que se observe se existiu evolução neste escalão.
Desculpem ter sido um pouco agreste mas detesto esta maneira tão portuguesa de criticar tudo e todos (menos nós, claro está) sem observar a realidade que nos rodeia e que rodeia estes jogadores.

Anónimo disse...

mais uns dias, e o malo também deve ter as botas com o seu nome gravado... é só estrelas... é só produtos d emarketing... jogar e lutar pela camisola sem outras intenções, é mentira..

Anónimo disse...

onde posso ver fotografias dos jogos?