1 de novembro de 2012

REVISTAS DE RUGBY NA BIBLIOTECA DO MÃO DE MESTRE

Os mais novos nunca conheceram, e talvez por isso muitos deles pensem que só agora o rugby tem alguma expressão em Portugal, que apenas agora se tomam iniciativas, se fazem coisas.

Alguns dos mais velhos que sabem o que se fez no passado - e que na verdade criou as bases para o que se tenta fazer hoje - tentam esconder esse passado, pensando que assim valorizam o presente.

Nem uns, nem os outros têm razão, e para ajudar a dar a conhecer esse passado, que nem sequer é tão longínquo como isso, o Mão de Mestre põe mais alguns elementos à disposição de qualquer um interessado em conhecer.

Mais uma vez não se pretende com esta iniciativa ser exaustivo, original ou por qualquer milagre, perfeito.

Mas por isso mesmo não vamos fiar à espera de que seja possível mostrar tudo o que se fez, para mostrar aquilo que temos nas nossas mãos - o ótimo é inimigo do bom, e se vocês acharem que esta iniciativa é boa, já ficamos satisfeitos.

A partir de agora podem consultar as coleções das Revistas da modalidade editadas em Portugal nas décadas de 80 e 90 do século passado sob os títulos de Rugby Revista (1ª Série) e Rugby Magazine.

A primeira destas revistas - Rugby Revista - foi editada pelo jornalista João Fragoso Mendes, e além desta 1ª série, teve uma 2ª série, creio que nos anos de 1985 e 1986.

A Rugby Magazine foi editada pela FPR sob direção do jornalista Luis Claro entre 1993 e 1998.

Apenas a título de curiosidade, nos anos 60 houve uma outra revista - Loose Maul - editada pelo jogador e árbitro do Técnico José António (Pepe) Alvarez, que publicou cerca de cinco ou seis números.

E agora divirta-se e para isso basta visitar aqui a BIBLIOTECA do Mão de Mestre, ou simplesmente visitando o nosso mini-site HISTÓRICO, clicando na etiqueta na barra superior de links desta página, e procurando aí a ligação correspondente.


1 comentário:

Anónimo disse...

A primeia revista chamava-se Maul Rugby e editou 6 números, o primeiro dos quais em Outubro de 1967.

O director era José Bento dos Santos, o sub-director era Ricardo Pereira e o editor, como é dito no artigo, era José Alvarez.

O último número é de Março/Abril de 1968.