7 de fevereiro de 2015

VITÓRIA SOBRE CANADÁ SALVA VIAGEM A WELLINGTON

Uma vitória sobre o Canadá no jogo dos quartos de final da Bowl em Wellington, deu a Portugal cinco preciosos pontos no ranking da prova, e permitiu manter a 13ª posição que nos garantirá a permanência como core team.

Apesar dos problemas da sua preparação para a competição que foram referidos por Tomaz Morais em conversa que teve lugar durante a semana, e que foi aqui reproduzida, a verdade é que Portugal começou o Torneio da melhor forma, dando forte oposição às Fiji, apesar de ter sido derrotado por 31-19.


No segundo jogo, contra a Austrália, surgiram as lesões de Vasco Fragoso Mendes e Carl Murray, e não sendo capaz de reagir a algumas situações desvantajosas a nossa equipa acabou por ser batida por 0-29, e no jogo final do primeiro dia, algumas precipitações e falta de calma, ditaram uma derrota por 12-20 perante o País de Gales.

O segundo dia, como referido começou da melhor forma com uma excelente vitória por 26-0 sobre o Canadá que nos garantiu ultrapassar essa equipa no ranking da competição, e, com a derrota do Japão frente a Argentina, aumentar a vantagem em relação aos nipónicos, a quem ganhámos mais quatro pontos na tabela.

No derradeiro encontro, nova derrota, frente a Argentina por pesados 47-12.

Na luta entre os primeiros a novidade foi o apuramento do Quénia para a Cup - o que lhes permitiu ultrapassar os Linces na tabela - e a melhor notícia foi a presença da Inglaterra na final, o que lhes permitiu subir ao quinto posto da tabela, apenas a dois pontos da Austrália, na quarta posição e a oito das Fiji, que ocupam o terceiro lugar.

Para os menos atentos a importância da subida da Inglaterra prende-se com o facto de serem apurados directamente para os Jogos Olímpicos as quatro primeiras da classificação, e caso os ingleses consigam lá chegar, aumentam as nossas possibilidades de apuramento para os Jogos através do Grand Prix Series da Europa, onde apenas uma equipa será apurada.

Entretanto são já conhecidos os grupos que vão disputar o Las Vegas Sevens, no próximo fim de semana, e Portugal foi incluído no Grupo C juntamente com África do Sul, Estados Unidos e Japão.

Apesar das dificuldades - os Estados Unidos têm subido bastante de rendimento, sendo uma equipa muito rápida e residindo aí a sua principal força, e a África do Sul é apenas a líder do ranking desta época - Portugal pode conseguir nos Estados Unidos a sua primeira participação na Cup este ano.

Fiquem como quadro completo dos resultados do fim de semana e o ranking actualizado da competição.



Sem comentários: