26 de fevereiro de 2015

UM BALANÇO DA PRIMEIRONA COM A FASE FINAL À VISTA

Com a fase de apuramento aproximando-se a passos largos do seu termo, está chegando a hora de começar a fazer contas quanto à classificação final das equipas, que neste caso se dividem em três grupos.

No primeiro grupo, aquele onde estarão os dois semi-finalistas que jogarão essa eliminatória em casa, a Lousã já garantiu presença, enquanto ao Évora falta apenas um pózinho para lhe seguir as pegadas.

No segundo grupo - aquele que decide as quatro equipas que vão disputar os quartos de final - a coisa está complicada, e para os lugares em jogo existem ainda seis candidatos, embora um deles, o São Miguel, tenha uma tarefa duplamente complicada, e outro, o Benfica, tenha a etapa praticamente assegurada, com 12 pontos de vantagem sobre o seu mais directo perseguidor.


Quanto aos outros quatro - Santarém, Caldas, Sporting e Vila da Moita - de que três serão apurados, apenas três pontos separam o Vila da Moita do Santarém, o que deixa tudo em aberto para ser decidido nas próximas etapas, onde um deslize pode ser a morte do artista.

No que diz respeito ao último grupo, na verdade não se trata propriamente de um grupo, mas sim de um solitário lugar na cauda do pelotão, com bilhete marcado para a Segundona, com o Vitória na expectativa, mas sem correr risco de maior graças aos sete pontos que tem de vantagem sobre os algarvios de Loulé - isto, claro!, sem ter em consideração um eventual ciclone regulamentar que altere as regras do jogo, com o jogo mesmo a acabar, ou pior, já acabado...

LOUSÃ (66), ÉVORA (57) E BENFICA (43)
Este foi nas 14 jornadas já disputadas o trio que se destacou na frente da tabela, e mesmo se matematicamente apenas a Lousã já garantiu que estará entre os dois primeiros, não será difícil de imaginar que o Évora será o seu parceiro - e muitos acreditam que as duas equipas se vão mesmo encontrar na final - havendo ainda, no caso do tal ciclone que adiantámos, a possibilidade de ambas subirem ao escalão principal. Quer dizer, ao segundo escalão do escalão principal, entenderam?
Em resumo, beirões e chaparros devem folgar nos quartos de final, e disputarão a meia final em casa.
Quanto ao Benfica, não se acredita que consiga recuperar 14 pontos aos chaparros, nos quatro encontros que faltam, pois mesmo que consiga vencê-los todos e fazer o máximo possível de 20 pontos, ainda teria que ver o Évora só fazer seis pontos no mesmo número de encontros, e também é difícil de acreditar que perca os 12 pontos que tem de vantagem para o quarto classificado, pelo que deve assegurar o jogo dos quartos de final em casa, frente ao sexto classificado.

LOUSÃ = Loulé (c), Sporting (f), RVM (c), Santarém (f)
ÉVORA = RVM (c), Santarém (f), Vitória (c), São Miguel (f)
BENFICA = Vitória (f), Loulé (c), São Miguel (f), Sporting (c)

SANTARÉM (31), CALDAS (30), SPORTING (29), VILA DA MOITA (28), SÃO MIGUEL (20)
A peça mais fraca deste grupo é claramente o São Miguel, apesar da sua recente vitória sobre o Sporting e os 11 pontos sofridos no Gaio, e apenas a incluímos neste grupo na expectativa do que se vai passar este fim de semana quando receberem no 1º de Maio a motivada equipa do Santarém.
Com três jogos em casa, os buldogues são uma das equipas com melhor calendário nesta ponta final, e se vencerem os cavaleiros podem-se aproximar com muito perigo do grupo do apuramento, embora uma derrota no fim de semana deite essas esperanças por água abaixo.
Quanto às outras quatro equipas, separadas umas das outras por um pequeno ponto, tudo está ainda por decidir, e os adversários que vão encontrar vão ser determinantes nessa caminhada.
O Santarém tem dois jogos muito difíceis em casa - Évora e Lousã - e mesmo considerando que ainda não cederam terreno no campo da Escola Prática de Cavalaria o favoritismo é dos visitantes, mas tem dois jogos fora, dos quais um tem obrigação de vencer (com o São Miguel) e outro que pode vencer (com o Caldas).
Ou seja, os cavaleiros podem fazer entre oito e 12 pontos nos jogos que lhes faltam, contando eventuais pontos de bónus, o que deve garantir o play-off.
Os pelicanos têm uma tarefa de complicação semelhante já que recebem Sporting e Santarém e podem vencer os dois encontros - mas também os podem perder, são dois jogos de grande equilíbrio inicial - mas as suas viagens têm graus de dificuldade diferentes, atendendo ao que Vila da Moita e Vitória têm feito.
Apesar disso não espantará ninguém que o Caldas consiga um saldo semelhante ao Santarém, e com isso o bilhete para a fase seguinte da prova.
O Sporting enfrenta ainda Lousã e Benfica, e dificilmente evitará ser derrotado, mas tem uma viagem ao Algarve em que deve conseguir os pontos da vitória, e uma outra viagem às Caldas onde dificilmente vencerá, devendo ficar-se entre os seis e os oito pontos de saldo.
O Vila da Moita defronta o Évora e a Lousã e dificilmente conseguirá pontuar nesses encontros, mas deve vencer em Loulé e se conseguir vencer o Caldas, ficará com a terceira vaga no play-off, já que isso lhe daria de nove a 10 pontos, podendo ultrapassar os leões na tabela.
Em resumo e com todas as reticências que um exercício deste implica - não vale a pena ficarem chateados se na minha opinião o vosso clube não vai conseguir o apuramento, encarem na desportiva e tentem provar que eu estou enganado... - enquanto Santarém e Caldas devem conseguir avançar, Sporting e Vila da Moita vão discutir a terceira vaga, com alguma vantagem para os ribatejanos.
Quanto ao São Miguel, e embora incluído nesta lista, só um milagre o classificaria.

SANTARÉM = São Miguel (f), Évora (c), Caldas (f), Lousã (c)
CALDAS = Sporting (c), RVM (f), Santarém (c), Setúbal (f)
SPORTING = Caldas (f), Lousã (c), Loulé (f), Benfica (f)
VILA DA MOITA = Évora (f), Caldas (c), Lousã (f), Loulé (c)
SÃO MIGUEL = Santarém (c), Vitória (f), Benfica (c), Évora (c)

VITÓRIA (17), LOULÉ (10)
Na cauda do pelotão o Loulé deve já ter gasto todos os seus cartuchos e dificilmente conseguira registar qualquer ponto nesta recta final.
Foi nos jogos em casa que os louletanos se deixaram atrasar, quando perderam desafios que não podiam perder...
E o Vitória, que também teve uma época abaixo do que se poderia esperar, tem apenas que vigiar os algarvios e tentar um ou dois pontos de bónus no que falta cumprir do calendário.

VITÓRIA = Benfica (c), São Miguel (c),Évora (f), Caldas (c)
LOULÉ = Lousã (f), Benfica (f), Sporting (c), RVM (f)

Sem comentários: