29 de novembro de 2012

A BOLA JÁ MEXE NO 7HE SEVENS

A menos de 12 horas da estreia de Portugal no Dubai Sevens, é altura de sabermos com mais rigor como se desenrola o torneio e quais os portugueses que tem representado o nosso país nos últimos anos.

Como sabem este torneio faz parte das Séries Mundiais (ou Circuito Mundial) organizado anualmente pela IRB e que se iniciaram em 1999-2000.

Portugal participou pela primeira vez logo no ano seguinte, tendo disputado quatro dos torneios (Durban, Hong Kong, Londres e Cardiff), e começou da melhor maneira, vencendo a Bowl, depois de ter perdido dois jogos na Fase de Apuramento, mas vencendo todos os restantes jogos que disputou.


Esta estreia foi a única oportunidade que os portugueses tiveram para preparar a sua equipa para o Mundial de 2001 (Mar del Plata), onde chegaram à final da Bowl, perdendo para o Chile por 21-19.

Ficava assim demonstrada a capacidade lusitana para o jogo reduzido, apesar dos escassos meios postos à sua disposição - o que se mantém nos nossos
dias.

Desde essa distante viagem à África do Sul até aos nossos dias, a seleção nacional já disputou 57 torneios das Séries, realizando 297 jogos, de que venceu 106, empatou 5 e perdeu 186, marcando um total de 4178 pontos e sofrendo 5859.

Nestes anos todos a representação nacional foi assegurada - em todos os torneios que disputou - por mais de 135 jogadores e durante os últimos quatro anos, incluindo já esta época e mesmo aqueles dois que vestem a camisola das quinas pela primeira vez no Dubai (Nuno Sousa Guedes e José Vareta), os Linces levaram nas suas viagens 48 jogadores, assim distribuídos:


Ao princípio, a participação nas Séries Mundiais era apenas por convite, mas aos poucos foi-se criando um grupo de equipas que participavam em todas as etapas, e as restantes cinco ou seis iam mudando.
Até esta época, em que foi bem definido quem participa e quem fica de fora - foram escolhidas 15 equipas (denominadas Core Team ou Equipas Residentes) que participam em todas as etapas, sendo uma apenas a convidada que não pertence àquele grupo fixo.

Anualmente é organizado um torneio de competência, em que entre as últimas do ranking e um grupo de equipas apuradas em torneios regionais, se escolhem as 13ª, 14ª e 15ª equipas para a época seguinte.

Foi assim que Portugal, a par da Espanha e do Canadá, garantiram a sua presença como Equipas Residentes para a época 2012-13, e após o torneio da Austrália, em que os Linces perderam todos os jogos que realizaram, o ranking das Séries é o seguinte:


Note-se que o Tonga foi a equipa convidada em Gold Coast.

Amanhã, bem cedinho, começa a etapa do Dubai, mas a grande festa que o torneio é, já começou, com a disputa de torneios complementares que se disputam por equipas convidadas, tanto masculinas como femininas.

O verdadeiro Dubai Sevens traz este ano uma novidade, já que as Séries  Mundiais foram pela primeira vez alargadas às equipas femininas, com a realização de quatro etapas - Dubai, Houston (E.U.A.), Guangzhou (China) e Amesterdão.

Para participar destas Séries Femininas (em torneios com 12 equipas) forma escolhidas seis Equipas Residentes - Austrália, E.U.A., Canadá, Holanda, Inglaterra e Nova Zelândia - sendo as restantes seis equipas escolhidas de acordo com rankings regionais.

No que diz respeito a esta jornada inaugural as seis Equipas Não Residentes serão a África do Sul, Brasil, China, Espanha, França e Rússia.
Não estão ainda escolhidas as equipas dos dois últimos torneios, mas sabe-se já que em Houston, África do Sul, Brasil e Rússia vão repetir a presença, juntando-se a elas a Argentina, Japão e Trinidad & Tobago.

Recorde-se que Portugal ocupa o oitavo lugar no ranking europeu, o que lhe tira qualquer possibilidade de estar presente numa das etapas das Séries Femininas com base neste critério.
Infelizmente Portugal não tem uma política para o rugby feminino bem definida, discutindo-se todos os anos se se deve ou não apostar fortemente na variante de sevens, e, entretanto, vai-se disputando um campeonato nacional que nem é peixe, nem é carne: é rugby de XIII.

Uma das grandes curiosidades deste torneio do Dubai é saber se a equipa das Amazonas brasileiras terá melhorado no seu rendimento com um estágio de duas semanas que fizeram na Nova Zelândia - de onde viajaram diretamente para o Dubai - já que apesar de serem líderes incontestados na América do Sul, têm sentido grandes dificuldades quando defrontam as melhores do panorama mundial.

Mais detalhes sobre a etapa do Dubai das Séries Femininas pode ver aqui e mais informações sobre as Séries Femininas em geral aqui.

Quanto ao Torneio principal, Portugal disputa a primeira partida contra Samoa, segundo-se a África do Sul e a Inglaterra.

Tarefa bem difícil...mas a este nível não há jogos fáceis!

Veja o quadro completo dos jogos da primeira fase, e o horário dos jogos dos Linces neste primeiro dia de prova.






3 comentários:

Anónimo disse...

FORÇA LOBOS!FORÇA PORTUGAL.QUALQUER QUE SEJA O RESULTADO,SEI QUE VÃO DAR O VOSSO MELHOR E QUE SERÃO SEMPRE O ORGULHO DE TODOS AQUELES QUE VERDADEIRAMENTE AMAM O RUGBY.
ESPERO VOLTAR A ESTE BLOG NO FINAL DO TORNEIO PARA CONTINUAR A MOSTRAR O MEU ORGULHO POR ESTA SELECÇÃO.

Anónimo disse...

Resultado do 1.º jogo??

Anónimo disse...

24-19 Contra Samoa, mas excelente atitude. E depois uma brilhante vitória na bola de jogo contra a AFrica do Sul