27 de janeiro de 2016

AMERICAS RUGBY CHAMPIONSHIP - O SEIS NAÇÕES DO NOVO MUNDO

O Brasil vai participar da 1ª Edição do Americas Rugby Championship, torneio que segue os moldes do tradicional Six Nations Europeu, e que reunirá, além dos Tupis, Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos e Uruguai. 

O campeonato acontecerá de 6 de Fevereiro até 5 de Março e cada selecção disputará cinco partidas, com Uruguai, Estados Unidos e Argentina a visitarem o Brasil, que por seu lado se desloca ao Chile e ao Canadá.
“Começar o Americas Rugby Championship sediando três jogos é muito importante para o desenvolvimento e crescimento do rugby brasileiro, porque poderemos expor para o público brasileiro o nosso esporte em todas suas modalidades com jogos muito atrativos. 
Na modalidade de XV, faremos isto por meio das partidas em casa contra times como Argentina, semifinalista da Copa do Mundo, Estados Unidos e Uruguai. 
E no Sevens, nós participaremos dos Jogos Olímpicos”, comenta Agustin Danza, CEO da CBRu.

“Faremos o melhor para que os jogos sejam grandes festas, em que os torcedores possam ir não só para torcer pela sua seleção, mas também para desfrutar do evento, aproveitando Fan Zone e interagindo nas ativações dos nossos patrocinadores”, completa Danza.

Sede de três partidas, o Estado de São Paulo é um dos polos de desenvolvimento da modalidade. 
Por exemplo, o local carrega o recorde histórico de público em um jogo de rugby no país (mais de 10 mil pessoas acompanharam o test-match entre Brasil e Alemanha, em 2015), há programas de capacitação de jovens, adolescentes e professores e também tem o actual campeão do Campeonato Brasileiro Masculino da categoria XV, o São José.

Os alimentos arrecadados nos confrontos - as entradas são livres, mediante a doação de 1 kg de alimento não-perecível - serão doados para instituições de amparo social do Estado.

“A solidariedade é um dos valores-chave do nosso esporte, portanto faz todo sentindo atrelarmos o rugby às causas sociais. Ajudaremos as pessoas que precisam e é uma boa oportunidade de divulgação do esporte que está em franco crescimento”, enaltece Bernardo Duarte, diretor de torneios da CBRu.

O Americas Rugby Championship, evento que conta com apoios de World Rugby e Pan-American Rugby Association (PARA), ficará no calendário da modalidade pelos próximos cinco anos. 

Confira, abaixo, a programação da competição:

6 de Fevereiro
Chile-Brasil
Canadá-Uruguai
EUA-Argentina XV

12 de Fevereiro
Brasil-Uruguai – Arena Barueri, em São Paulo (SP)
Argentina XV-Chile
EUA-Canadá

20 de Fevereiro
Canadá-Brasil
EUA-Chile
Uruguai-Argentina XV

27 de Fevereiro
Brasil-EUA – Arena Barueri, em São Paulo (SP)
Argentina XV-Canadá
Chile-Uruguai

5 de Março
Brasil-Argentina XV – Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP)
Uruguai-EUA
Chile-Canadá

Texto: com CBRu
Foto: João Neto/Fotojump

Sem comentários: