22 de janeiro de 2016

TRÊS EQUIPAS SE DESTACAM NA LUTA PELO APURAMENTO *


*José Silva
Jogou-se no passado fim de semana a sétima jornada do Campeonato Nacional da 2ª divisão, Zona Norte/Centro, com a disputa de três partidas, tendo em conta que o jogo entre Agrária e Braga já tinha sido disputado.

Bairrada e Guimarães venceram sem dificuldade o NR Lousã e Aveiro, respectivamente, enquanto em Leça, o Prazer de Jogar fez a gracinha de bater o Famalicão.

Esta jornada foi em simultâneo o final da primeira volta pelo que olhamos para o que foi e ainda poderá ser a segunda metade do Nacional.

GUIMARÃES RUFC *82-0 AAU AVEIRO (14-0 em ensaios)
Em Aveiro, por inversão de jornada, os Estudantes da cidade da Ria receberam os bravos da cidade berço e o resultado deixa pouca margem para dúvidas.
O Guimarães venceu com o ponto bónus esperado e não descola do grupo da frente, como tinha a obrigação de fazer.
Os grifos, com dificuldades em reunir 15 jogadores para jogar em casa, lá fizeram ao melhor que puderam mas definitivamente este é outro campeonato.

PRAZER DE JOGAR 13-6* CR FAMALICÃO (1-0 ensaios)
No sintético de Leça da Palmeira o Prazer de jogar foi a surpresa da jornada ao bater o Famalicão.
Os do Porto tanto aliam alguns bons resultados, que têm feito, como conseguem perder em Aveiro, o que demonstra uma certa inconsistência da equipa.
Amealhou uns pontos para a classificação e trocou de lugar com o adversário da jornada, pelo que será uma luta interessante ali na zona de baixo da tabela.

RC BAIRRADA *112-5 NR LOUSà (18-1 ensaios)
Vendaval na Moita onde os locais varreram o adversário do ronda marcando 18(!) ensaios e conseguindo, com uma facilidade talvez não esperada, o ponto bónus ofensivo. 
Os serranos têm vindo a fazer uma campanha regular, devem ter tido um dia não, pois o resultado é claramente penalizador para o clube da Lousã.

Com estes resultados deixamos desta vez a tabela de classificação, de modo a poder acompanhar a análise da primeira metade da prova e a expectativa para o que falta jogar


Nos três primeiros lugares da classificação, estão Bairrada, Agrária Guimarães, cada um com uma derrota (apesar dos bravos terem um jogo a menos). 
Cumprindo o jogo em atraso – com o NR Lousã – não será de estranhar que fiquem separados apenas por um ponto bónus. Equilíbrio, portanto.

Temos um grupo imediatamente abaixo, com NR Lousã destacada - e será uma das grandes incógnitas da segunda volta - Prazer de Jogar, Famalicão e Braga, e finalmente Aveiro.

Não se preveem grande alterações para a segunda volta no grupo que disputa não só o acesso à Final Four mas acima de tudo ao primeiro lugar que, ao que tudo indica, poderá dar acesso mais facilitado à final. 
O Segundo classificado do grupo terá de medir forças com o RC Loulé, esse sim, um osso bem mais duro de roer. Mas isso são contas para se fazerem lá para Abril.

Vais ser uma luta muito interessante de seguir pois os três candidatos estão separados por um ponto, pelo que tudo deverá ser decidido nos detalhes; nos pontos bónus e nos jogos entre eles. 
Qualquer derrota com uma equipa do outro grupo, será muito complicada de gerir. 
Felizmente temos aqui um mini campeonato interessante de seguir.

RC Bairrada com rugby muito ofensivo – tem o dobro dos ensaios marcados do segundo classificado – com uma equipa muito jovem, Agrária de Coimbra apoiada numa equipa também muito jovem e com um ex-Seleccionador Nacional como treinador e Guimarães RUFC com duas finais da Segundona consecutivas prometem uma segunda volta intensa e competitiva (pelo menos para estas três equipas)

O NR Lousã, clube satélite do RC Lousã, terá com certeza uma palavra a dizer, muito embora seja condicionado pela carreira dos segundos na Divisão de Honra, pois em qualquer altura poderá utilizar, ou não os Peso Pesados da divisão maior do rugby Português. 
Há que contar com o NR Lousã para dar um sal extra à prova.

O Prazer de Jogar começou com uns bons resultados, variou por uns resultados menos bons, e parece-nos que é uma equipa com potencial de crescimento – precisa de tempo e de querer dar o passo seguinte para poder manter a consistência como equipa. 
Apesar de tudo acreditamos que o Prazer de jogar possa fazer mossa a muita gente e ser uma equipa incomoda na segunda volta. 
Poderá crescer com o apoio do CDUP.

O Famalicão tem sido a decepção do Campeonato. 
Esta derrota um pouco inesperado frente ao Prazer de Jogar, deixou a equipa no grupo de baixo da tabela. 
O Famalicão há dois anos andava nas meias-finais da Final Four, pelo que precisa de trabalho, vontade e gente para levar o barco novamente a bom porto. 
Tal como o Prazer de Jogar precisa de investir nos jovens da formação.

Temos muita curiosidade em acompanhar a segunda volta dos gladiadores, pois tem mostrado uma evolução muito grande, com alguns resultados muito animadores, e exibições a condizer. 
Temos destacado o modo como o Braga Rugby tem crescido, devagar e de forma sustentada, e não fora andarem sempre com a casa as costas, muito em breve seriam um novo big player no Norte do Portugal.
Recebemos, como sempre, resposta do Pedro Aguilar ao nosso pedido;

“Boa tarde,

Como folgamos à 7ª jornada abstemo-nos de comentar a mesma.

Sobre os outros pontos: a época está a correr dentro dos objetivos traçados e que vos dissemos no inicio da época "O objetivo do Braga para a presente época é procurar melhorar a prestação da época passada: Reduzir a diferença para as outras equipas, fazer melhores resultados e consequentemente uma melhor classificação." A prestação da equipa tem sido bastante melhor que em épocas anteriores e temos conseguido reduzir a diferença para as restantes. Não tivemos sorte em 2 jogos que estavam perfeitamente ao nosso (frente ao Famalicão e Prazer de Jogar), onde apesar de termos feito ponto de bónus defensivo este soube-nos a pouco, pelo aquilo que se passou dentro de campo. Com a equipa a crescer de jogo para jogo, o nosso objetivo para esta 2ª volta será continuar a melhorar a nossa prestação e lutar de igual para igual contra todos os adversários, e tentar marcar pontos em todos os jogos e fazer o máximo de pontos até ao final do campeonato. Mantemos o objetivo de irmos melhorando, pelo que esperamos fazer uma 2ª volta melhor que a primeira, com melhores resultado e melhores exibições.

Temos referido ao longo dos anos que o projeto do Braga Rugby é um projeto de médio/longo prazo, alicerçado no principio que a competitividade da equipa sénior terá de ser sempre um resultado do trabalho feitos nos escalões de formação. Este é o principio que nos rege e que manteremos no futuro. Este ano foi um ano de viragem na equipa sénior com o aparecimento, pela primeira vez, na equipa sénior, de meia dúzia de atletas vindos da formação do clube. Já se começam a notar melhorias. Nos próximos anos esperamos continuar a subir, sempre de forma sustentada e tendo por base a formação do clube.

Cumprimentos,

Pedro Aguilar”  

No último lugar da tabela estão os estudantes de Aveiro. Equipa muito inconsistente, que tanto faz jogos bons e disputa resultados, como na semana seguinte aparece com 12 para jogar. 
Precisa de investir na formação para dar frutos daqui a uns anos. Vamos a ver se conseguirá amealhar mais pontos até ao final do campeonato.

Para esta semana teremos os seguintes jogos;

(Segundo informação do NR Lousã, o jogo foi adiado a pedido do CR Famalicão)

Agrária e  Bairrada têm os jogos mais fáceis, que esperamos ganhem com ponto bónus, o Guimarães joga em Leça mas não terá grande dificuldade para trazer de lá 5 pontos.
No domingo o Famalicão vai à serra e será um jogo de resultado incerto…apesar de tudo, apostamos na vitória dos locais…

Sem comentários: