24 de janeiro de 2016

ACADÉMICA PERDE NAS OLAIAS POR NÚMEROS POUCO HABITUAIS

Jornada sem surpresas mas com resultados pouco habituais que não ajudam nada à credibilização da prova, com as equipas vencedoras a marcarem um total de 41 ensaios, para um total de 269 pontos.

Registo pela anormalidade à vitória do Técnico sobre a Académica por 92-12 - o pior resultado dos pretos desde 2009, e não fomos ver mais atrás! - que vai com certeza ficar a doer na cabeça dos conimbricenses por muito tempo.


Embora sem tanto volume, os 45-0 com que Direito brindou o Belenenses também não passam despercebidos, já que tanto os belenenses como os pretos têm ambições no rugby português que não se coadunam com resultados desta natureza.

O CRAV resistiu bem na Tapada, apesar da derrota final por 41-23 frente aos agrónomos, enquanto o CDUP perdia no Estádio Universitário de Lisboa, com o seu colega CDUL por 29-13.

Finalmente a Lousã perdeu na Guia por 62-3, contra um Cascais que claramente não é do seu campeonato.

Registe-se finalmente que todos os vencedores conseguiram o bónus de ataque, e que nenhum dos vencidos conseguiu levar o ponto de consolação, o que foi também a primeira vez que aconteceu na presente época.

CDUL *29-13 CDUP (5-1)
O CDUL cumpriu a sua tarefa de manter a distância em relação ao Direito, e segue isolado na frente da tabela, enquanto os seus colegas do Porto, com os mesmos pontos que o Belenenses, estão agora na mira de Agronomia.

GD DIREITO *45-0 BELENENSES (7-0)
Vitória esperada mas com números exagerados de Direito, que manteve a distância para o primeiro e a vantagem para o terceiro. Ou seja, na frente nada de novo.
Quanto ao Belenenses, o resultado não abona nada a seu favor, e a descida ao quinto lugar - e a redução da vantagem para o sétimo para apenas um ponto - são castigo pequeno para tal vulgaridade.
As equipas com mais pretensões e com mais ambição, têm mais responsabilidades, e se o Belenenses quer continuar a ser um dos grandes do rugby nacional, tem que mudar o que se está a passar.

CASCAIS *62-3 RC LOUSÃ (9-0)
Apesar da crueza dos números, o resultado não impressiona muito, pois estamos a falar de duas equipas com pretensões absolutamente diferentes em relação à prova, e é conhecido o pragmatismo dos beirões que se guardam para os jogos que são do seu campeonato e cujos resultados influenciam definitivamente a sua manutenção, ou não, na Divisão de Honra.
O jogo foi de um só sentido, com domínio dos cascalenses em todos os capítulos e durante todo o encontro.
No segundo tempo a equipa da casa ensaiou repetidamente o desenvolvimento de jogadas em driving maul, provavelmente a pensar noutros desafios, e embora se sinta ainda alguma inexperiência em alguns dos seus elementos, o Cascais é claramente o outsider na corrida ao título.

AEIS TÉCNICO *92-12 ACADÉMICA (14-2)
Depois da derrota frente à Lousã na semana passada, houve vozes no seio do conjunto de Coimbra chamando a atenção para a falta de atitude da equipa, e é claro que essas vozes tinham razão!
O peso desta derrota vai com certeza ter consequências na equipa, e sinceramente esperamos que os pretos sejam capazes de ultrapassar esta fase que em nada os dignifica.
O Técnico ainda agora deve estar a tentar entender o que se passou, com um sorriso nos lábios pela vitória, pela expressão do resultado e pela subida ao quarto lugar com quatro pontos de vantagem sobre os seus mais directos perseguidores.

AGRONOMIA RUGBY *41-23 CRAV (6-2)
Agronomia entrou de rompante e marcou logo no início o seu primeiro ensaio, mas os arcuenses reagiram, e passaram para a frente, chegando ao intervalo a vencer por 10-13, e com a esperança de levar pontos da Tapada, que tanta falta lhe fazem.
O CRAV defendeu bem, não deixou Agronomia crescer, mas no segundo tempo, com mais calma, os agrónomos foram tomando conta do jogo e do resultado, e apesar da boa réplica dos minhotos, os números foram aumentando, e o resultado final não sofre contestação.

Vejam o quadro completo dos resultados e a classificação actualizada, aqui.

Foto: Filipe Monte

Sem comentários: