9 de novembro de 2012

TAÇA DE PORTUGAL DEFINE EQUIPAS DA SEGUNDONA *

O fim de semana das equipas da segundona fica limitado aos quatro jogos da Taça de Portugal, que irão definir quais serão as equipas deste escalão que serão integradas no lote conjunto com as da Primeirona, que disputarão a próxima fase da competição.
Como na primeira eliminatória, as equipas foram divididas em dois grupo, um no Norte e Centre, e outro no Sul e Lisboa.

NORTE E CENTRO
GUIMARÃES-LOUSADA
Os Bravos recebem os durienses em partida da segunda fase da Taça de Portugal, facto inédito para os vimaranenses que nunca tinham passado do primeiro jogo. 

O GRUFC, que na ronda anterior derrotou o Aveiro por esclarecedores 40 pontos sem resposta, é favorito a vencer este jogo pelo que tem feito no campeonato, pelo fator casa e pelo fato de no ano passado em três confrontos ter ganho dois deles e ter perdido um, com 85 pontos marcados e apenas 15 pontos sofridos.O Lousada vem de duas vitórias seguidas, ambas conseguidas frente ao Braga, e tem sido mais consistente e sobretudo tem tido mais atletas no grupo sénior, atletas vindos da Escola de Rugby do Porto, que trazem uma escola de jogo, sobretudo a nível de linhas atrasadas que os tornam uma equipa muito interessante nos movimentos ofensivos.

Um jogo muito interessante de seguir, este sábado na Pista de Atletismo Gémeos Castro, Guimarães, pelas 15:30.

FAMALICÃO-AAUTAD
O Famalicão, um dos principais favoritos à subida na Segundona, recebe este sábado pelas 17:00, no Campo 2 do Complexo Desportivo de Famalicão, um dos jogos mais interessantes desta fase, com a recepção à UTAD.
Os Famalicenses contam por vitórias todos os jogos feitos esta época, tendo na anterior ronda viajado a Tomar onde eliminaram os locais. 
A equipa treinada por Pedro Campos Costa conta com várias soluções no grupo de trabalho, incluindo alguns jogadores com experiência da Divisão de Honra, o que aumenta a obrigação do Famalicão de atingir a próxima ronda..A AAUTAD conseguiu uma vitória na ronda passada frente ao Bairrada em sua casa, mas agora terá de se deslocar ao Minho onde enfrentará uma equipa que apenas por uma vez conseguiram bater na temporada passada ao cabo de quatro encontros, mas essa vitória foi dentro de portas, numa fase de descompressão para o Famalicão (já estava apurado para disputar a segunda fase).
A equipa transmontana tem dado boas indicações, e tem conseguido fixar mais gente no seu grupo de trabalho, algo difícil visto o clube local não ter escalões de formação.

SUL E LISBOA
BELAS-BEIRA MAR
No concelho de Sintra, pelas 18:00 de Sábado, os amantes de Rugby podem se dirigir ao Campo António Pinto Basto, e poderão ver os esquilos do Belas receberem os forcados do Beira-Mar para a segunda fase da Taça de Portugal.
O Belas jogará pela segunda vez esta época no seu campo frente ao Beira-Mar (20-21) e esperará que se houver um ponto de diferença no resultado que este seja para o lado da casa.
Os esquilos vêm de uma vitória frente ao Sporting, que tem tido resultados muito interessantes para um estreante, e que poderá até imiscuir-se na frente do seu grupo, o que dará aos Sintrenses uma dose de confiança extra para virar o resultado do campeonato.
Os atuais lideres do grupo Lisboa/Sul, os do Beira Mar, deslocam-se a Sintra com a certeza de ter equipa para vencer os da casa e com uma semana de descanso do seu plantel face à falta de comparência do CR Kellerman. 
Além disso a liderança do campeonato dá maior animo aos Ribatejanos.
Uma das partidas mais interessantes de seguir.

OEIRAS-FCT
No Domingo, no complexo do Jamor, pelas três da tarde, apurar-se-á o ultimo dos clubes da Segundona para a terceira fase e para um potêncial jogo com um primodivisionário.
Frente a frente estarão FCT e Oeiras, dois clubes que no ano passado se enfrentaram na segunda fase, com uma vitória para cada lado, sendo que o visitado saiu sempre na mó de cima. 
Este ano ambos os clubes apenas têm 1 ponto na tabela classificativa, ambos conquistados frente ao São Miguel, ainda que o Oeiras tenha mais duas vitórias não pontuáveis  uma vez que foram obtidas frente a equipas B.
A semana passada ambas as equipas ganharam os seus jogos, mas o Oeiras jogou com um adversário do seu campeonato, os buldogues do São Miguel, com quem tinham perdido para o campeonato em casa. 
Os Oeirenses parecem estar a melhorar à medida que o campeonato avança e a passagem à terceira fase pode ser um tónico muito importante nas aspirações de subida Oeirenses.
A FCT parece não ter este ano o mesmo domínio do ano passado, sobretudo porque se encontra num grupo mais competitivo e com mais jogos a doer que no ano passado.
Os universitários eliminaram na primeira ronda os Elvenses, por 34-0 mas esta semana terá de fazer um jogo num nível muito superior para superar o favoritismo dos visitados. 

* Texto: Morpheus

Sem comentários: