24 de abril de 2013

A PROPÓSITO DO SUL-AMERICANO

As alterações no sistema competitivo do Campeonato Sul-americano de XV que a CONSUR (Confederação Sul-americana de Rugby) introduziu por muitas vezes, culminou em 2009 com a adopção de um quadro absolutamente inédito que estabeleceu a confusão e que só terminou este ano com um novo esquema aprovado no ano passado.

Agora, finalmente o Campeonato tem uma fórmula clara e que não oferece qualquer dúvida, mas vamos tentar explicar-lhe o que se passou até agora.

Desde que foi introduzido o Campeonato do Mundo, em 1991, a CONSUR tem procurado encontrar uma fórmula de disputa do Campeonato Sul-americano que seja, simultâneamente, um meio de desenvolvimento do rugby na América do Sul, e um ambiente confiável que sirva de base para a qualificação regional para os Campeonatos do Mundo.

Até ao ano 2000 não houve problema, já que os únicos países que disputavam a prova eram a Argentina, o Uruguay, o Chile, o Brasil e o Paraguai, umas vezes os cinco, outras apenas quatro.

Assim, o Campeonato disputava-se num grupo único, em que todos jogavam contra todos.

Mas em 2000 o número de países cresceu para seis, e a solução encontrada foi separar as equipas em dois grupos, Divisão A e Divisão B, cada uma com três equipas, e até 2005 experimentaram-se diversos sistemas, até que nesse ano, já com oito equipas a participar, se fixou uma Divisão A com três equipas e uma Divisão B com cinco, que funcionou até 2008, sem que houvesse promoção/rebaixamento entre as duas divisões.

Assim, Argentina, Uruguai e Chile constituíam a Divisão A, Brasil, Paraguai, Venezuela, Peru e Colombia ficavam na Divisão B - em 2006 a Costa Rica fez a sua estreia em substituição do Paraguai, e em 2007 apenas seis equipas participaram.

Em 2009 a Divisão A passou a disputar-se em duas fases, a primeira com quatro equipas e sem a participação da Argentina e uma segunda com os dois primeiros da fase preliminar e mais a Argentina, mas ao mesmo tempo foram introduzidas algumas particularidades que só vieram aumentar a confusão.

Assim, a fase preliminar de 2009 valeu também como preliminar do Campeonato de 2010, e o jogo Uruguai-Chile, da fase preliminar, contou também para  a classificação da fase final...

Este esquema repetiu-se em 2010 e 2011, mas para 2012 foi aplicado mais um novo sistema, que se mantém este ano, em que se regressou ao esquema de quatro equipas direto, com a participação da Argentina e promoção/rebaixamento entre as divisões.

Para 2013 foi realizado um play off entre Brasil e Paraguai (último da Divisão A e primeiro da Divisão B), que o Brasil venceu em São Paulo, em Dezembro de 2012, e se não houver mais mexidas, o esquema que vai passar a vigorar será o de três divisões de quatro equipas (Divisões A, B e C) já que Costa Rica, Guatemala, Equador e El Salvador passaram a competir em 2012, para um total de 12.

Espero que tenha entendido - agora ficará mais fácil decifrar os porquês dos quadros que apresentamos no nosso novo site Sul-americano e espera-se que a CONSUR não invente mais esquema nenhum complicado para atrapalhar a vida de quem segue estas coisas do rugby...

1 comentário:

Anónimo disse...

Em 1991 foi o segundo campeonato do mundo, o 1º com qualificação para a fase final (em 1987 foi por convites).
Fica a correção.