26 de novembro de 2012

PREMIERSHIP COM MUITA CHUVA E SURPRESAS *

O rugby em Inglaterra foi muito condicionado pela chuva e vento que se abateram sobre o país, o resultado foi uma jornada com muitas penalidades e pontapés e escassez de ensaios.
As equipas que melhor se adaptaram as estas condições foram as que obtiveram melhores resultados.
E logo duas surpresas na 6ª feira, o Bath desrespeitou os campeões Quins e venceu por 21-18.
No jogo destacou-se o embate entre os aberturas All Blacks, Stephen Donald (Bath) contra Nick Evans.
Neste duelo particular Donald ultrapassou um início de jogo trapalhão em que a bola estava muito escorregadia e pontapeou a sua equipa para a vitória.
Sem Louw, a realizar uma boa exibição contra Inglaterra pelos Springboks, o Bath ainda viu o TMO anular um ensaio a Banahan.
Os vários internacionais dos Quins fizeram muita falta à equipa.

Em Worcester Owen Farrel fez muita falta aos Saracens, com Hodgson lesionado Nils Mordt, centro de raiz, vestiu a camisola 10 e os pontapés falhados custaram o jogo à sua equipa.
Andy Goode controlou bem o jogo e com 3 penalidades e um drop definiu o resultado final ainda na 1ª parte, 12-3.

No Sábado os Saints procuravam o regresso às vitórias e receberam o London Welsh ainda confortável acima dos Sharks.
O jogo foi muito faltoso e o 8 Van Velze viu o 3º amarelo no campeonato logo ao 8º minuto por entrar no lado de um maul, maul esse que viria a resultar num ensaio de penalidade.
A já habitual forte formação ordenada viria também a garantir um ensaio de penalidade, onde o pilar do Welsh Montanella garantia 10 minutos no sin bin por colapsar a melée. Aos 34 minutos, na sua estreia na Premiership, o ponta do Welsh Dan Caprice estreou-se também nas cartolinas amarelas ao derrubar Ken Pisi quando este estava no ar.
Um autentico disparate, que para além de 10 minutos de descanso, Caprice saiu mal tratado da violência do embate.
Foi preciso esperar pelo minuto 37 do 3º jogo do fim de semana para ver um ensaio de bola corrida, Ryan Lamb descobriu Ken Pisi com um pontapé para o canto que o samoano só teve que receber e ensaiar.
Na 2ª parte o Welsh garantiu o ponto bónus com uma excelente penalidade do abertura escocês Gordon Ross. Final 23-16.

O Gloucester castigou o Sale com mais uma derrota, o jogador do mês da Premiership Freddie Burns converteu o domínio dos seus avançados em pontos. O fijiano Akapusi Qera, um dos mais temíveis “carregadores” da premiership, albarroou vários defesas até ensaiar aos 62 minutos e a formação ordenada garantiu um ensaio de penalidade aos 74 minutos.
Cipriani viu o destroçar dos seus avançados que nunca lhe proporcionaram boas bolas e viu-se reduzido a 3 pontos. Final 29-3.

No Domingo, os Wasps receberam os Tigers de Leicester que desesperaram pelos seus internacionais.
Os pontas Wade e Varndell fizeram gato sapato da defesa dos Tigers que pareciam escorregar das placagens dos adversários devido à chuva.
Varndell ensaiou logo aos dois minutos ao fugir bem ao defesa tiger Matt Tait.
O jovem abertura George Ford apontou quatro penalidades, mas falhou um pontapé quando o final do jogo já se aproximava que custou a vitória, as vespas venceram os tigres 14-12.

A jornada terminou com um excelente desafio entre o London Irish e os Chiefs de Exeter.
O Irish em dificuldades na tabela deram uma excelente réplica aos Chiefs que começaram muito bem com dois ensaios, um convertido, e três penalidades em menos de 20 minutos.
O Irish lá conseguiu contrariar este ímpeto inicial dos visitantes e marcaram dois ensaios convertidos.
Ian Humphreys assumiu de vez as funções de pontapeador depois do mau início de campeonato de Tom Homer e conseguiu 13 pontos que mantiveram o Irish na luta pelo resultado.
Os Chiefs só respiraram aos 79 minutos quando Gareth Steeson converteu uma penalidade para o resultado final 23-27.

As surpresas do fim de semana deixam a Premiership em aberto e os oito primeiros separados por seis pontos.
Desta vez coube aos Tigers sair temporariamente dos quatro primeiros lugares e o Gloucester teimosamente intromete-se na luta dos quatro do topo.
No fundo tudo no mesmo com Sale a carregar a lanterna.



Championship
Na 6ª feira a excelente defesa que os Pirates tinham apresentado no campeonato foi apenas suficiente para negar ponto bónus ao Bedford.
Apenas dois ensaios para um resultado final de 32-6.

No Sábado o London Scottish recebeu o Moseley que conseguiu um valioso ponto de bónus defensivo, final 23-18 premeiam uma ponta final muito boa do Moseley que pôs os exilados em dificuldades para garantir a vitória.

Os Titans receberam o Leeds que teima em não largar o 4º lugar ao garantir uma boa vitória fora por 13-24.

Os insulares Jersey, a quem saiu a fava da jornada, sucumbiu ao Newcastle que garantiu mais uma vitória com ponto bónus, final 3-24.

O Newcasle, onde alinha o conhecido Jamie Helleur que jogou pelo CDUL, cumpriu os serviços mínimos só garantindo o 5º ponto ao minuto 74.

O Sábado fechou com outro interessante embate a meio da tabela, o Bristol foi a Plymouth garantir uma preciosa vitória por 8-21 que os embala para a valiosa 1ª metade da tabela.

Hoje o Nottingham voltou ao 2º posto em igualdade com o Bedford depois de vencer com ponto bónus o Doncaster. Um belo cabaz de 52-7 para fechar a jornada e lançar uma interessante luta pelo 2º lugar.

Na tabela o Newcastle continua isolado só com vitórias deixando a 13 pontos a luta dos segundos classificados.
No fundo a luta pela lanterna vermelha entre Doncaster e Jersey está bem animada.




Coventry RFC
O Coventry  jogou fora contra o Old Albanian sob péssimas condições atmosféricas devido à intempérie que se tem abatido sobre as ilhas britânicas. O resultado foi uma derrota para a equipa de Le Roux, que jogou de ínicio a 6, por 20-3.
O Old Albanian consegue a 5ª vitória consecutiva e atira o Coventry para a 10ª posição na tabela.
Os três pontos do Coventry foram apontados pelo abertura Hogdson que perdeu o lugar no topo da tabela dos melhores marcadores.

* Texto: Ricardo Mouro
Quadros: www.itsrugby.co.uk
Foto: www.premiershiprugby.com

Sem comentários: