22 de fevereiro de 2015

LOUSÃ GARANTE MEIA FINAL EM CASA E SANTARÉM SOBE AO QUARTO LUGAR

A subida do Santarém ao quarto lugar, fruto da sua vitória sobre o Vitória, e da derrota do Sporting em casa frente ao Évora, é o facto de maior significado da jornada, que viu ainda a vitória da Lousã perante o Benfica a garantir que os beirões estarão na meia final a jogar em casa, e a conquista de cinco preciosos pontos pelo Caldas em Loulé, e a sua subida ao quinto posto da tabela, apenas a um dos cavaleiros.

Na outra partido do dia, os ribatejanos da Vila da Moita venceram os buldogues do São Miguel, mantendo-se bem na corrida pelo play-off, enquanto aos lisboetas não resta outra alternativa que vencer nas próximas jornadas o Santarém e o Vitória, para ainda poder lutar pela inclusão no grupo dos seis primeiros.


BENFICA RUGBY 8-30* RC LOUSÃ (1-5)
Foto: Luis Cabelo
Apesar da derrota o Benfica apenas precisa de seis pontos para estar matematicamente apurado, o que torna (quase) tranquila a sua tarefa, enquanto a Lousã, com mais esta vitória bonificada já garantiu que vai terminar numa das duas primeiras posições, e só deixará de chegar ao fim na liderança se cair o Carmo, a Trindade, e ainda a Sé de Braga...
Falta sabermos como a equipa vai chegar aos jogos do play-off, mas se tudo correr normalmente será difícil que os beirões deixem fugir o caneco, perdão, o medalhão...

SPORTING RUGBY 0-39* CR ÉVORA (0-7)
Jogo realizado em Lisboa no Estádio Universitário, com bom tempo mas com muito vento que acabou por prejudicar as duas equipas.
Na 1ª parte os chaparros com o vento a favor e apesar de nunca se terem adaptado às condições do vento, lá foram conseguindo nalguns momentos impor o seu modelo de jogo, tendo conseguido marcar quatro ensaios e mesmo sem ter feito um grande jogo não deu qualquer hipótese ao Sporting de criar perigo junto da sua área.
No 2º tempo, contra o vento que se fazia sentir cada vez mais forte, o Évora não conseguiu impor o seu jogo, tendo-se jogado quase sempre dentro do meio campo por si defendido.
Nesse período os alentejanos mostraram uma boa coesão defensiva e o Sporting foi criando aqui e ali algumas situações com algum perigo, situações essas que não resultaram em pontos devido a alguma falta de criatividade dos seus jogadores e à muito eficaz defesa dos eborenses, como já referido. Partindo dessa boa defesa resultaram algumas recuperações de bola e rápidos contra ataques, dos quais três acabaram em outros tantos ensaios.

CR SANTARÉM 28-25* VITÓRIA RUGBY (4-3)
Mantendo a sua invencibilidade no campo da Escola Prática de Cavalaria, e na segunda volta da prova, o Santarém subiu mais um degrau na tabela classificativa, ocupando agora o quarto lugar, apenas tendo na sua frente Lousã, Évora e Benfica, e comandando um grupo de cinco equipas que lutam por três lugares no play-off, já que as duas primeiras estão matematicamente apuradas e a terceira tem a passagem praticamente garantida com uma vantagem de 14 pontos sobre o sexto classificado, quando faltam apenas quatro jornadas para o fim.

RC LOULÉ 14-34* CALDAS RC (1-4)
Tempo magnífico, ou não estivéssemos no Algarve, sol e ligeiro vento. O "pitch" em estado razoável, um pouco duro.
Vitória clara do Caldas, melhor equipa e que jogou muito concentrada, frente a um Loulé que lutou pelo resultado, honrando o jogo de Rugby.
Primeira parte de muito equilíbrio, traduzido no resultado: Loulé 11-13 Caldas, que evoluiu num "tu cá tu lá":
Foto: Thani Assiz
- aos 11 minutos, e como corolário dum início totalmente disputado nos 22 m dos Algarvios, ensaio para os Pelicanos, pelo seu habitual "defesa" hoje a jogar a centro, bem transformado pelo 3/4 ponta, que esteve impecável a chutar aos postes - 0-7,
- aos 14 minutos resposta do Loulé e penalidade transformada pelo seu nº 8, com um excelente pontapé de meio-campo - 3-7,
- aos 19 minutos resposta Caldense, também por pontapé de penalidade, bem transformado pelo 3/4 ponta - 3-10 ,
- aos 23 minutos, ensaio do Loulé, aproveitando erro de manuseamento dos Pelicanos na sua linha de 22 ao tentarem contra-atacar à mão - 8-10
- aos 29 minutos, e na sequência do melhor período dos Algarvios, que estiverem perto de obter o seguindo ensaio, nova penalidade bem convertida pelo nº 8 - 11-10,
- 34 minutos, e também após boa reação Caldense a partir dos seus avançados - mellées e alinhamentos sucessivamente ganhos, nova penalidade bem transformada à entrada dos 22 m e frontal, desta feita pelo médio abertura - 11-13.
Até final domínio Caldense com o Loulé a cometer mais duas penalidades.
Segunda parte dominada e controlada pelos Pelicanos, aproveitando jogarem a favor do vento, mesmo que ligeiro, e a baixa de condição física dos Louletanos.
Não estranhou o avolumar do resultado:
- 42 minutos e na sequência de um bom pontapé a seguir do abertura Caldense, ensaio entre os postos pelo nº 8, facilmente transformado pelo 3/4 ponta - 11-20,
- 59 minutos, penalidade bem transformada pelo nº 8 Algarvio, e após fase de muito jogo a "meio-campo" com algumas tentativas de contra-ataque do Loulé - 14-20,
- 65 minutos, 3º ensaio Pelicano, pelo médio de formação após boas sequências dos avançados Caldenses em cima dos 22 m adversários, também transformado pelo 3/4 ponta - 14-27
- 76 minutos, 4º ensaio e ponto bónus para o CRC, de novo pelo nº 8 entre os postes, aproveitando de novo a pressão sobre os últimos 22 m adversários, com nova transformação fácil do chutador do dia. (100% de eficácia) - 14-34.
Em resumo, jogo interessante de seguir, disputado e que deixou as duas equipas em estados de espírito diferentes: o Loulé com a consciência que terá uma fase final de jogos muito difícil e o Caldas com a convicção que a luta pelo play-off continua aberta e possível..

RUGBY VILA DA MOITA 11-0 CR SÃO MIGUEL (1-0)
Numa tarde soalheira mas extremamente ventosa, assistiu-se a um jogo entretido entre duas equipas que jogavam aqui a continuação da esperança de atingirem os play-off.
O Vila da Moita entrou a jogar a favor do vento e cedo se instalou no meio campo do São Miguel.
Foto: Filipe Monte Fotografia
Foi um sufoco que não se traduziu em grande vantagem para os da casa porque o desperdício foi enorme, e também houve dois ensaios anulados.
Cedo o Vila da Moita converteu duas penalidades, o que lhe deu algum conforto, para a 10 minutos do final da 1ª parte marcarem um ensaio por Pedro Silva.
A única vez que o São Miguel conseguiu chegar aos 22 minutos do adversário, foi na última jogada antes do intervalo,e que poderiam ter marcado um ensaio não fora alguma precipitação dos seus avançados.
Avançados poderosos, que procuraram ter o jogo sempre junto a si, e que desfrutando de uma evidente vantagem nas mellées, usaram e abusaram desses seus pontos fortes. 
O pack do São Miguel foi em todo o jogo valente e demolidor.
 Mas curiosamente foi essa vantagem que derrotou o São Miguel, é que na 2ª parte a favor do vento e em grande parte a jogar contra 14, afunilaram o seu jogo sempre junto do pack da frente e nunca tiveram a noção de abrir o jogo para os seus 3/4.
Foi a estratégia que não resultou, e que não permitiu ao São Miguel traduzir em pontos a raça e o querer que evidenciaram.
Não é compreensível que a jogar a favor do vento, o São Miguel usasse e abusasse do pick and go mesmo junto à sua área de validação, jogando fechados e sem por em causa a defesa adversária.
Tacticamente na 2ª parte o São Miguel fez o jogo que interessava ao ....Vila da Moita
Com esta vitória, o Vila da Moita mantém intactas as esperanças de continuar a jogar para lá da fase regular, mantendo-se uma muito interessante competição entre o 4º e o 7º classificado.

RESULTADOS COMPLETOS E CLASSIFICAÇÃO ACTUALIZADA

Sem comentários: