15 de novembro de 2012

SANTARÉM VAI AO ALGARVE

A deslocação do Santarém a Loulé é o jogo mais importante da jornada, pois pode arrumar os algarvios no fundo da tabela, ou avivar a três a luta pela fuga à lanterna vermelha.

Mais acima na tabela, a Lousã vai até às margens do Sado e o prémio do jogo é a terceira posição na tabela.

SETÚBAL-LOUSÃ
A Lousã é uma equipa marcada pelas fracas deslocações que faz, e sendo embora conhecida a relutância dos serranos em lutarem seriamente pela subida de divisão, a verdade é que um título nacional ficaria bem nas prateleiras do José Redondo.
Mas para isso precisam de ganhar jogos fora de casa, pois caso contrário arriscam-se a ficar na luta pela não descida à Segundona.
Sábado, no Vale da Rosa, o Setúbal vai entrar em campo com tudo, na esperança de capitalizar da fraqueza viajante da Lousã, mas a verdade é que sadinos e beirões tem um percurso muito semelhante esta época, com excepção da pesada derrota setubalense frente ao Évora na semana passada.
Tudo vai depender como a Lousã encarar esta deslocação, mas a verdade é que os visitantes partem com uma ligeira vantagem.

CALDAS-ÉVORA
O Évora segue isolado na frente - beneficiando do jogo não realizado entre o Loulé e o Montemor - e tem mostrado uma forte tendência para marcar muitos pontos, pelo que é o favorito natural para este encontro.
Mas o Caldas tem subido de rendimento, e se bem que a primeira preocupação é manter-se na Primeirona, a verdade é que somar pontos na tabela por um jogo com um dos potenciais vencedores, seria um belo presente e a forma de dizer à concorrência que se acautele...
Vantagem para os chaparros, com os caldenses na espreita de uma escorregadela que lhes permita o bónus defensivo

MONTEMOR-AGRÁRIA
Fruto de um acidente, o Montemor atrasou-se na corrida pelo primeiro lugar, mas a verdade - e apesar de ainda não ter ido à Lousã - é que os mouflons são a única equipa a registar cinco pontos na tabela por cada jogo disputado.
A Agrária começou bem a competição, mas a verdade é que nos dois últimos jogos não teve o rendimento que seria de esperar, mas talvez que com o regresso do seu treinador João Luis, que esteve integrado na nossa seleção nacional de sub-19, as coisas voltem a entrar nos eixos...
Mas apesar do extra que esse regresso pode trazer aos charruas, o favoritismo vai por inteiro para os alentejanos.

LOULÉ-SANTARÉM
Muita já se falou sob os problemas que atravessam o Santarém, mas nesta deslocação ao algarve, os escalabitanos tem oportunidade de se libertarem de pressões, jogar o seu jogo, e defrontar o Loulé em pé de igualdade.
Não vale a pena continuarmos a falar sobre aquilo que as equipas fizeram no ano passado, e tentar tirar ilações a partir daí sobre o que elas são capazes de fazer este ano.
O Loulé subiu à Primeirona, ainda só conseguiu um pequeno bónus defensivo, mas a verdade é que com a excepção doa derrota frente ao Caldas, as restantes podem considerar-se normais - duas contra o Évora e Lousã, e uma por um ponto de diferença frente ao Setúbal.
Mas o Loulé perdeu forte com o Caldas, que perdeu com o Santarém, e nós ficamos num pau de dois bicos para escolher um favorito - mas vamos apostar no fator casa para dar a primeira vitória aos louletanos, mas com ponto de bónus para o Santarém, equilibrar as coisas na tabela...

Aconteça o que acontecer, não podemos deixar de referir a nossa satisfação em verificar a forma como a competição se tem desenrolado, que nos faz pensar e adiantar, que talvez fosse bom ponderarem o alargamento da divisão a 10 equipas, emparelhando-a com a Divisão de Honra.

Foto: João da Franca

21 comentários:

Anónimo disse...

Calma. Ainda é cedo para emparelhar a 1ª divisão com a DH. Nada de passos apressados. Vamos deixar consolidar um pouco mais (duas/três épocas) a 2ª divisão e aí sim. Aí talvez seja de ponderar uma 1ª com 10 clubes. Nada de pressas, porque pode acontecer que o clube que deseje subir à DH tenha de disputar meia duzia de jogos de muito pouco interesse competitivo e não ganhar o estofo para se aguentar na DH. Para finalizar quero dar os parabéns pelos prognósticos dos jogos da 1ª, sobretudo quando diz que não pode aferir um clube por aquilo que fez na época anterior. Muito bem. Nem com equipas profissionais isso é possível, quanto mais com equipas amadoras. Às vezes basta um jogador para alterar tudo.
Esta é a minha opinião baseada na esperiência

Anónimo disse...

o montemor vai perder este jogo,Agrária já voltou a sua maxima força,e quer chegar o mais rapido possivel aos 4 primeiros.

Anónimo disse...

Acredito que a Agrária ganhe em Montemor, porque não?? Não era a primeira vez que havia surpresas, basta lembrar a época passada quanto o CRAV era o vendedor antecipado na deslocação a Montemor e depois..............................

Ignatius disse...

E transformar esta divisão em 2 grupos de 6 com uma final 4...??? Menos deslocações pesadas.......Menos gastos pelo menos na 1ª fase...???

Anónimo disse...

Lá começamos nós com estudos de campeonatos. Cada um de acordo com os interesses da sua capelinha.
E porque não pegar nos clubes todos, fazer uma divisão com 10, outra com 8 e depois outra por zonas e finalmente torneios de emergentes para aqueles que ainda não têm estruturas. AH....
É assim que está? Desculpem lá. Vou pensar noutra fórmula. Sabem o que vos digo. Já não à pachorra.
A anterior fórmula era para 4 anos e durou um. Qualquer dia altera-se mês a mês, como aliás já aconteceu no tempo da outra senhora.

Anónimo disse...

que seja o relançar da época do Santarém. força malta!!

Anónimo disse...

O RCM vai fazer o quinto jogo para o campeonato, e imaginem é a terceira vez que tem árbitros com fortes relações a um concorrente directo, parabéns a quem esta a trabalhar muito bem. Parabéns mesmo........

Ouriço disse...

Para o mim o jogo grande desta jornada é o Setubal Lousa, e nao o santarem a jogar em Loule, sao equipas que tem mostrado pouco rugby, ao contrario de Evora e Lousa.

Montemor ira ser surpreendido pela agraria.

cumps

Anónimo disse...

ainda nao começou o jogo e os montemorenses ja se quiexam do arbitro???

Anónimo disse...

Continua a futebolização do rugby. Mas desde quando é que há queixas dos árbitros antes, sequer, do jogo começar? Bem, se calhar mais vale propor uma greve aos jogadores, já que sabem com tanta antecedência que vão ser prejudicados... Patético.

Quanto à jornada, especial interesse para ver o que faz o Santarém frente ao Loulé, pode ser o relançar da época ou o agravar do afundamento. Pode ser o virar da página e espero que assim seja. Força rapazes!

Quanto aos restantes jogos penso que não irão existir surpresas... Acima de tudo que sejam jogos bem disputados e sem queixas de arbitragem... Porque isto é o rugby, não é futebol.

Saudações desportivas,
Ana Cristina

Anónimo disse...

lousã, évora, montemor e santarém siga a marinha!

Anónimo disse...

D. Ana Cristina, fala tanto em " futebolizacao" nao faça comparacoes onde elas nao existem, ja percebemos a sua ideia no post anterior sobre a primeirona,nao vale a pena repetir-se !

Anónimo disse...

n sei como dizem que n há a futebolizaçao do rugby qdo até já se fala mal dos arbitros antes dos jogos.....

espero que os arbitros cumpram, mas para isso as equipas tem de cumprir PRIMEIRO

Anónimo disse...

Não vi ninguém a falar mal dos árbitros, o que li foi que em 5 jogos do RCM 3 árbitros são afectos a outro clube. Isto é dizer mal ou dizer a verdade. Quanto ao futebol, sejam humildes, o rugby em Portugal tem muito, muito muito a aprender com o futebol

Anónimo disse...

Caro anónimo, fiz a minha análise com base em certos comentários repugnantes que vi por aqui, nessa minha análise não constava apenas esse tema mas também os jogos deste fim-de-semana.

Assim o continuarei a fazer sempre que o achar útil e produtivo, assinando sempre os meus posts, pois não preciso de me esconder atrás de um ''Anónimo'' para opinar acerca dos vários assuntos sobre rugby que este site engloba.

A liberdade de expressão existe desde o dia 25 de Abril de 1974, sendo que o próprio administrador do site resolveu publicar a minha opinião, por isso não sei onde reside o seu problema, pois argumentos nem vê-los...

Um viva aos verdadeiros ''campeões de internet''.

Saudações desportivas,
Ana Cristina

Anónimo disse...

anónimo das 23h33 se for pra aprender no dominio da corrupção mais vale estar quieto nesse mundo o futebol ganha aos pontos e que assim continue.

abraço

Anónimo disse...

como adepto do montemor fico triste ao ver esse tipo de comentários sobre árbitros e tenho a certeza que a malta que lá anda a dar ao cabedal dentro de campo também não se identifica minimamente com esse tipo de queixas e "choradinhos".

Anónimo disse...

Manel grande trabalho parabens

Mas tens que olhar para a dupla de médios do montemor aqule nº9 e 10 tem condições para substituir os médios da seleção principalmente o 10. Caro Manel repara nisso e mete os olheiros a trabalhar .

Abraço
Zbu

Anónimo disse...

Este tipo do Montemor tem piada. E é bom para o site para todos sorrirmos um pouco. Por sinal há um defesa no Aljustrelense que é fantástico. O Paulo Bento tem de pôr os olhos nele. Pôe o Coentrao a um canto.

Anónimo disse...

mais piada tem o seu comentário a achar que aquilo foi realmente dito por alguém do montemor ou que foi dito com seriedade lol

Anónimo disse...

O Amigo que apostava na vitoria da Agrária em Montemor, é melhor não jogar na lotaria