6 de janeiro de 2016

DEPOIS DA DH, NACIONAIS REGRESSAM EM FORÇA E DIREITO JOGA IBÉRICA

A disputa pela Taça Ibérica marca o fim de semana com o encontro do Direito com o Valladolid, que conta ainda para o apuramento da Challenge Cup, mas o regresso da Primeirona e da Segundona leva o rugby a clubes dos quatro cantos do país.

Na Divisão de Honra com Direito e Belenenses a descansar, a despesa do dia fica por conta dos últimos, com o Arcos de Valdevez a receber a Académica, e o CDUP a dar as boas vindas à Lousã, e do conjunto destes jogos podem resultar consequências inesperadas para qualquer das equipas que seguem nas duas últimas posições.
(Quadros da Divisão de Honra aqui)
(Locais e horas dos jogos do fim de semana, aqui)

Mas as consequências da jornada não ficam por aí, pois o Cascais pode ultrapassar o CDUL - se este perder sem bónus frente a Agronomia, no EUL - e ficar na segunda posição, mas não poderá ultrapassar o Direito que vai somar os quatro pontos da folga.
Mas para que tudo isto possa acontecer, os cascalenses têm que começar por vencer o Técnico nas Olaias, repetindo o sucesso da primeira volta, na Guia, o que admitimos que não deverá ser fácil, embora a vantagem esteja do lado dos visitantes.

E, claro,seria preciso que o CDUL perdesse com Agronomia, o que é o menos provável dos resultados.

Enquanto isso, o CDUP, se vencer a Lousã e se a Académica perder em Arcos, voltará a trocar com os pretos em mais um passo de dança entre sétimo e oitavo, e o Belenenses (que também folga e ganha quatro pontos) vai manter a quarta posição, independentemente dos resultados do dia, encerrando-se assim o capítulo 13 da história da Divisão de Honra.

NA PRIMEIRONA LÍDER DE PEDRA E CAL (Quadros aqui)
O Montemor - que festejou o seu 20º aniversário no final de Dezembro, e a quem parabenizamos agora - defronta o Sporting em Lisboa, e mesmo que perca - o que não é provável, esperando-se mesmo que os mouflons consigam mais um ponto de bónus - manterá a primeira posição na tabela, que comanda com seis pontos de avanço sobre o segundo classificado.

O Évora que é o segundo, com quatro pontos de vantagem sobre o terceiro, recebe o Vila da Moita e embora favorito terá que lutar arduamente para conseguir o bónus ofensivo, desconhecendo-se ainda quando os chaparros disputarão o seu primeiro jogo no novo campo que parece já estar em condições de receber o devido baptismo!

Na terceira posição segue o Santarém, que recebe o Caldas e deve conseguir o quinto ponto graças aos bónus de ensaios, e poderá subir ao segundo lugar se o Évora não se acautelar na visita do Vila da Moita.
Mas o mais provável é que os cavaleiros ultrapassem mais este obstáculo com mérito, embora mantendo a mesma posição na tabela.

Benfica e CR Técnico disputam o jogo mais equilibrado do fim de semana, com a vantagem a vestir de vermelho, numa partida a realizar no Jamor, tal como o Vitória de Setúbal-São Miguel em que a vantagem é dos sadinos, mesmo se estes andam de casa às costas, e se, de sadinos, guardam apenas a memória, já que para jogarem têm que ir ao Estádio Nacional em Oeiras.
Não sabemos a razão por trás deste facto, mas lamentamos que Setúbal, com duas equipas a disputarem provas nacionais - a outra é o Força XV da Segundona - não seja capaz de criar condições para o assentamento do jogo numa das mais importantes cidades de Portugal.

E já que falámos mais acima das equipas sem casa, não podemos deixar de notar que das 35 equipas em competições nacionais, apenas o CDUP (DH), o Benfica e o Sporting (Primeirona), e a FCT, a Ubuntu, o United XV e o Força XV (todos da zona Sul/Lisboa da Segundona) não conseguem apresentar campo próprio ou de um município com quem mantenha relações.

Os portuenses lá caminham para Leça da Palmeira de 15 em 15 dias já que não se consegue resolver a questão do seu campo natural, o Sporting joga no Universitário de Lisboa, o Benfica vadia entre o Estádio Nacional e a Sobreda da Caparica, tal como a FCT, e Ubuntu, United e Força lá vão utilizando o sintético do Jamor que é assim, o campo em Portugal que mais muda de camisola e mais rugby aguenta em cada final de semana...

CLASSIFICAÇÕES DA SEGUNDONA MEXEM
(Quadros Sul/Lisboa aqui)
Se o Loulé conseguir vencer a FCT, então Borba e Belas, que defrontam respectivamente o United
XV no Jamor, e a Força XV em Belas, caso vençam, ultrapassarão os tecnológicos na tabela classificativa.
Falta apenas que os estudantes da Caparica colaborem, mas a verdade é que os algarvios são claramente favoritos, não apenas pelo que têm feito este ano, como pelo facto do jogo se realizar em Loulé por troca de jornada.

(Quadros Norte/Centro aqui)
Já na Zona Norte/Centro as tarefas são mais complicadas para o NR Lousã, que terá que derrotar a Agrária, líder da classificação, para não perder o contacto com as equipas da frente, mas embora o jogo seja no José Redondo da Lousã, os charruas são os favoritos.
O Guimarães, que também mantém pretensões a ocupar um dos lugares da frente, terá que vencer o Braga, e mesmo sendo favorito vai ter que derrotar uma das equipas que mais tem impressionado este ano, pela evolução demonstrada, e que, mais dia, menos dia, vai ter reflexo em resultados no campo.

Por outro lado a Bairrada que ocupa a segunda posição, tem uma difícil tarefa em Famalicão, mas para não se arriscar a perder o lugar vai ter que vencer, e mesmo com a má época que os famalicenses têm feito, um jogo no seu campo dá-lhes alguma vantagem.

EMERGENTES EM AÇÃO
Enquanto os campeonatos nacionais seguem a todo o gás, também o Circuito Nacional de Sevens para equipas emergentes está de volta, com a etapa da Figueira da Foz, organizada pelo Naval 1º de Maio.

A etapa terá lugar no Estádio Municipal José Bento Pessoa, com o início dos encontros previsto para as 12 horas.

Recorde-se que esta será a quarta etapa do Circuito, e que ela estava prevista para ter lugar na Moita da Anadia, mas houve uma alteração no calendário.

Após as três primeiras jornadas - realizadas na Covilhã, Sobreda e Porto de Mós - a classificação  do Circuito é comandada pelo Leiria, seguido Naval 1 de Maio, Tondela e Sobredense, únicas equipas que participaram em todas as etapas da prova.

O IP Tomar participou em duas etapas, e o IP Porto, São Miguel e CRUBI  participaram numa etapa cada um, ao mesmo tempo que as equipas B do Leiria, do Naval e de Tomar também disputaram uma etapa cada uma.

DIREITO EM JOGO DE DUPLA PERSONALIDADE
Quando o Valladolid subir ao campo em Monsanto, vai estar em luta na relva pela 36ª vez em 50 anos, a Taça Ibérica, mais importante - e único! - torneio disputado entre equipas dos dois países ibéricos, de que os espanhóis são guardiões desde que venceram o CDUL, em Valladolid, em Dezembro de 2014.

Os advogados procuram a sua quarta vitória na prova - o que os levaria ao patamar de Benfica, El Salvador e Santboiana - enquanto os campeões espanhóis vão lutar pelo segundo título.
Recorde-se que o Direito conquistou a sua terceira Taça precisamente frente ao Valladolid, no mesmo Campo de Monsanto, em Dezembro de 2013.

Veja a história completa da Taça Ibérica aqui.

Mas o jogo não é apenas importante para avaliar como vai o rugby nos dois lados da Ibéria, já que em caso de vitória com bónus de ataque, os espanhóis ficarão dependendo do jogo do dia 16 de Janeiro entre Heidelberger (Alemanha) e o Timisoara (Roménia), para saber se conseguem a tão desejada participação na Challenge Cup 2016-17.

Para mais informações sobre o andamento deste torneio de qualificação consulte aqui o site oficial da EPCR.

Sem comentários: