31 de dezembro de 2011

MÃO DE MESTRE COM ROUPA NOVA

PARA FESTEJAR A ENTRADA EM 2012, o Mão de Mestre resolveu vestir roupas novas, e apresentar-se renovado para mais um ano de informação e opinião.

Esta pequena transformação foi levada a cabo com a colaboração do meu amigo Nilo Pabulo, a quem deixo expresso o devido agradecimento.

E para todos os que nos acompanham, um BOM ANO DE 2012!!!

29 comentários:

Anónimo disse...

o fundo fica um bocado estranho. nao se lê a barra lateral. porque não uma cor apenas? só verde?

Manuel Cabral disse...

O que acha agora, com as letras em preto?

Anónimo disse...

Bom dia! Sei que isto já deve ter sido discutido e exposto aqui, mas... Como é que funciona o campeonato para os 4 últimos a partir do fim da fase regular? Obrigado!

Manuel Cabral disse...

Anonimo das 10:18
Vê o regulamento da DH e Div.1 aqui:
http://maodemestre5.blogspot.com/p/regulamentos-2011-2012.html

Anónimo disse...

Obrigado! Valoriza-se pouquíssimo a primeira fase...é pena. Jogaram-se meses e a única decisão relevante que houve foi entre Académica e Belenenses. Um abraço e mais uma vez, obrigado. ps: Não sou de dentro da modalidade e é por aqui que sigo os resultados, sobretudo do "meu" clube, o Benfica... é que para se encontrar os resultados na Comunicação Social, é preciso mesmo procurar muito, ao contrário de quase todas as outras modalidades.

Anónimo disse...

Peço desculpa, só mais um comentário :)... seria importante conseguir trazer de volta o Sporting à modalidade. Vi um documentário na Benfica TV sobre o rugby do Benfica e nota-se bem o decréscimo de importância teve no clube ao longo dos anos e também no país (pelas assistências aos jogos...), apesar do boom do Mundial de França. Temo pelo fim da modalidade no Benfica (deve ser a única ou quase - modalidade em que o Benfica não luta por títulos) e pelas consequências que isso poderia trazer ao rugby português.

Anónimo disse...

A saída do Benfica e a volta do Sporting a modalidade não adivinham ter um grande peso, o Benfica há anos já desapareceu e nunca foi competitivo ao nível dos grandes e o sporting não existe desde a década de 40 ? Não sao clubes que tenham uma expressão que influencie o actual rugby nacional .
Imaginando que o Sporting volte ira concerteza ter um caminho parecido com o de outros novos clubes a menos que haja muito dinheiro a vir do Sporting para investir na modalidade . Cenário que não parece provável .

A meu ver não espero que o rugby se torne noutra modalidadezeca dominada por Sporting e Benfica devido a forte infra-estrutura que os clubes de futebol podem oferecer
O único beneficio num cenário assim era mais expressão televisiva para mostrar os jogos entre Benfica e Sporting como acontece com metas outras modalidades.
Não é esse o futuro que queria ver no rugby!
João Martins

Manuel Cabral disse...

João Martins:
Não discuto as tuas opiniões, pois cada um tens as suas e deve ser respeitado por isso. Especialmente quando assina o que escreve - obrigado por isso.
Mas quanto a dizeres que o Benfica nunca foi competitivo ao nível dos grandes, tens que desculpar, mas não posso deixar de discordar! E estou certo que tu próprio mudarás de opinião, se fores ver a distribuição dos títulos nacionais, por clube, aqui:
http://maodemestre51.blogspot.com/p/taca-de-portugal-historico.html
Não falando da Taça Ibérica, claro!, e dos muitos internacionais que vestiram a camisola do clube da Luz...
Abraço

Anónimo disse...

Concedo-lhe esse ponto e admito a minha ignorância quanto ao historico da taça de Portugal ! Mas um clube que em 50 e pouca edições do nosso campeonato venceu 9 ou 10 vezes, e muito pouco nos anos mais recentes , não deixa de ter pouca expressão no nosso panorama actual. E é a isso que me refiro, o Benfica não tem no rugby e nunca teve, a meu ver, fora tlz nas décadas de 40 e 50 , o estatuto que goza noutras modalidades .
E só a minha muito humilde opinião como adepto da modalidade que o caminho do rugby não pode seguir o caminho de outras modalidades que vivem muito coladas aos grandes clubes de futebol.

JM

Anónimo disse...

Queria dizer décadas de 50 e 60 e não 40 50.. JM

Manuel Cabral disse...

JM
Vais ter que me conceder mais um ponto: o dos campeonatos nacionais...aqui:
http://maodemestre51.blogspot.com/p/campeonatos-nacionais-historico.html
E se na Taça o Benfica não ganha desde 1985, no campeonato ganhou o último em 2000/01.
Por exemplo, o CDUL, outro grande do nosso rugby, não ganha o campeonato desde 1989/90, e não é por isso que dexa de ser grande...

Manuel Cabral disse...

JM
Apesar de considerar o Benfica um dos grandes do rugby na Península Ibérica, não deixo de compartilhar contigo algum receio sobre o domínio do espírito futeboleiro sobre o rugby nacional. Aliás isso já está a acontecer! Basta prestar atenção aos acontecimentos do ano de 2011...

Anónimo disse...

João, peço desculpa por discordar em 2 pontos:
- O Benfica é o 2º clube português com melhor palmarés no rugby nacional, portanto em algum momento terá sido até o "mais" competitivo...
- 2º, acho que seria até fundamental para a modalidade uma maior exposição mediática, para que possa crescer. Não se devia achar positivo serem sempre os mesmos 1000 ou 1500 a jogar uma modalidade, filhos de ex-jogadores...
Um abraço, MTC.

Anónimo disse...

Pode especificar isso, Manuel Cabral? Que acontecimentos?

Manuel Cabral disse...

Claro que posso! Mas gostaria de saber quem pergunta...

Anónimo disse...

Manuel Cabral, o mesmo primeiro anónimo que desencadeou toda esta confusão, peço desculpa! Só queria mesmo tentar perceber melhor a modalidade. É que sempre tive a ideia do rugby ser totalmente amador e muito, muito longe das confusões do futebol, até pelo tipo de pessoas que o pratica (claro que há de tudo em todo o lado...). Talvez seja por isso o total desinvestimento do Benfica na modalidade... que pena...

Anónimo disse...

Manuel Cabral, o meu comentário parece ter sido perdido no meio da confusão . Quanto aos campeonatos estava a dizer que concerteza concorda comigo que um clube que nas ultimas 30 edições ganha 4 tem uma pouca expressão na actualidade do rugby nacional ! JM

E já agora tb gostaria de ler a sua opinião sobre os acontecimentos !

Anónimo disse...

MTC, concordo que o mediatismo é necessário e que se tem de chamar novas pessoas a modalidade ! Nunca disse o.contrario . Só acho que o meio para o fazer não devem ser jogos no canal dois entre Benfica e Sporting...

JM

Manuel Cabral disse...

Caro anónimo, por uma questão de princípio não mantenho diálogos com quem não se identifica, mas atendendo a que a conversa já envolve mais pessoas, vou dar alguns exemplos daquilo que afirmei.
1 - Os permanentes insultos e más educações a que os árbitros estão sujeitos, não apenas da parte do público anónimo, como da parte de pessoas com grandes responsabilidades na gestão do rugby português, ao nível de clube ou mesmo da Federação e Associações Regionais.
Esta atitude é absolutamente contra os princípios que devem nortear a modalidade, onde o respeito pela arbitragem é sagrado, ao contrário do que se vê acontecer diariamente nos campos de futebol.
Poderia referir exemplos concretos, mas prefiro por agora dizer que eu próprio assisti a inúmeras situações destas em campos tão distintos como o Estádio Universitário de Lisboa, o Campo da Tapada, o Campo de Monsanto ou o Estádio Nacional. E em todas as circunstâncias estiveram envolvidas "personalidades" ligadas a clubes ou orgãos dirigentes.
2 - As situações de pancadaria generalizada que se verificaram, e das quais refiro apenas a título de exemplo, o que se passou com o Belas e o Kellermann, ou com o Benfica, na Sobreda.
Estas situações foram alvo de processos disciplinares, pelo que a sua existência é irrefutável.
Também aqui o espírito do rugby foi beliscado, quando os intervenientes se esqueceram que o nosso jogo deve sempre terminar com uma terceira parte que começa na saudação feita ao adversário, à saída de campo.
3 - A vergonhosa campanha dirigida contra um árbitro português, por pessoas inquestionavelmente ligadas a um clube com ambições no nosso rugby, que utilizaram o Facebook como se fosse o papel higiénico de uma qualquer casa de banho pública.
4 - Concluindo estes exemplos, poderia referir as dezenas de comentários ordinários e sem educação, feitos por alguns energúmenos nas caixas de diálogo do Mão de Mestre, a coberto do anonimato, e que deram já cabo de vários blogs, como por exemplo o Rugby Field.
Basta um qualquer não estar de acordo com o que aqui é dito, para vir a terreiro afirmar que o autor, identificado, das afirmações que se pretendem combater, é um isto ou aquilo, é um bandido, ou coisa muito pior.
Claro está que estes "comentadores" não passam de uns cobardolas, mas são a demonstração de um espírito que começa quando se chama f.d.p. ao árbitro, ou quando se agride um companheiro de desporto, a coberto da cobertura que a movimentação de massas dá...
E é este espírito, muito fora do que é admissível no rugby, que é preciso combater, estando atento e denunciando publicamente quem não sabe respeitar adversários, árbitros, companheiros, enfim, todos os que estão envolvidos na modalidade.
Quanto ao Benfica ou ao Sporting (ou Belenenses, ou Vitória de Setúbal, entre outros), há nesses clubes muita gente que tem espírito de rugby, pelo que não será a prática da modalidade por eles, que irá agravar a situação, mas é necessário estar atentos!

Anónimo disse...

Caro JM, há quantos anos o CDUL não ganha um campeonato? Deixou de ser um grande clube de rugby por isso? Claro que não! Assim como o Benfica... Um abraço a todos e muito obrigado pelos esclarecimentos, Manuel Cabral. Vou continuar a acompanhar o rugby por aqui, esperando que o Benfica não desça :) Obrigado pela paciência de aturarem alguém que percebe pouco disto...

Anónimo disse...

Se o Benfica investisse no Rugby como investe nas modalidades de pavilhão (Basket,Hoquei,Voleibol,Andebol e Futsal), ou se o Sporting (Futsal,Andebol,atletismo) ou o FcPorto (Basket,Andebol,Hoquei) clubes como CDUL, Direito e Agronomia deixariam de ser os principais candidatos a ganhar o que quer que fosse e passariam para segundo plano. Por essa razão muita gente no Rugby ligada a clubes que apenas são grandes no Rugby como os três acima referidos, vêem com maus olhos a chegada e/ou o investimento forte no Rugby de Benfica,Sporting e Porto.

Anónimo disse...

Manuel Cabral,

Deixava-lhe a sugestão, talvez não de acompanhar e comentar o circuito de emergentes, mas pelo menos divulgar os resultados das jornadas e a classificação geral ! visto tratar-se de um circuito de novas equipas poderia interessar aos adeptos do rugby ver oque se passa com as novas equipas !

atentamente Luis S.

p.s. deixo aqui a sugestão porque não vi local onde deixar esta minha sugestão

Manuel Cabral disse...

Luis S.
Bem que gostaria de o fazer! Mas não é humanamente possível! Como deves saber, este é um trabalho completamente amador, sem qualquer retribuição financeira, pelo que eu tenho que arranjar tempo, entre duas notícias, para trabalhar para
comer e alimentar a família!
Mas fica a promessa: Se houver alguém que queira colaborar e responsabilizar-se por isso, terei todo o gosto em incluir os emergentes na lista dos resultados!

Manuel Cabral disse...

E não só os resultados dos emergentes! O Mão de Mestre está, e sempre esteve, aberto a quem queira colaborar e nele escrever. Dentro, claro, de certos parâmetros, mas com absoluto respeito pelo direito de opinião!
Quem estiver interessado em colaborar, basta entrar em contato comigo, aqui ou através do e-mail mestrerugby@gmail.com

Anónimo disse...

Tenho vontade de ver 1 grande Benfica no rugby... que saudades da invasão a Coimbra no ano do título... pode ser que a secção se recomponha! Seria fundamental voltar para a Luz!!! Aqueles jogos Domingo ao princípio da tarde no campo nº 2 ou 3, com o Queimado... com milhares de pessoas a assistir antes dos jogos de futebol às 15h!!!! Acho que seria importantíssimo para o rugby conseguir um espacinho pela Luz... Um abraço a todos!

Anónimo disse...

Caro Manuel Cabral,

como nunca mais cá voltei deixo aqui agora a minha resposta.

Obrigado pela sua exposição dessas situações, algumas eu já tinha conhecimento outras para meu desagrado e choque ainda não tinha ouvido falar, é sem dúvida lamentável que num desporto com o espírito do rugby se tenham de assistir a essas situações, não só da parte de jogadores, mas também de pessoas que pela posição que ocupam insultam e envergonham todos os envolvidos nesta grande modalidade.

Podemos não concordar quanto a expressão que o Benfica tem no rugby nacional ! mas sem dúvida que nisso tem toda a minha concordância e simpatia ! A abominação dessas situações aberrantes e futeboleiras criadas por pessoas que não merecem estar envolvidos no rugby nacional !

JM

Anónimo disse...

Acho que a importância que o Benfica (não) dá ao Rugby está bem exposto neste inquérito que o clube fez na sua página oficial de modalides no Facebook. Espreitem:

Qual a modalidade com mais fans aqui no Facebook Oficial de Modalidades do Benfica?
Futebol95 votes .
Futsal10 votes .
Voleibol4 votes .
Andebol5 votes .
Hóquei9 votes .
Basquetebol9 votes .
Atletismo4 votes .
Ginástica2 votes .

Estevão (Sportingista) disse...

O Benfica é o 2º clube com mais titulos e não tem expressão no Rugby Nacional... só porque nos ultimos 30 anos só ganhou 4? Então vai dizer que o Sporting não tem expressão no Futebol nacional, porque as contas devem ser +/- iguais a nivel de titulos de campeão nos ultimos 30 anos.

Anónimo disse...

Para que passasse a ter expressão (o Benfica) tinha que ter formação. Ora, não tem: é um deserto. Nem Sub21 existem. Quanto aos Sub16 e Sub18 estão num grupo B e nem aí conseguem ser apurados. Escolas, não existem. Como pode um Clube querer fazer alguma coisa sem formação e com uma equipa sénior que poucos portugueses tem? Não havendo formação, há que contratar estrangeiros mas até quando se aguentam assim?
Bom Ano!