15 de dezembro de 2011

ARGENTINA ENSINA O CAMINHO

DEPOIS DE TER CONSEGUIDO GARANTIR a participação da sua segunda equipa nacional, sob o nome de The Pampas XV, na Vodacom Cup - que venceram este ano, derrotando na final os Vodacom Blue Bulls por 14-9 - e de assegurarem que a partir de 2012 vão disputar o Tri-Nations - a partir de agora Rugby Championship - com a Austrália, África do Sul e Nova Zelândia, a União Argentina de Rugby dá mais uma vez o exemplo.

Agora, numa atitude inédita e a todos os títulos louvável, o orgão dirigente do rugby argentino decidiu integrar no seu campeonato nacional, as seleções nacionais do Chile, Uruguai, Brasil e Paraguai, naquela que será a grande iniciativa  impulsionadora do rugby na América do Sul.

Isoladas quase completamente de contatos internacionais, com excepção do anual Campeonato Sul Americano, estas equipas vão agora poder dar aos seus jogadores uma experiência e ritmo sem paralelo nas competições dos seus países.

Neste primeiro ano Chile e Uruguai participarão diretamente na Zona Campeonato, equivalente à nossa Divisão de Honra, enquanto Brasil e Paraguai, mais modestos, começarão pela Zona Desarrollo, a nossa Segundona.

A notícia foi dada sem pompa nem circunstância, no site oficial da UAR, na publicação do calendário oficial para a próxima época, que podem ver aqui.

Veja também o que escrevemos sobre a Argentina, nestas páginas, em Novembro de 2009.

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois é! O que tambem vai faltando ao rugby português, para além do dinheiro, são ideias. Poucos são aqueles (quais, perguntarão alguns)que pensam na organização, modelo e desnvolvimento do jogo.Não basta ter seleção de sevens a competir. É preciso por os clubes e jogadores portugueses a jogarem sevens. Não basta ficar sentado a dizer que a FPR nada faz. É preciso criar, dinamizar e organizar uma, ou várias,alternativas...

Anónimo disse...

Totalmente de acordo... mas Caro amigo o problema volta sempre ao mesmo, criar dinamizar e organizar envolve sempre custos que muitos clubes por mais vontade que tenham n conseguem obter, para nao falar do apoio dos outros clubes para as iniciativas.

Dai a FPR ter de se chegar a frente e dar a cara para puder oficializar motivar e ajudar a angariar alguns fundos.

Anónimo disse...

Vamos tornar um país que só joga sevens , é de rir , mesmo que assim fosse os resultados não seriam melhores , o nosso nível interno é mau , o número de jogadores reduzido e poucos recursos . Andamos a achar que somos uma equipa de topo mas nunca ganhamos nada de jeito , fomos bons a enganar tolos com campeonatos de europa de segunda , sem as melhores equipas , mas achamos que somos uma equipa de topo mundial , estranho que os resultados nos últimos 10 anos no circuito mundial não sejam coincidentes com esse título , ficamos sempre pelos últimos , estranho ou coincidência .

Luís Lima

Anónimo disse...

Noticia interessante...

como será que vão funcionar as deslocações ?

deve ser uma logistica interessante... fico ansioso por ver como corre a coisa.

Anónimo disse...

Uruguai e Chile só farão 7 jogos, dos quais 3 ou 4 em casa.