15 de novembro de 2012

O RUGBY NAS AMÉRICAS

O continente americano está dividido em duas regiões de rugby, que só agora parecem estar definitivamente delimitadas, já que existia uma zona nebulosa que não se sabia se ficaria sob jurisdição da NACRA - North America Caribbean Rugby Association - ou da CONSUR - Confederacion Sudamericana de rugby.

Ficou então definido que a NACRA reuniria os países da América do Norte e da América Central Insular, as Caraíbas, mas abriu-se uma excepção para a Guyana, devido aos conflitos fronteiriços com os países que a rodeiam - a Venezuela dum lado e o Suriname do outro (Ver mapa).

Assim, toda a restante América Central (A denominada América Central Continental, que liga a América do Sul à América do Norte, limitada a sul pela Colômbia, e a Norte pelo México) ficou na zona da CONSUR, juntamento com toda a América do Sul, com a já referida excepção da Guyana.

A maior parte destes países ou ainda não é, ou apenas recentemente se tornaram membros da NACRA ou da CONSUR, estando em curso uma série de filiações que ainda vão levar alguns anos até estarem concluídas.

Além disso, esses países depois de se tornarem membros de uma das duas Federações regionais, ainda terão que se tornar membros da International Rugby Board, o que são outros quinhentos...

Sem isso não podem participar nos Campeonatos do Mundo ou nos seus Torneios Qualificativos.

Todo este processo foi despoletado após a organização do primeiro Campeonato do Mundo de Rugby, em 1987, e foi muito acelerado após a admissão do rugby nos Jogos Olímpicos, como aconteceu nos outros continentes.


Em preto os Membros de pleno direito, em vermelho os membros associados e em azul as Federações em organização, mas sob orientação da CONSUR

Em verde os Membros de pleno direito das Federações Regionais que não são membros da IRB, e os números entre parenteses correspondem à posição no ranking da IRB - reparem que as British Virgin Islands e St Lucia não tem posição no ranking da IRB por não terem ainda cumprido os critérios competitivos que são exigidos para tal (Número de jogos internacionais num determinado período)

Para mais informações consultem os sites da NACRA e da CONSUR e a partir daí podem visitar os sites das Federações nacionais. 

Mas atenção, porque algumas Federações nacionais praticamente não existem, pois são compostas por 2 ou três clubes apenas e não passam de pequenos grupos de amigos que se juntam para beber uns copos, e que não tem nem organização, nem verdadeiros atletas, nem site, nem qualquer tipo de informação...

Sem comentários: