4 de novembro de 2012

SETÚBAL SOBE AO TERCEIRO DA PRIMEIRONA

Uma excelente vitória sobre a Agrária leva o Setúbal ao terceiro posto classificativo, ultrapassando a Lousã que marcou passo.

Com uma derrota apenas contra o líder da classificação, o Setúbal recebeu e derrotou a Agrária, no Vale da Rosa, por 40-3, excedendo as melhores expectativas, e chegando destacado ao terceiro posto, aproveitando a escorregadela da Lousã, que não pontuou.
A equipa do Sado venceu Caldas, Loulé e Agrária, e pode muito bem consolidar o seu lugar entre os quatro primeiros, se continuar a mostrar que está na prova para discutir o acesso à luta pelo título.

O Montemor continua com o pleno perfeito ao vencer por 85-0 - margem inesperada! - o Santarém, que mais não foi que uma sombra de si próprio.
Sem pôr de nenhum modo em causa a vitória dos mouflons, a verdade é que o que mais marcou o encontro foi a facilidade com que o resultado foi alcançado - ao intervalo já ia em 45... - e a falta de reação dos escalabitanos...
Algo se passa com a equipa de Santarém, a que a pouca afluência aos treinos não deve ser estranha, associada às naturais oscilações de plantel de equipas que procuram encontrar o seu ponto de equilíbrio, mas que vêm a partida de uns e a chegada de outros dificultar a tarefa.
Os jovens de Santarém terão de encontrar esse equilíbrio, para que o resto da época não se transforme num pesadelo, e que os faça reencontrar o caminho que traçaram com tanto sucesso nos dois últimos anos.
Mas quem não tem nada com as crises dos outros é o Montemor, que não poderia ter um melhor registo nestes quatro primeiros dias de prova, já que em cada um deles alcançou o máximo possível de pontos, e comanda, agora isolado, a classificação geral, beneficiando de uma jornada sem bónus para os seus vizinhos do Évora.

Os chaparros viajaram até à Lousã e conseguiram um bom resultado ao vencerem por 25-12, e apesar do ponto perdido para o Montemor, continuam numa excelente posição, com todas as ambições sem beliscadura.
Não se pode dizer que vencer sem bónus de ataque na serra (ou na base da serra, para os mais puristas...) seja perder um ponto, e acreditamos mesmo que o Évora conseguiu o que poucos conseguirão até ao final da competição - encurralar os serranos e sair do José Redondo com os quatro pontos da vitória.
Nesta altura do campeonato, o ponto que os separa do líder ainda não tem qualquer significado.

No jogo entre os últimos o Caldas encontrou, finalmente, o caminho da vitória, derrotando o Loulé por 37-5, e com o ponto de bónus alcançado chegou ao quinto lugar com seis pontos na tabela, mas os dois de vantagem sobre Agrária e Santarém são motivo para manter os caldenses alerta, se se quiserem afirmar realmente como uma equipa de 1ª Divisão.
Quem deixou um certo sentimento de desilusão no ar foram os algarvios, já que os números da derrota ultrapassaram as piores expectativas e o resultado foi mesmo o mais pesado da época.
Para se manterem na Primeirona os louletanos terão que conseguir manter uma consistente evolução positiva nos seus resultados, além, claro, de conseguirem pontuar, pelo menos nos jogos em casa e com os seus mais diretos rivais.

Veja aqui a classificação e todos os resultados da prova

Fotos: Pedro Gonçalves e  Rugby Clube da Lousã

32 comentários:

Anónimo disse...

é anedótica a equipa do santarém. eles nem devem treinar antes de ir pos jogos... chego a sentir alguma vergonha alheia. impecável o montemor! abraço

Anónimo disse...

Quando toda a gente pensava que o principal inimigo do Santarém seria não poder jogar em casa eis que... Os atletas decidem fazer dos jogos autênticos treinos, levando cabazadas e sendo derrotados a torto e a direito. Muito mal na fotografia, os jogadores do clube.
Quanto ao Setúbal, e apesar de ainda ser cedo, está a ser a surpresa do campeonato, o ano passado salvou-se na última jornada, vamos ver como se safa este ano.

Anónimo disse...

Grande Montemor, este ano tenho muitas duvidas que a subida lhes escape!
Ja seria de esperar o afundamento do Santarem, nunca foram uma grande equipa, simplesmente tiveram muita sorte. Na hora h e que se ve e aqui esta a prova. Prevejo uma epoca com muitos amargos para os escalabitanos.
Quanto ao Loule, nao tenho duvidas que ser ira superiorizar a Santarem e Agraria.
Espero que tenha sido desta que o Caldas encontrou o seu rumo, ja mereciam. Na proxima semana tem mais um embate do seu campeonato que ganharao.
Na proxima jornada havera vitorias do Lousa com ponto bonus, do Evora, do Caldas E de Montemor tambem com ponto bonus. Nada de escaldante.

Bom trabalho Manel, como sempre.
Um abraço.

(desculpem a falta de acentos mas encontro-me com um teclado americano)

Anónimo disse...

A equipa do Santarém, a ser verdade que os jogadores não vão aos treinos, só prova que não merece estar na divisão em que milita, uma das mais importantes a nível nacional e a mais competitiva. É pena, é uma equipa mista que tem tanto de jovem como de experiência e tem bons valores como Vasco Honório - um verdadeiro tractor -, Diogo Stilwell, André Durão, Fernando Montoya, Pedro Gonzaga e Bernardo Mesquitella - que, tenho para mim, podia ser jogador de selecção caso tivesse numa equipa à sua medida. No entanto, penso que a mudança no campo técnico também afecta o rendimento da equipa, pois, como me foi dito por dois dos jogadores, a ideia de ter os treinadores/jogadores António Dentinho e André Durão no comando não agrada ao balneário. No entanto, ainda é muito cedo e a questão do Santarém não poder jogar em casa na primeira volta é, também, muito importante.
Espero que os jogadores ganhem noção da importância que tem vestir a camisola de uma equipa da Primeira Divisão e se retratem em campo.

Jose Silva disse...

acho ridículo alguns comentários ao Santarém. Tiveram dois últimos anos muito bons, principalmente o ano passado. Infelizmente algo mudou e realmente a equipa técnica pode ter ajudado a algum desagrado. Esperemos que encontrem o caminho.
Quanto ao Loulé, não me entristece nada que levem sovas e percam os jogos todos, já que preferem andar aos pontapés e murros do que jogar rugby. E quando se joga com equipas superiores isso não chega!
Parabéns ao Caldas pela vitória! Se formos comparar este resultado do Loulé com os jogos treino do Caldas (ganha ao Sporting por 48-10 e ao S.Miguel por 38-21) o Loulé devia era estar na 2ª!!!

Anónimo disse...

Que grande divisao de rugby, esta. A competitividade e a qualidade de jogo demonstrada mesmo dos ultimos, demonstra que o rugby portugues esta a evoluir muito. Talvez o selecionador nacional devesse prestar mais atencao a esta divisao, pois ja deu para ver que tem jogadores que podem dar muito a selecao. Parabens as equipas vencedoras, especialmente ao Caldas nao estava a espera de uma vitoria tao estrondosa, concerteza merecem bem mais. Parabens ao rugby da primeirona.

Anónimo disse...

Anónimo das 03 e 28

Bernardo Mesquitella jogador de selecção?

Anónimo disse...

Há aqui muita gente preocupada com o Santarém.

Houve uma alteração na direcção, houve uma alteração de treinador, temos de jogar a primeira volta toda fora e houve muitas saídas e entradas de jogadores. São portanto, mais do que razões para existir alguma instabilidade de resultados.

Quanto aos que treinam, aos que merecem vestir a camisola ou militar nesta divisão...não se preocupem, no ano passado éramos 40 todos os treinos, e este ano assim que estabilizarmos vamos voltar a ser também.

Até agora, embora por números, as vitórias e as derrotas tem vindo a ser "normais" (mesmo no ano em que subimos de divisão, perdemos na agrária, no ano passado ganhamos ao Caldas, perdemos com o CRE e só ganhamos uma vez ao Montemor o que nos valeu uma taça).

Posto isto, continuem a praticar o vosso rugby, que nós cá nos vamos "endireitando"... vamos ver como corre até ao fim.

Cumprimentos
Jogador do RC Santarém

Ptt disse...

Fico contente por o Santarém ser alvo de tantas críticas. Ao contrário do que poderiam pensar é sinal que o coração do Santarém ainda bate e não morreu. E não vai morrer... São fases. É verdade que a equipa está muito jovem e mal preparada para o ritmo da I divisão, mas tem que se dar tempo de adaptação a estes jovens e à equipa para se encontrar e voltar a mostrar em campo que pode disputar todos os jogos e vencer alguns de certeza. "Como tudo na vida as equipas também passam por dificuldades e teem que vencer essas dificuldades - Gonçalo Ramos capitão do Montemor" no intervalo do jogo Montemor vs RCS. O Santarém tem objectivos mais alargados do que vencer ao Montemor Évora etc... Tem o objectivo de ter finalmente o seu próprio campo e fazer do Rugby Santarém uma equipa muito competitiva em todos os seus escalões. É para isso que estão as baterias apontadas e muitas verbas canalizadas. Vemos o exemplo do Evora que de uma época para outra por se ter reestruturado e ter o seu campo para treinar e jogar duplicou ou mais o seu numero de atletas. Há equipas que conseguem todos os apoios de patrocinadores ou das Câmaras Municipais. O Santarém nunca conseguiu pagar a nenhum treinador nem a jogadores para treinarem em Santarém, pois os seus fundos vão sempre para os transportes das equipas mais jovens e para o aluguer do mau campo do cnema para treinar e jogar. Todos os seniores tem que pagar do seu bolso as deslocações, despesas de inscrição, seguros, fisioterapeutas, alimentação etc... Nos tempos de hoje são mesmo uns heróis por continuarem a representar a nossa equipa semana após semana. Os treinadores que tiveram coragem para assumir o cargo de tudo fazem para desempenhar o seu papel da melhor forma possível. Anedóticos são os comentários de pessoas que olham de fora para o resultado e nunca na vida fizeram nada pelo Rugby a não ser jogarem nos seus clubes sem saber o que está por detrás de um clube e comentarem nos blogs sempre com um ar altivo e presunçoso porque estão num clube que está na mó de cima. Percebam porque estão na mó de cima e deem esse exemplo aqui e não sejam futeboleiros a criticar os vossos adversários. Ontem o Santarém apenas com um primeira linha treinado para tal que acabou por sair lesionado ainda na 1ª parte deu o que consegui dar. Mesmo assim poderia e deveria ter feito melhor. Nos próximos jogos será diferente de certeza. Resta-me deixar umas palavras aos vencedores da jornada que pelo que li todas as vitórias foram todas bastante justas pelo bom trabalho tem feito até ao momento.
Cumprimentos
Pedro Gonzaga
Jogador e Dirigente do RCS

Anónimo disse...

muito mal os atletas do santarém. não conheço a equipa de perto, mas do que vi acho que o bernardo mesquitella merecia mais tempo de jogo (o ano passado) do que andava a ter. o outro formação já estava completamente ultrapassado, este ano não sei como tem sido.
quanto ao CRÉ, espero que comece a sentir os intentos do montemor e carbure totalmente. o nosso lugar é a subida!

Anónimo disse...

O que se diz por aqui do Santarém... Ganhem juízo, rapaziada. Sei que vai ser um desgosto para muita gente mas o RCS não vai descer. O comentário das 3:28 é absolutamente delicioso. Já agora o RCS está onde está por mérito próprio. Nem todos podem dizer o mesmo neste divisão.
Abraços a todos.
Pedro

Anónimo disse...

O problema do Santarém é o problema de tantos e tantos clubes que sobem de divisão. Nesse primeiro ano ainda vêm com o sabor de terem sido campeões . São todos muito amigos sobretudo à volta do bar. Nesse primeiro e sobretudo nos primeiros jogos até apoiantes trazem. Depois começa a realidade dos cabazes e no segundo ano a alegria esmorece. E depois é o que sabemos. Muitos acabam por desaparecer por não terem a corag de parar para reflectir

Anónimo disse...

mas quem é o bernardo mesquitella? tem assim tanto potencial? que idade tem ele?

Anónimo disse...

Sim, a ser bem acompanhado, tenho a certeza de que o Bernardo Mesquitella podia ter andado pelas selecções jovens. Qual é o espanto? Não seria o primeiro jogador do Santarém a fazê-lo, ainda esta época perderam o Carolino que faz parte das mesmas. O próprio Carolino que comentou comigo que mal tivesse oportunidade sairia do Santarém. E assim foi.

Anónimo disse...

O exemplo de não pagarem aos treinadores e os atletas ainda pagarem do seu bolso pata fazer aquilo que gostam é um exemplo que devia ser seguido por outras equipas. Parabéns as Santarém pelo esforço de todos e não só de alguns. Estão a construir um clube e não uma equipa. Infelizmente vejo exemplos na primeira divisão que vão deixar clubes a penar por muitos anos. Com a agravante que quem faz isso desaparece e vai pata outros ambientes. São ind verdadeiros poluidores de ambientes. Por onde passam só fazem trampa,

Anónimo disse...

Caro José Silva.
Pelo seu comentário vejo que tem assistido a muitos jogos do Rugby Clube de Loulé e que é dotado de um extremo conhecimento sobre este desporto.
Boa Sorte e as Melhoras.
Luis Andrade Gomes
(Jogador do R.C.Loulé

Anónimo disse...

Calma, muita calma. O seleccionador devia prestar atenção aos jogadores da 1ª divisão? O homem nem presta atenção aos da divisão de honra, visto que enche a equipa de bifes e luso descendentes e etc, e ia dar atenção aos jogadores da 1ª divisão. Uma coisa é ser uma divisão competitiva outra coisa é estarem ao nível de qql equipa da honra que leva jogadores à selecção.
Se este ano o Cascais e o Crav levam 50 e 60 quando jogam com os principais clubes e no ano passado ganhavam com relativo avontade ás equipas da 1ª divisão...
Deixem só chegar passar umas eliminatórias da taça e quando as equipas da honra jogarem com equipas das divisões inferiores veremos que tenho razão.
Nao quero com isto desvalorizar o trabalho feito! o meu ponto é apenas de que a diferença ainda é grande.

Anónimo disse...

não sei se é o melhor jogador, mas que visualmente o mesquitella é o melhor de todo o rugby português, lá isso é inegável :D

Anónimo disse...

Excelente trabalho do treinador do Setubal, Pedro Goncalves, que veio do Benfica ... esta a mostrar e bem o valor que tem.

Anónimo disse...

Aqui ninguém falou dos Lobos, naturalmente que um jogador que acabou por fazer uma formação deficiente não teria estaleca para lá estar, e se tivesse já estaria numa boa equipa. Referia-me às camadas jovens da Selecção Nacional.

Anónimo disse...

Mas isso existem. Um bom exemplo é o jogador do Montemor que acabou de se sagrar campeão europeu de sub 19.
E durante o meu percurso nas selecções jovens também sempre tive jogadores de equipas emergentes. De que me lembre treinei com jogadores do Guimarães, Famalição e do Crav.
também do CRE mas esses estão uns furos acima porque lutam/ lutavam por diversos campeonatos nacionais de primeira divisão nos escaloes jovnes

Anónimo disse...

grande arranque do SETUBAL! força malta!!

Anónimo disse...

Que bem vai o Setúbal. Montemor preparado para atacar a subida, e parece-me ser mesmo o mais natural candidato a esse lugar.
Quanto ao Santarém, são coisas que acontecem, de certeza que irão dar a volta à situação e fazer um bom final da época, ainda é cedo e nada está perdido.

Abraços,
Manel Baixinho

Anónimo disse...

Digam lá só mais uma vez, montemor a capital do rugby alentejano... mas cuidado não metam lá o placar outra vez, pois com os vendavais que para aí andam ainda vai voar!
Quanto à subida no final fazem-se as contas e entregam-se as taças!

Anónimo disse...

O setubal está de facto a fazer um bom arranque, não nos podemos é esquecer que dos 4 primeiros da época passada, só jogou com o Montemor e perdeu, no entanto parabens.

Em relação ao Santarem, acho deplorável certos comentários que se fazem aqui.
Todos os clubes da primeira divisão passam por muitos esforços financeiros e de recursos humanos e logísticos, TODOS, no entanto continuam de pedra e cal, todos os anos. Alguns a fornecer a divisão principal com os seus melhores jogadores, ficando desfalcados dos seus melhores valores, ficando impossibilitados de manter uma equipa estavel de epoca para epoca.

Não me acredito que quem fale mal do Santarem seja de alguma equipa da 1ª divisão. Todos os clubes esta época, desde o Montemor, Lousã, Setúbal, Agrária e Évora já passaram épocas muito complicadas a todos os niveis, chegando a estar em risco de acabar. No entanto, bem ou mal, ha pessoas por trás do clube que sacrificam muita coisa para por a máquina a andar, e acho injusto alguns bananas virem para aqui vomitar uns bitaites, sem provavelmente nunca terem mexido uma palha para ajudar o clube, sem ser calçar as botas ao fim de semana e correr para tras e para a frente durante o jogo.

Estes não são os valores do Rugby, nem muito menos são os valores da "primeirona" como a baptizaram, pois eu tenho a certeza que desde o Loulé ao Montemor, todos os clubes trabalham, ha derrotadas e vencidos, e ha bons perdedores e maus vencedores..

Respeitem.

Anónimo disse...

Relativamente ao Santarém, pouco há a dizer, todas as equipas têm bons e maus momentos, esperemos que este mau momento passe depressa e que o novo campo ajude a rápida recuperação.
Muitos parabens ao Setúbal e Montemor pelas classificações porém quero ver como vão ficar as coisas depois das visitas a Évora e Lousã em 2 jornadas consecutivas...

Anónimo disse...

não vejo a razão para toda esta confusão com o Mesquitella, por acaso sempre achei que tinha um enorme potencial.

força ao Montemor para continuar assim, rumo à subida

desejo também que o Santarém se recomponha rapidamente.

abraços

Anónimo disse...

Tenho uma duvida nesta primeirona.

Depois da final4 de jogarem todos contra todos,vai-se jogar uma final na meesma,entre os dois primeiros,ou quem chegar ao fim com mais pontos ganha?

Manuel Cabral disse...

Quanto à Primeirona:
Artigo 4.º
1-A Fase Final é disputada em dois grupos de 4 equipas cada, no sistema de todos contra todos a duas voltas ( 6 jornadas ).
2- O grupo A será constituído pelas equipas classificadas nos lugares 1º a 4º da fase inicial.
O vencedor deste grupo A será o vencedor do Campeonato Nacional da I
Divisão e ascende à Divisão de Honra na época seguinte.
3- O grupo B será constituído pelas equipas classificadas nos lugares 5º a 8º da fase inicial. O último classificado deste grupo B descerá à 2ª Divisão na época seguinte, por troca com o vencedor do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Mais informações sobre a 1ª Divisão em:
http://www.clubesdiv1.maodemestre.com/p/regulamento-do-campeonato-nacional-da-1.html

Anónimo disse...

Para a fase final ps clubes entr am com ps pontos de bónus referentes ao lugar que obtiver am na fase de apuramento . 4 para o primeiro, 3 para o segundo, etc. É uma pergunta.

Anónimo disse...

Manel pode indicar as datas dos jogos da primeirona deste próximo fim de semana?

Abraço!
Rogério Malta

Manuel Cabral disse...

Jogos desta semana

http://www.maodemestre.com/p/jogos-da-semana.html