27 de fevereiro de 2015

QUATRO TORNEIOS PARA GARANTIR MANUTENÇÃO E PREPARAR ATAQUE AOS J.O.

A selecção nacional de sevens tem quatro torneios para garantir a manutenção como equipa residente no Circuito Mundial, e continuar a fazer parte da elite da variante reduzida.

Mas os quatro torneios que faltam - Hong Kong, Tóquio, Escócia e Londres - não são importantes apenas para garantir aquela permanência mas também para criar a equipa que irá disputar o lugar em aberto entre as nações europeias para a presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

26 de fevereiro de 2015

AVEIRO SURPREENDE E DERROTA SERRANOS *

* José Silva

Vamos olhar para o que se passou no fim de semana correspondente à jornada 11 do Campeonato Nacional da Segunda Divisão, Zona Norte/Centro, com dois jogos disputados - e uma grande surpresa - e vamos espreitar os jogos da jornada 12 a ser jogada no fim se semana que se aproxima

Começamos com a vitória dos bairradinos em Coimbra, e a surpresa da prova com a derrota dos serranos em Aveiro.

UM BALANÇO DA PRIMEIRONA COM A FASE FINAL À VISTA

Com a fase de apuramento aproximando-se a passos largos do seu termo, está chegando a hora de começar a fazer contas quanto à classificação final das equipas, que neste caso se dividem em três grupos.

No primeiro grupo, aquele onde estarão os dois semi-finalistas que jogarão essa eliminatória em casa, a Lousã já garantiu presença, enquanto ao Évora falta apenas um pózinho para lhe seguir as pegadas.

No segundo grupo - aquele que decide as quatro equipas que vão disputar os quartos de final - a coisa está complicada, e para os lugares em jogo existem ainda seis candidatos, embora um deles, o São Miguel, tenha uma tarefa duplamente complicada, e outro, o Benfica, tenha a etapa praticamente assegurada, com 12 pontos de vantagem sobre o seu mais directo perseguidor.

24 de fevereiro de 2015

EM VÉSPERAS DE MUNDIAL, LAPASSET LEVANTA QUESTÃO DOS ESTRANGEIROS

Preocupado com a crescente utilização de estrangeiros em seleções nacionais em função da regra de residência, que permite a qualquer um representar um país diferente daquele em que nasceu se aí fixar residência por um período não inferior a três anos, Bernard Lapasset pretende abrir um processo de estudo dessa situação.

A referida regra levou, por exemplo, a que a equipa de França tenha utilizado na era Saint-André, e até agora, seis jogadores não franceses, que poderão passar a sete se o fijiano Noa Nakaitaci for escolhido para o jogo do próximo sábado contra o País de Gales.

CANADÁ NOVA ETAPA DO CIRCUITO MUNDIAL DE SEVENS JÁ NO PRÓXIMO ANO

A World Rugby anunciou que o Canadá vai ser a 10ª etapa do Circuito Mundial de Sevens, já a partir do próximo ano em Vancouver, tendo o torneio inaugural data marcada para Março de 2016.

Recorde-se que esta etapa já devia ter acontecido antes, mas a desistência em cima da hora da Argentina foi adiando a decisão que acabou por ser tomada agora.

O Torneio de Vancouver será realizado no BC Place, que tem o maior tecto retráctil do mundo - como pode ver aqui - e a escolha da World Rugby tem como um dos seus principais fundamentos o enorme crescimento do rugby nas Américas.

23 de fevereiro de 2015

ALVES, LIMA E SPACHUCK REGRESSAM APÓS LESÕES *

*Manuel Lopes
Importante vitória do Massy de Mike Tadjer na tentativa de garantir a permanência na ProD2, com o nosso talonador a titular, e o regresso aos campos de Anthony Alves, José Lima e Christian Spachuk após lesões.

Julien Bardy foi titular no jogo que garantiu o primeiro lugar isolado ao Clermont, ao empatar com o Racing Metro, mas o grande destaque da jornada vai para o Oyonnax que bateu o Castres.

22 de fevereiro de 2015

TÉCNICO DE SERVIÇOS MÍNIMOS PASSA NO RESTELO *

* António Henriques
A 16.ª jornada da DH não trouxe surpresas nem alterações no topo da tabela já que, para lá das folgas do líder CDUL e do 3.º classificado Cascais, registaram-se triunfos dilatados dos outros três melhores classificados: Direito, Técnico e Agronomia.

A jornada foi ainda marcada pela subida do CDUP ao 6.º lugar fruto da sua vitória em Montemor, com os portuenses a disporem agora de mais quatro pontos que a Académica e seis que o Belenenses numa luta a três sobre a derradeira posição que vai discutir o título na fase seguinte.

LOUSÃ GARANTE MEIA FINAL EM CASA E SANTARÉM SOBE AO QUARTO LUGAR

A subida do Santarém ao quarto lugar, fruto da sua vitória sobre o Vitória, e da derrota do Sporting em casa frente ao Évora, é o facto de maior significado da jornada, que viu ainda a vitória da Lousã perante o Benfica a garantir que os beirões estarão na meia final a jogar em casa, e a conquista de cinco preciosos pontos pelo Caldas em Loulé, e a sua subida ao quinto posto da tabela, apenas a um dos cavaleiros.

Na outra partido do dia, os ribatejanos da Vila da Moita venceram os buldogues do São Miguel, mantendo-se bem na corrida pelo play-off, enquanto aos lisboetas não resta outra alternativa que vencer nas próximas jornadas o Santarém e o Vitória, para ainda poder lutar pela inclusão no grupo dos seis primeiros.

20 de fevereiro de 2015

BENFICA GANHA RECURSO E VÊ ANULADA FALTA DE COMPARÊNCIA

Com data de hoje e hoje publicado, o Acordão do Conselho de Justiça relativo ao processo nº 33/2014 dá razão ao Benfica e anula a decisão da Federação de lhe aplicar falta de comparência na primeira jornada da 1ª Divisão, por não ter procedido à inscrição 15 jogadores até 10 dias antes do início da prova.

Mas o Acordão do Conselho recorda que a única sanção passível de ser aplicada seria a exclusão do SL Benfica de todas as competições para o respetivo escalão. o que nos deixa na dúvida sobre o que se vai passar a seguir.

A CINCO JORNADAS DO FIM, OITO EQUIPAS AINDA NA CORRIDA DO PLAY-OFF

A cinco jornadas do termo da fase de apuramento a Primeirona pode sofrer alterações na tabela, quando o primeiro visita o terceiro, o segundo visita o quarto e o quinto e o sexto ficam de tocaia defrontando o nono e o décimo, preparados para aproveitarem a oportunidade para subirem mais um lugar na classificação.

Mas não ficamos por aqui e o sétimo, que recebe o oitavo vai também querer participar na dança, e pode entrar no grupo do play-off.

ENGENHEIROS TESTAM RECOBRO AZUL NO RESTELO *

* António Henriques
Depois de três semanas de interregno devido aos compromissos das seleções de quinze e sevens, está de regresso a DH com a realização da 16.ª jornada que engloba confrontos entre equipas do mesmo grupo, pelo que haverá lugar a folgas, desta feita para dois dos componentes do trio da frente: CDUL e Cascais.

Eis o programa completo desta 16.ª jornada, onde ressalta a visita do vice-líder Direito a Taveiro e o duelo do Restelo entre dois clássicos a cumprirem épocas distintas, Belenenses e Técnico:

UM OLHAR TRANQUILO A UMA EQUIPA QUE (JÁ) É NOSSA!

Os primeiros 40 minutos do jogo em Tbilissi começaram mal, com menos de um minuto de jogo um ataque da Geórgia de segundo tempo, uma penetração na nossa linha de defesa e um ensaio sem espinhas, punham a equipa da casa a vencer por 5-0.

A apreensão de quem assistiu justificava-se, na expectativa do que iria suceder quando o confronto dos avançados realmente começasse, conhecida a força dos Lelos na frente, em especial nas formações ordenadas.

19 de fevereiro de 2015

BRAGA VENCE AVEIRO MAS GRIFOS LEVAM BÓNUS PARA A RIA*

* José Silva

Jogou-se no dia 15 deste mês o jogo em atraso relativo à nona jornada do Campeonato Nacional da Segunda divisão, zona Norte/Centro e em casa, o Braga Rugby venceu ao seu adversário directo – os estudantes de Aveiro

Vamos olhar para esse jogo que acertou as contas do calendário, aproveitamos e vamos antever a jornada que se disputa no próximo fim de semana, a 11ª, com dois jogos, um deles muito apetecível.

15 de fevereiro de 2015

MANTENHA O RUGBY LIMPO! NÓS APOIAMOS!


Na passada 13ª Jornada do Campeonato da 1ª Divisão verificou-se um controlo anti-doping no jogo Caldas-Lousã.

Não sendo muito habitual este tipo de controlos no decurso da época, para mais nesta divisão do Rugby nacional, o facto suscitou-nos algumas notas sobre esta vertente da nossa modalidade, raramente noticiada, certamente porque o Rugby é um Desporto limpo.

Aliás "Keep the Rugby Clean" é palavra de ordem do World Rugby, que tem uma pagina web dedicada ao tema http://keeprugbyclean.worldrugby.org/com informações útieis em português, em particular o Código Mundial Antidopagem, com a lista de substâncias proibidas para 2015, e a Directiiz da World Rugby sobre Suplementos Dietéticos com orientações muito úteis para os praticantes.

13 de fevereiro de 2015

PORTUGAL JÁ SURPREENDEU E PODE SURPREENDER DE NOVO

A poucas horas do encontro com a Geórgia em Tbilissi, e do início da quinta etapa do Circuito Mundial de Sevens, em Las Vegas, o Mão de Mestre falou com Tomaz Morais, o Diretor Técnico Nacional, que relembrou que dentro do que foi programado no início da época para a nossa equipa de XV, estão a ser dadas oportunidades a todos os jogadores para que mostrem aquilo que são capazes de fazer, no sentido de criar condições de podermos realmente disputar a qualificação para o Mundial de 2019 no Japão.

O jogo de XV vai ser de grau de dificuldade muito elevado, defrontar a poderosa equipa Georgiana em Tiblissi é sempre um grande teste para qualquer jogador.

12 de fevereiro de 2015

INÍCIO ATRIBULADO DA SEGUNDA VOLTA, COM DESISTÊNCIA DOS GARRANOS *

*José Silva

No fim de semana de 7/8 de Fevereiro iniciou-se a segunda volta do Campeonato Nacional Segunda Divisão, Zona Norte/Centro, e começou com a desistência dos garranos.
O clube de Arcos de Valdevez já não compareceu ao encontro previsto com o Famalicão.
Ainda não recebemos nenhuma informação oficial desse facto, mas no sítio da FPR a Classificação da Segundona já reflecte isso mesmo, com o desaparecimento dos resultados dos jogos já disputados pelos garranos.
Por outro lado lamentamos a falta de informação quer da FPR, quer do clube. A partir de agora os clubes restantes irão receber 24 pontos por não jogar!

FRENTE A FRENTE COM JAPÃO NOS SEVENS DE LAS VEGAS

Defrontando o Japão na fase de apuramento do Torneio de Las Vegas, Portugal tem a oportunidade de  mostrar claramente que é melhor equipa e continuar a aumentar a distância que o separa da selecção nipónica.

Incluída num grupo onde além do Japão se encontra a equipa da casa, os Estados Unidos, e a líder do ranking, a África do Sul, a representação portuguesa tem uma tarefa difícil pela frente, mas a verdade é que o apuramento para a Cup pode acontecer.

10 de fevereiro de 2015

COM A TOP 14 PARADA, SAMUEL MARQUES ESTEVE EM EVIDÊNCIA *

* Manuel Lopes
Com o Torneio das Seis Nações em acção a TOP 14 esteve parada, restando a ProD2 e a Federal para animar o fim de semana em França.

Dos portugueses alguns estiveram em Lisboa para o jogo com a Roménia, e dos que jogaram em França destaque para o Samuel Marques que foi classificado um uma estrela pelo Midi Olympique.

Entretanto na pré convocatória para o jogo Geórgia-Portugal estão incluídos sete jogadores portugueses que jogam em França - saiba quem eles são.

9 de fevereiro de 2015

ROMÉNIA ESTRAGA ARRANQUE DOS LOBOS E OUTROS ACONTECIMENTOS

A estreia dos Lobos no Europeu das Nações foi estragada pelo poder da Roménia que não deu qualquer possibilidade de êxito ao XV nacional, vencendo por 10-37, e deixando à mostra o longo caminho que falta percorrer a este novo grupo de jogadores, se quiserem olhar com ambição para o apuramento do Mundial 2019.

No próximo final de semana Portugal joga na Geórgia outra partida em que o poder atlético da equipa georgiana deve fazer valer a sua lei, embora a chamada ao grupo dos pré convocados de Francisco Fernandes, Mike Tadjer, Tony Martins e David dos Reis - nenhum deles esteve envolvido na preparação do jogo com os romenos - mostre que existe uma clara preocupação com os cinco da frente.

CAVALEIROS A TRÊS OBSTÁCULOS DE FAZEREM UM PERCURSO LIMPO

As derrotas do Benfica e do Sporting marcaram a jornada da Primeirona, com destaque para os cavaleiros, já que o Santarém continua a manter um percurso 100% vitorioso no novo campo da Escola Prática de Cavalaria, onde já bateu o São Miguel, o Caldas, o Loulé, o Sporting, o Vila da Moita e agora o Benfica, faltando-lhe apenas vencer o Vitória na próxima jornada, o Évora na 16ª e a Lousã no último dia da prova, para poder registar nas paredes do seu clube o feito extraordinário!

Com esta sucessão de vitórias o Santarém subiu ao quinto lugar, por troca com o Caldas, e está apenas a dois pontos do Sporting.

7 de fevereiro de 2015

VITÓRIA SOBRE CANADÁ SALVA VIAGEM A WELLINGTON

Uma vitória sobre o Canadá no jogo dos quartos de final da Bowl em Wellington, deu a Portugal cinco preciosos pontos no ranking da prova, e permitiu manter a 13ª posição que nos garantirá a permanência como core team.

Apesar dos problemas da sua preparação para a competição que foram referidos por Tomaz Morais em conversa que teve lugar durante a semana, e que foi aqui reproduzida, a verdade é que Portugal começou o Torneio da melhor forma, dando forte oposição às Fiji, apesar de ter sido derrotado por 31-19.

6 de fevereiro de 2015

GUIMARÃES DOMINA PRIMEIRA VOLTA *

* José Silva

No fim de semana que encerrou a primeira volta do Campeonato Nacional da Segunda divisão, disputaram-se dois jogos, pois o BRAGA – AVEIRO foi cancelado (é, felizmente, o único em atraso).

Uma vitória importante do Famalicão em Coimbra e um empate precioso do Bairrada perante o GRUFC são as notas a desenvolver.

5 de fevereiro de 2015

ATITUDE ALEGRE E IRREVERENTE COM PLACAGENS À PORTUGUESA

Pressão defensiva com placagens à portuguesa, associada a uma atitude alegre e irreverente, é a promessa do Diretor Técnico Nacional, Prof. Tomaz Morais, para a forma como as nossas seleções nacionais se comportarão nas competições internacionais em que participam a partir de hoje.

A poucas horas do início da campanha internacional quer da seleção nacional de seveis, quer da seleção de XV, o Mão de Mestre teve oportunidade de conversar com Tomaz Morais, que se encontra em Wellington para a quarta etapa do Circuito Mundial de Sevens, que, como habitualmente falou com clareza sobre a preparação das duas equipas, e do que podemos esperar delas.

LINCES COM TAREFA DIFÍCIL NO PRIMEIRO DIA DO WELLINGTON 7'S

Regressam os seveis de alto nível e com eles a participação nacional entre a elite do rugby mundial, num fim de semana que é simultaneamente marcado pelo arranque do campeonato da Europa de XV, com a realização em Lisboa do jogo Portugal-Roménia.

Desta vez os sevens são na Nova Zelândia, mais propriamente na cidade de Wellington, e Portugal arranca com a esperança de confirmar as melhorias que já se fizeram sentir no Dubai e em Port Elizabeth, mas a sua tarefa é desta vez, particularmente difícil no primeiro dia da prova.

4 de fevereiro de 2015

COMO FORA PROMETIDO LISTA DOS 23 FOI PUBLICADA A TEMPO E HORAS

Como fora prometido pela equipa técnica da selecção nacional de XV, foi hoje publicada a lista dos 23 jogadores que vão defrontar a Roménia no jogo inaugural do Europeu das Nações deste ano.

Numa lista onde surgem três jogadores estreantes e cinco com apenas uma internacionalização, e oito têm 22 ou menos anos de idade, é fácil entender que o processo de renovação já começou...

E se àqueles oito jovens juntarmos mais sete que ainda não chegaram aos 25 anos, e juntando a isto tudo há que notar que 18 dos atletas só vestiram a camisola das quinas por menos de 10 vezes, um outro vestiu-a em 16 ocasiões, outros dois em 20 jogos e um em 25, fica feito o retrato da equipa!

AS EQUIPAS E OS TORNEIOS EM 16 ANOS DE CIRCUITO MUNDIAL DE SEVENS

Por altura do Torneio de Port Elizabeth abordámos pela primeira vez, a separação das equipas em níveis que facilitem a compreensão de quem é quem no mundo do Rugby Sevens.

Nessa ocasião referimos um primeiro grupo de seis equipas, um segundo conjunto com mais quatro equipas e, finalmente um último grupo com as restantes cinco equipas, englobando assim todas as 15 equipas residentes.

3 de fevereiro de 2015

RUGBY EUROPE DIVULGA GRUPOS DO GPS MASCULINO E FEMININO

A Rugby Europe divulgou hoje a constituição dos grupos das primeiras etapas do Grand Prix Sevens masculino e feminino, em que Portugal participa, que decorrerão no primeiro fim de semana do mês de Junho (dias 6 e 7), ambas na Rússia, os homens em Moscovo, as mulheres em Kazan.

Para que conste Kazan ou Casã é a capital e maior cidade da república do Tartaristão, com mais de um milhão e meio de habitantes, é um grande centro cultural, comercial e industrial, e um dos mais importantes focos da cultura tártara, cerca de 700 km a Leste de Moscovo.

COM HOURCADE A ARGENTINA ESTÁ MAIS FORTE E COMPETITIVA *

* Paul Tait
O ano de 2014 foi uma boa resposta para os problemas que a Argentina teve em 2013, quando a equipa de Santiago Phelan sofreu derrotas em jogos tanto em casa quanto fora.

A sua saída, menos de duas semanas antes da tourné pela Europa em Novembro de 2013 deu pouco tempo para Daniel Hourcade selecionar e preparar a sua equipe, mas ela conseguiu uma vitória em Roma e ele subsequentemente deixou a sua marca nos Pumas.

2 de fevereiro de 2015

PEDRO BETTENCOURT MARCA POSIÇÃO, MESMO NÃO SAINDO DO BANCO *

* Manuel Lopes
O destaque da jornada vai para um jogador que não jogou, mas o facto apenas de estar no banco, é prova clara que está a defender bem a sua posição e que a sua hora vai chegar mais cedo do que se poderia imaginar - Pedro Bettencourt!

O Samuel Marques esteve muito bem na vitória do Pau sobre o Biarritz, e as duas estrelas que o Midi Olympique lhe atribuiu, dizem tudo!

SAIBA O QUE SE PASSOU COM O CANADÁ EM 2014 E VEJA OS SEUS ENSAIOS *

* Paul Tait
No ano 2014 a seleção masculino do Canadá jogou apenas seis encontros internacionais.

A explicação para isso é que o Canadá não tem um torneio comparável ao Torneio Europeu de Nações (ENC) em que os participantes jogam cinco partidas em Fevereiro e Março todos os anos. 

De fato todos os seis jogos internacionais do Canadá aconteceram durante as janelas internacionais de Junho e Novembro.

BEIRÕES NO COMANDO SEM RIVAL, LEÕES SOBEM AO QUARTO LUGAR

Se ainda havia dúvidas da superioridade da Lousã neste campeonato, elas desapareceram completamente com a sua vitória sobre o segundo classificado, o Évora, que está agora - quando falta disputar um terço da prova - a nove pontos de distância.

O Sporting subiu ao quarto lugar graças à vitória sobre o Vitória e o Benfica mantém o terceiro lugar após derrotar o Caldas, enquanto o Santarém se afirma como claro candidato a disputar o play off final, após vencer o o Vila da Moita no seu campo-talismã.

DOIS PRIMEIROS GANHAM DE AFLITOS E BELÉM, EUREKA!, VENCE EM CASA *

*António Henriques
A 15.ª jornada da DH, que antecede duas semanas de paragem devido à presença da seleção nacional na Taça Europeia das Nações, não trouxe alterações no topo da tabela já que os quatro primeiros registaram triunfos. Mas nunca, como neste sábado, os dois primeiros tinham tido tanta dificuldade para vencer, já que ambos somaram apenas mais 5 pontos que os adversários.

A jornada que viu o resultado mais desnivelado da temporada – conseguido pelo Técnico diante do RC Montemor (91-0), engenheiros que já detinham o melhor registo (98-16 ao CRAV), sendo a única equipa que conseguiu obter 15 ou mais ensaios num jogo nesta edição, e logo por duas vezes! – foi ainda marcada pelo primeiro triunfo caseiro do Belenenses, que lhe permitiu ascender ao 8.º lugar. E está agora a apenas 2 pontos de distância de Académica e CDUP, naquela que parece ir ser uma luta a três pelo acesso ao play-off.

1 de fevereiro de 2015

UM OLHAR SOBRE OS ESTADOS UNIDOS 2014 E OS SEUS ENSAIOS *

* Paul Tait
2014 será considerado com um ano de inovação para os Estados Unidos.
Os Eagles classificaram-se para o Campeonato do Mundo de 2015 depois de derrotarem o Uruguai em casa e também conseguiram vitórias importantes contra seleções do Tier 2 - Canadá e Roménia.

Os Eagles também tiveram a oportunidade de receber a Nova Zelândia e o jogo realizado na cidade de Chicago definiu um recorde de público norte americano de 61.500. 

O ano coloca os EUA Eagles numa posição indiscutivelmente mais forte do que antes de outros mundiais de rugby.