6 de fevereiro de 2015

GUIMARÃES DOMINA PRIMEIRA VOLTA *

* José Silva

No fim de semana que encerrou a primeira volta do Campeonato Nacional da Segunda divisão, disputaram-se dois jogos, pois o BRAGA – AVEIRO foi cancelado (é, felizmente, o único em atraso).

Uma vitória importante do Famalicão em Coimbra e um empate precioso do Bairrada perante o GRUFC são as notas a desenvolver.


Adiante faremos um pequeno resumo da primeira volta e vamos olhar para os jogos - quatro, uma fartura – da 10ª jornada.


Numa bela tarde de inverno, com frio mas muito sol jogou-se na Aldeia do rugby um emotivo Bairrada – Guimarães. Os da casa após pesada derrota na ronda anterior, precisavam de amealhar o máximo número de pontos para não deixar os adversários fugir para as contas finais. O Guimarães, como líder invicto, teria à partida missão mais facilitada, ou sentiria menos pressão.
Foi um excelente jogo de Rugby que assistimos na Moita, muito bem disputado, dentro de um exemplar espírito em campo; sem casos, sem aconchegos, sem reclamações….
O Bairrada entrou mais forte e cedo marcou o primeiro ensaio colocando a pressão nos bravos, que um jogo ao pé muito eficaz (no campo e a cobrar faltas alheias) foi-se mantendo no jogo apesar da forte pressão da equipa da casa. Conforme o tempo ia correndo surgia no ar a hipótese da primeira vitória do Bairrada sobre o Guimarães (especialmente após o segundo ensaio), mas mesmo ao cair do pano, um ensaio transformado dos bravos equilibraria as contas, e pontos, da balança.
Em suma, um grande jogo de rugby, com duas equipas que se respeitaram e quiseram ganhar o jogo. Melhor a Bairrada no geral; muita raça e querer (e muitas faltas) e o Guimarães, mais experiente a controlar bem o jogo e cobrar as várias faltas dos homens da casa
Imaginamos que nenhuma das equipas saiu do Campo desiludida…
Parece-nos que estes pontos serão muito úteis aos bairradinos nas contas finais.


Na Escola Agrária de Coimbra, jogo que imaginamos muito movimentado, com 9 ensaios.
Vitória do Famalicão e ponto bónus defensivo para charruas.

Após o fecho da primeira ronda, apesar de um jogo em atraso e vários antecipados, vamos olhar para a classificação e deixar alguma palavras ao desenrolar da prova


Guimarães a mostrar que a presença na final do ano passado não foi um acaso e dominou a primeira volta sem derrotas.
NR lousã, a grande surpresa, no segundo lugar, vamos ver se mantém a consistência até então demonstrada. Utilizando por vezes jogadores da equipa “mãe”, como lhes é permitido, variam muito entre o fortíssimo e o razoável.
Pelos regulamentos das equipas satélites, não pode disputar a fase final.
Famalicão e Bairrada seguem num duelo para acesso à segunda vaga para meias-finais (de momento a outra é dos bravos) que nos parece que só irá acabar mesmo no fim.
Famalicão já venceu Bairrada em casa, enquanto Bairrada roubou dois pontos ao Guimarães. Duelo interessante de seguir.
De Agrária e Garranos esperávamos mais.
A Agraria que desceu da primeira divisão não conseguiu manter a competitividade e encontra-se na metade inferior da tabela junto aos Garranos, que dominaram por completo na época passada. Agrária não está fora das meias-finais, mas está muito longe…
Garranos, apesar do mesmo estatuto de equipa satélite, poderia disputar o acesso à primeira divisão pois a equipa “mão” milita dois escalões acima…
Aveiro e Braga ocupam os últimos lugares da tabela e esperam conseguir uma vitória em casa contra o adversário direto. Aveiro já o conseguiu, vamos esperar pelo jogo em atraso entre gladiadores e grifos.

Avançamos agora para os quatro jogos da 10 ronda, dois no Sábado e dois no Domingo.


Jogo maior da ronda entre primeiro e segundo classificado.
Na ronda anterior os serranos folgaram pelo que se apresentarão frescos e com a moral em alta da vitória perante Bairrada, mas desta vez a equipa “A” também joga, pelo que não poderão usar tantos reforços de peso.
Os bravos vem de um empate perante a mesma Bairrada, mas com certeza que não querem perder mais pontos para ir mantendo a concorrência à distancia.
Será sempre um bom jogo a acompanhar entre duas equipas que apresentam sempre equipas muito competitivas e tem jogado um bom rugby.
Na primeira volta os bravos ganharam claramente mas os serranos têm melhorado substancialmente, e em casa, são muito mais perigosos
Jogo de tripla, com vantagem para os bravos


Em Famalicão temos jogo entre rivais do Minho. Os locais vêm de uma vitória perante a Agrária e tem o Bairrada à perna, pelo que precisam de conseguir amealhar pontos para ter acesso à Final Four. Os garranos, que têm estado um pouco abaixo das espectativas, fruto da falta de gente para duas equipas, mas podem sempre causar surpresas.
Apesar de tudo damos a vantagem ao Famalicão, pelo que as equipas têm feito este ano.


Na aldeia do Rugby os bairradinos recebem os vizinhos de Aveiro e com certeza que não vão deixar escapar os cinco pontos. São equipas de nível diferente pelo que só podemos esperar a vitória bonificada dos homens da Moita.


Na cidade dos Arcebispos os gladiadores recebem os charruas num jogo que também prevemos de sentido único. Apesar da equipa da Agrária estar mais fraca este ano a diferença entre equipas não nos deixa pensar em outro resultado que não a vitoria bonificada dos charruas.



Sem comentários: