30 de novembro de 2012

PORTUGAL GANHA E JOGA A CUP

No Dubai Sevens, Portugal tem experimentado alguns dos seus melhores resultados, como por exemplo ter batido a Inglaterra pela primeira vez na história, em 2010, e a África do Sul, também pela primeira vez, mais cedo nesta sexta-feira.

E agora, com uma nova vitória sobre a Inglaterra - positivamente arrancada a ferros! - os Linces voltam a disputar os quartos de final da Cup, a competição principal, coisa que já não acontecia desde Março de 2011, em Hong Kong, e antes disso, em Londres, em Maio de 2009.

O jogo com a Inglaterra começou bem, e Portugal marcou cedo por intermédio de Gonçalo Foro, e logo de seguida marcou de novo, pelas mãos de Frederico Oliveira, que Pedro Leal transformou, pondo o resultado em 12-0.
O resultado era mais que justo, mas os ingleses conseguiram, ainda antes do final do primeiro tempo, reduzir para 12-7, resultado com que se atingiria o intervalo.

Os Linces regressaram bem do descanso e voltaram a marcar, por intermédio de Duarte Moreira, com transformação de Leal, conseguindo um resultado que parecia suficiente para garantir vitória - 19-7.

Mas os ingleses não se conformaram e reagiram bem, marcando dois ensaios transformado, quase seguidos, passando para a frente com 21-19.

Portugal, no entanto, e contrariamente ao que vimos acontecer na Austrália, não se deixou abater, e só não voltou a marcar mesmo em cima do apito final, por obstrução de um inglês, que foi devidamente castigado com um cartão amarelo e uma penalidade em frente aos postes.

Desta vez, Pedro Leal não teve dúvidas e chutou para os três pontos, colocando Portugal na frente, com 22-21.

Quando todos pensávamos que o assunto estava resolvido, o árbitro utiliza uma linguagem gestual confusa, depois de ter consultado o bandeirinha, e Pedro leal entende que o recomeço do jogo seria através de um pontapé de penalidade, e não de um pontapé de recomeço, chutando a bola directamente para fora!

E quando os portugueses pensavam que o jogo estava arrumado, o árbitro diz que não senhor, não era penalidade, a bola não podia sair directa para fora!

E deu a posse à Inglaterra, que aproveitou e só não marcou por óbvia falha individual do portador da bola que, com o ensaio da vitória assegurado, fez um passe para fora de campo,e, acabou o jogo!

Ou seja, esta malta quer matar o papai!

No final, grande vitória de Portugal que assegura, mesmo antes do jogo final do grupo C, a passagem, como segunda classificada, aos quartos de final da Cup, onde irá defrontar a Nova Zelândia que acaba de vencer a Argentina, assegurando a primeira posição do grupo B.

O jogo será amanhã às 07,56 h da manhã (de Lisboa).

Fiquem com a ficha do jogo e (dentro de momentos - logo após o África do Sul-Samoa - faremos a inserção d)o quadro com os resultados finais e os primeiros jogos de amanhã.



13 comentários:

Anónimo disse...

Grandes Lobos.Parabéns equipa do nosso orgulho.

Anónimo disse...

Parabens grande selecção!!!

Anónimo disse...

O mais importante é a elevada qualidade demonstrada e os grandes resultados obtidos. Parabéns!

Vi os 2 primeiros jogos, mas não vi o jogo contra Inglaterra e há uma coisa q eu não percebo no artigo: como é que o jogo poderia recomeçar através dum pontapé de penalidade?

Anónimo disse...

Na vertente de sevens a Selecção Nacional tem o cognome de Linces e não de Lobos.

Parabéns a todos os nossos atletas e equipa técnica por elevar o nosso país e o nosso rugby!

Não deixem de acreditar que é possível bater a Nova Zelândia. Força Portugal!

Saudações desportivas,
Ana Cristina

Anónimo disse...

Um reparo apenas!
Ana Cristina e demais (incluindo o dono do MM). O nome LOBOS foi escolhido para denominar a Seleção Nacional de Sevens em 2000. As razõespara tal escolha pertencem à Direcção da FPR da altura (basta apurar quem era o responsável pela seleção à data, para se perceber que a equipa jamais se poderia denominar Linces). Com esse nome LOBOS PORTUGUESES ganhou o Lisboa Sevens, derrotando na final (inesquecivel, diga-se)a Samoa. Daí por diante continuou, e continua, a ser conhecida por LOBOS. Em 2007 a equipa de XV adoptou o nome.
Posto isto, fantástica vitória dos LOBOS! Parabens Pico, jogadores, equipa técnica e Direcção da FPR.

Anónimo disse...

Obrigada pela correcção, anónimo. Conhecia a história contada de outra forma, e tal como o Mão de Mestre indicava, pensava que havia esta distinção de Lobos/Linces entre XV/sevens. Vou acreditar em si e não voltar a repetir o erro.

As minhas desculpas também ao anónimo a quem tentei corrigir.

Saudações desportivas,
Ana Cristina

Manuel Cabral disse...

Ana Cristina,
A designação Lobos foi efectivamente escolhida pela FPR em 2000, na presidência do Engº Pedro Ribeiro, mas foi escolhida para a seleção de XV e nem se colocou a questão da seleção de Sevens, como o próprio ex-Presidente poderá comprovar.
Aqui no Mão de Mestre, e isso já foi explicado inúmeras vezes decidi utilizar a designação Linces no sentido de facilitar a identificação das equipas, e evitar confusões entre as duas seleções.
Como já disse por várias vezes, essa é a única razão para a utilização das duas denominações, e resulta de tal maneira, que mesmo os que acham que eu estou errado, sabem sempre aquilo a que me estou a referir, quando falo em Linces e quando falo em Lobos.
Aliás, são vários os exemplos de países que utilizam designações diferentes para as duas equipas - por exemplo a África do Sul que usa o termo Springboks para a seleção de XV e Blitzbockes para a seleção de 7's - e ninguém fica ofendido...
Quando a FPR - espera-se que muito em breve - publicar a lista dos internacionais de XV e dos internacionais de 7's, veremos se vai ser utilizada uma lista única, em que não haja distinção entre os dois tipos de internacionais, ou se serão publicadas listas que identifiquem claramente se o internacional é de XV ou se é de 7's.
Portanto Ana Cristina, apesar de não ser uma designação oficial, pode utilizar a que muito bem entender, desde que se faça entender claramente - objectivo primeiro da comunicação.
E não precisa de se preocupar com o facto da FPR ter escolhido a designação Lobos para uma determinada equipa de sevens, o que não corresponde à realidade, e tem ainda outra particularidade: a primeira ideia era chamar à equipa, Os Linces, mas como o Engº Pedro Lynce de Faria fazia parte dessa direção, a ideia foi posta de parte e a actual designação, proposta pelo então Presidente da FPR, foi a escolhida, com a seleção nacional de XV em mente.

Manuel Cabral disse...

Ana Cristina, Se tiver oportunidade, gostaria que me contactasse através do e-mail mrrcabral@maodemestre.com
Obrigado

Anónimo disse...

Muito obrigada pela disponibilidade de me dar toda a explicação. É sempre bom ficar a saber mais coisas acerca do rugby português.

A verdade é que já tinha feito algumas pesquisas acerca das duas designações, mas não tinha ficado totalmente esclarecida acerca das mesmas.

Já acompanho o Mão de Mestre há uns anos mas nunca tinha tido oportunidade de apanhar a sua história, fiquei agora totalmente esclarecida acerca do assunto.

Enviar-lhe-ei um e-mail agora mesmo.

Ana Cristina

Anónimo disse...

Grandes jogos e grande emoção. Os miudos são bons!

Anónimo disse...

ORGULHO!! FORÇA LOBOS

Anónimo disse...

Pedro Leal está lesionado e não jogou.

NZ 28 - 7 Portugal.

Anónimo disse...

Já agora será possível informar da gravidade da lesão do Serevi português.