28 de janeiro de 2016

DO QUE SERIA CAPAZ UMA SELECÇÃO DA PRIMEIRONA?

Os dois últimos anos têm mostrado uma 1ª divisão bem mais competitiva que no passado, as equipas envolvidas têm encarado a prova com maior responsabilidade, e acreditamos que o nível médio do escalão subiu significativamente nos últimos anos, mesmo tendo em conta que o alargamento da Divisão de Honra lhe "roubou" as suas duas melhores equipas...

Influenciado pela recente publicação no Facebook de uma fotografia de uma selecção da 2ª divisão de 1978 - não esqueça que a 2ª divisão de 78 corresponde à 1ª divisão de hoje - que defrontou uma equipa de Cambridge no Estádio Nacional (e venceu!), o Mão de Mestre sugere a formação de uma selecção da Primeirona, que possa defrontar algumas equipas da Divisão de Honra, e, eventualmente, uma selecção nacional B.


Curiosamente esta prática das selecções com base nos clubes nacionais foi corrente até 2011, quando a FPR deitou fora esse projecto e o substituiu por nada.

Serviria este Desafio de estímulo aos jogadores e equipas da nossa 1ª divisão e permitiria fazer uma aferição dos níveis relativos dos dois principais escalões do rugby nacional, e certamente não faria mal a ninguém e ocuparia mais um pouco dos longos meses em que as competições param em Portugal.

Poderia ser um conjunto de três jogos: o 1° contra o sexto classificado da Divisão de Honra, o 2° contra o oitavo classificado da mesma Divisão, e finalmente um 3° jogo contra uma selecção B de Portugal, constituída por membros das Academias que não sejam internacionais A (ou Lobos, se preferirem).

E a este conjunto de três jogos podia-se chamar Desafio Nacional, até que um patrocinador se interesse pela matéria e resolva dar o seu contributo e nome à organização e preparação do mesmo.

Como tanto a Divisão de Honra, como a Primeirona terminam em 7/8 de Maio, não faltariam datas para estes jogos que poderiam ser disputados num sábado, na quarta e no domingo seguintes.

Foto: Pedro Gonçalves/Facebook

1 comentário:

Os Pequenos Lusos disse...

Caro Manel, desculpa estar a dizer isto, mas esta equipa jogou no Estádio Universitário, campo 2, era uma selecção da II e III divisão, treinada pelo Alberto Borges, onde jogaram contra o Gosforth B de Inglaterra, no 30º aniversário do teu GDD. Ainda me lembro que nessa equipa inglesa jogava, na altura, o médio de formação inglês, Malcolm Young. A equipa A deles jogou contra a selecção nacional, penso que por duas vezes. A grande surpresa, para todos nós foi a chamada do Faustino para o segundo jogo. Na equipa treinada pelo Alberto Borges, jogavam dos colegas meus do São Miguel, o asa irmão do Massas que tu conheces e que vive, presentemente, na Alemanha e o António Oliveira, a médio de formação. Nessa equipa, não me lembro de todos, mas recordo o Minhoto, na altura nos Aranhas, na primeira linha estava o Afonso do Estrela da Amadora, na terceira linha estava a 8 o Faustino e o outro asa era um americano, da Nato de Oeiras, que jogava no Cascais. Penso que do lado esquerdo, de bigode, era o Inácio, do Barreiro, que depois foi árbitro. Corrige-me, mas penso que desta vez tenho, eu , razão. Abraço, Kiko Pimentel.