12 de fevereiro de 2015

FRENTE A FRENTE COM JAPÃO NOS SEVENS DE LAS VEGAS

Defrontando o Japão na fase de apuramento do Torneio de Las Vegas, Portugal tem a oportunidade de  mostrar claramente que é melhor equipa e continuar a aumentar a distância que o separa da selecção nipónica.

Incluída num grupo onde além do Japão se encontra a equipa da casa, os Estados Unidos, e a líder do ranking, a África do Sul, a representação portuguesa tem uma tarefa difícil pela frente, mas a verdade é que o apuramento para a Cup pode acontecer.


Disputando o jogo de abertura do torneio contra a África do Sul às zero horas de sábado de Lisboa (16 horas em Las Vegas) Portugal pode beneficiar do factor surpresa e repetir a sua única vitória contra os blitzbookes obtida no Dubai em Novembro de 2012 (12-10), ou pelo menos conseguir um resultado que em caso de necessidade de desempate nos possa favorecer...

Na segunda partida, contra os Estados Unidos e apesar das poderosas armas dos americanos - poderosas e velozes... - temos que acreditar que a nossa equipa pode repetir um dos bons resultados que conseguiu já contra ela, embora não seja uma tarefa fácil.

Mas os Linces também têm as suas armas e talvez as consigam colocar no relvado às 3,18 da manhã de sábado (em Lisboa), criando as condições que nos levariam ao grupo do troféu principal - e aos tão ambicionado pontos no ranking que nos deixariam mais tranquilos para o que ainda falta disputar.

O primeiro dia da competição fica por aí no que nos diz respeito (em Las Vegas estes primeiros jogos serão disputados na sexta feira), para voltarmos às 19,08 h do mesmo sábado em Lisboa para defrontar o Japão.

E este é que é um jogo que não podemos perder, não porque ele seja determinante na classificação do grupo - isso só será assim caso consigamos uma vitória num dos dois primeiros jogos - mas porque sendo o Japão o último classificado do ranking será desprestigiante perder com eles, e uma demonstração contrária ao que queremos afirmar torneio após torneio - que somos melhores e merecemos estar à sua frente.

Claro que Portugal tem outros adversários a quem convém ganhar pontos e objectivos mais ambiciosos, mas neste momento é mais importante conseguir empurrar os japoneses para baixo e afirmar claramente a nossa superioridade, e nada como um confronto direto para o conseguirmos.

Quanto ao Canadá, a outra equipa que está atrás de nós no ranking, a sua tarefa é também muito difícil, e esperamos que os canadianos não consigam ultrapassar as dificuldades e sejam obrigados a disputar a Bowl.

Caso isso aconteça e Portugal não consiga o apuramento para a Cup, e mesmo que os canadianos consigam uma melhor classificação final no torneio do que nós, o estrago não será muito grande...

Portugal apresenta uma novidade em Las Vegas, com a chegada do jovem João Belo do CDUP (ddn 02/08/1995) que vai substituir Vasco Fragoso Mendes que se lesionou em Wellington, e não se conhecem mais problemas com a equipa, já que Carl Murray recuperou ainda na Nova Zelândia e todos os outros jogadores parecem estar bem.

Fiquem com o habitual frente a frente, com o horário da primeira fase da prova e o quadro completo dos jogos dessa mesma primeira fase.




Sem comentários: