11 de dezembro de 2011

BOLAS CURTAS

NOVA ELEIÇÃO NA IRB depois da primeira tentativa ter dado um empate entre Lapasset, o atual presidente, e Bill Beaumont, atualmente vice-presidente, e a votação deste fim de semana em Los Angeles promete ser bem renhida, já que por trás desta corrida, estão, entre outras, diferentes maneiras de distribuir as receitas dos Campeonatos do Mundo, e para Lapasset pode ainda estar em jogo um lugar no Comité Olímpico Internacional.



FRANÇA E INGLATERRA TROCAM de treinador, e se o francês foi mesmo anunciado antes do Mundial, os britânicos passam por um período de reflexão com o adjunto de Martin Johnson a ocupar o lugar apenas para o Torneio das Seis Nações. Assim Stuart Lancaster será o responsável pela equipa da rosa até ao final de Março, e sabe-se já que será acompanhado por Andy Farrell, atual treinador dos Saracens, como treinador das linhas atrasadas.

BRASIL DESILUDE E PERDE com o Quénia, na jornada inaugural de um Torneio internacional promovido pela federação de rugby do Emirados, com o apoio da Emirates Airlines, e a (discreta) conivência da IRB. Os brasileiros perderam por 27-25, com os quenianos a assegurarem a vitória na última jogada do encontro, aproveitando sucessivos erros do Brasil, que não souve agüentar a pressão e deixou escapar uma vitória quase garantida.

HONG KONG NÃO SE DEIXOU levar pelas facilidades e, para o mesmo torneio que teve o seu início na cidade do Dubai, derrotou a equipa da casa por expressivos 72-14, não havendo espaço para qualquer dúvida quanto ao estado de desenvolvimento do Jogo nos Emirados e na antiga colônia britânica. Mas o rio de dinheiro que corre no Golfo vai dar frutos, e em breve o valor do rugby naquelas paragens deve aumentar, muito!

O MUNDIAL JÁ ACABOU mas Richie McCaw continua a ser notícia, mas desta vez não por causa do famoso parafuso no pé, que o obrigou a ficar parado nas primeiras seis semanas da Super-15, que o fizeram chegar à Rugby World Cup sem estar no máximo da sua forma, apesar da barreira de silêncio que a Federação Neo Zelandesa estabeleceu em redor desse fato: McCaw agora é notícia, apenas porque foi eleito pelo nzherald.co.nz o neo-zelandês do ano!

5 comentários:

Anónimo disse...

É a 1ª vez que leio que vai haver uma segunda votação porque a primeira acabou empatada. O que sempre li é que amanhã será primeira vez que vão a votos.

Tem a certeza que é uma segunda votação? Qual a fonte?

Desde já, obrigado.

Manuel Cabral disse...

Na verdade esta decisão deveria ter sido tomada na reunião do Conselho que teve lugar na Nova Zelândia, quando da realização do Campeonato do Mundo. Como não foi possível encontrar uma solução para o impasse, foi decidido que a decisão seria então tomada em Dezembro, e que no futuro, não seria coincidente com a realização do Campeonato do Mundo.
Como habitualmente a IRB é parca de informações, e a única que foi tornada pública sobre esta matéria está aqui: http://www.irb.com/newsmedia/mediazone/pressrelease/newsid=2059567.html#chairman+vice+election+deferred
A informação do que se passou foi-nos dada com a garantia de sigilo sobre a sua origem, mas talvez o português que representa a FIRA-AER, o antigo internacional e capitão da seleção, Raúl Martins, nos queira dar a sua versão dos acontecimentos.
A propósito, parece que Beaumont está a perder terreno, e que a Nova Zelândia, sua principal apoiante está a ficar isolada...

Manuel Cabral disse...

Já agora, como parece tão interessado, pode dar uma vista de olhos neste link, e formar a sua própria opinião - http://www.nzherald.co.nz/sport/news/article.cfm?c_id=4&objectid=10765485

Anónimo disse...

Obrigado pela sua resposta.

Eu conhecia a nota da IRB em que é dito que a eleição foi adiada, mas não falam numa primeira votação que teria acabado empatada.

Hoje li um artigo na publicação online dum jornal inglês em que diziam que sim, que em Aucland tinham votado e que o resultado foi um empate (devido a um representate duma confederação continental - ARFU? NACRA? - não ter votado de acordo com o mandato recebido).

Uma vez que a sua informação parece muito credível (caso contrário, o pedido de sigilo, neste caso, não faria sentido), é porque assim foi: empate em Auckland.

Anónimo disse...

Lapasset eleito com 14 votos (FRA, AFSul, AUS, ITA, ARG, JAP, FIRA, CAR, CONSUR, ARFU e NACRA).

Beaumont com os restantes 12 votos (ING, GALES, ESC, IRL, NZ, CAN e FORU).

Dos dois, parece-me o melhor presidente para os interesses de países como o nosso.