3 de novembro de 2012

NA TOP-14 TRIO DA FRENTE CONTINUA NA FRENTE

Na verdade foram os seis da frente que mantiveram as suas posições ao ganharem as partidas que realizaram, e a nota mais saliente vai para a vitória do Grenoble sobre o Biarrtiz por 34-21, continuando a surpreender com a consistência dos resultados nesta época pós subida 

Outro resultado importante foi a vitória do Castres sobre a USAP por 38-36, já que com estes dois resultados, se abriu um pequeno intervalo de cinco pontos entre o sexto da tabela (Grenoble) e o sétimo e oitavo (USAP e Biarritz), já que antes da jornada as três equipas se encontravam separadas umas das outras por um ponto apenas.

O único jogo da jornada que não envolveu nenhuma equipa do top 6, foi o Bayonne-Bordeaux que terminou com a vitória da equipa basca por 22-11, a sua fuga ao grupo do fundo da tabela e a aproximação a um ponto apenas do trio composto por Biarritz, Stade Français e Racing Metro 92.

A propósito deste Racing, recebemos recentemente uma informação que nos diz existir no centro de formação do clube um jovem português, Cedate Mandempa Gomes Sá, nascido em 1993 e que tem estado envolvido nos trabalhos das seleções francesas de Sub-18 e Sub-20.
Gomes Sá, que é efetivamente português, joga ora a pilar, ora a terceira linha, fez a sua aprendizagem no Saint Nazaire, e chegou ao Racing em 2011, parecendo estar na calha para conseguir um primeiro contrato profissional

O Racing Metro 92 é o mais antigo dos grandes clubes da elite francesa, tendo sido formado em 1882 e foi o vencedor do primeiro campeonato de França, em 1892.
Localizado nos arredores de Paris, o Racing joga no Estádio Yves du Manoir, nome mítico do rugby francês, mesmo que alguns prefiram chamar-lhe Estádio Olímpico de Colombes, enquanto aguarda a edificação de uma nova Arena, que tem a conclusão dos seus trabalhos prevista para 2014, e que vai ser um dos mais modernos estádios do mundo.

Regressando aos jogos do fim de semana, o Montpellier derrotou o Mont de Marsan por 32-16, e se a equipa da casa se manteve na quarta posição, já os visitantes se viram ainda mais enterrados no fundo da tabela, que ocupam apenas com dois pontos de bónus e 10 derrotas em outros tantos jogos.

O primeiro do trio da frente é o Toulon, que não cede perante a pressão dos perseguidores e bateu o Stade Français por 24-19, e segue com 41 pontos em resultado das suas nove vitórias em 10 jogos, acrescido de cinco bónus de ataque.

O Toulouse mantém a terceira posição, e foi o único da frente a conseguir o bónus ofensivo esta semana, ao bater o Racing Metro por 32-13, e soma 34 pontos resultantes de sete vitórias e seis bónus (dois defensivos).

Deixámos para o fim o Clermont de Julien Bardy, não especialmente pela vitória frente ao Agen por 18-11, que lhe conservou a segunda posição com 36 pontos, e cinco de distância para o líder, mas porque o nosso internacional se viu envolvido, na semana anterior, frente ao Biarritz, numa situação que levou o observador da Liga Nacional de Rugby, a promover a sua citação para se apresentar perante a Comissão de Disciplina no próximo dia 14.

No entanto esta citação, feita no dia 30, terça feira, não implicou a suspensão de Julien Bardy - tanto que ele defrontou o Agen na quinta feira - pelo que o português poderá seguir com os Lobos para a América do Sul, e pelo menos estará em condições disciplinares para defrontar o Uruguai, conforme parece ter sido esclarecido pela IRB, a pedido da FPR.

Vejam o quadro completo dos resultados e a classificação atual, bem como o alinhamento dos jogos para o próximo fim de semana 9 e 10 de Novembro.


Sem comentários: