9 de fevereiro de 2015

ROMÉNIA ESTRAGA ARRANQUE DOS LOBOS E OUTROS ACONTECIMENTOS

A estreia dos Lobos no Europeu das Nações foi estragada pelo poder da Roménia que não deu qualquer possibilidade de êxito ao XV nacional, vencendo por 10-37, e deixando à mostra o longo caminho que falta percorrer a este novo grupo de jogadores, se quiserem olhar com ambição para o apuramento do Mundial 2019.

No próximo final de semana Portugal joga na Geórgia outra partida em que o poder atlético da equipa georgiana deve fazer valer a sua lei, embora a chamada ao grupo dos pré convocados de Francisco Fernandes, Mike Tadjer, Tony Martins e David dos Reis - nenhum deles esteve envolvido na preparação do jogo com os romenos - mostre que existe uma clara preocupação com os cinco da frente.

Registe-se a ausência de Tiago Girão na lista hoje divulgada, assim como a de José Lima que se lesionou no sábado.

A Geórgia pelo seu lado não teve qualquer dificuldade em bater a Alemanha por 8-64 em jogo realizado em Heusenstamm, mostrando que vai ser um adversário de grande porte para os portugueses, como habitualmente, enquanto a Espanha protagonizou a grande surpresa da jornada ao bater a Rússia em Madrid por inesperados 43-20.
Utilizando um forte contingente de jogadores que militam em clubes franceses, os espanhóis terão esta semana, em Bucareste, oportunidade de mostrar até que ponto poderão ir na prova.

Finalmente a Rússia pode lamber as feridas da derrota em Espanha ao defrontar na Alemanha aquela que à partida deve ser a mais fraca das seis equipas, e que, por isso mesmo, deve ser o grande objectivo de vitória da nossa selecção nacional quando a recebermos em Lisboa no dia 28 de Fevereiro.

TORNEIO DAS SEIS NAÇÕES
Embora sem marcar qualquer ensaio a França bateu a Escócia por 15-8 em Paris, com 9-8 ao intervalo, deixando um certo mal-estar no seio das duas equipas.
Na de França porque a sua exibição deixou muito a desejar, e os cinco pontapés bem sucedidos aos postes de Camille Lopez não foram suficientes para calar os mais críticos da equipa escolhida por Philippe Saint-Andren, e na da Escócia porque a derrota custou muito a engolir, depois de terem disputado o jogo taco-a-taco e terem mesmo marcado o único ensaio do dia no Stade de France.

Em Cardiff a Inglaterra vingou a derrota de há dois anos ao bater o País de Gales por 16-21 (16-13 ao intervalo), num jogo em que todos os pontos foram obtidos pelas linhas atrasadas, com destaque para o abertura inglês, George Ford que transformou um ensaio e mais três penalidades, ultrapassando o galês Leigh Halfpenny, que se ficou pela conversão do ensaio da sua equipa e duas penalidades.

Finalmente em Roma, no Estádio Olímpico  Itália perdeu com a Irlanda por 26-3, e embora a equipa esmeralda não tenha a mesma capacidade daquela que defrontou e bateu a África do Sul e a Austrália no Outono, a sua vitória não sofre qualquer contestação.

A próxima jornada vai ver a Inglaterra a receber a Itália, a Irlanda a recebe a França e a Escócia a defender o seu território dos galeses.

CIRCUITO MUNDIAL FEMININO - SUPER DESAFIO BRA DE RUGBY 7'S *Em uma tarde de muita festa e rugby de nível internacional na Arena Barueri, a seleção da Nova Zelândia sagrou-se neste domingo, 8, campeã do Super Desafio BRA de Rugby 7’s, a etapa brasileira da Série Mundial de Sevens Feminina, ao derrotar a Austrália na grande final.

Após a conquista do título, as Black Ferns fizeram sua tradicional haka para a torcida nos dois lados da Arena e ainda tiraram uma selfie com a torcida.
A Seleção Brasileira terminou o torneio na oitava colocação, após um primeiro dia muito seguro e um segundo dia com resultados adversos.

“Nós fizemos um ótimo primeiro dia e um bom segundo dia. Trata-se de um torneio muito forte, com as melhores seleções de sevens do mundo, e o Brasil conseguiu mostrar que é competitivo.
Claro que nós temos muito a crescer ainda, mas já estamos diminuindo bastante a distância para as maiores potências da modalidade”, afirmou Júlia Sardá, uma das principais atletas da Seleção.

O domingo, segundo dia de jogos do Super Desafio BRA de Rugby 7’s, iniciou com a vitória apertada da Nova Zelândia sobre os Estados Unidos, por 28-17, válida pelas quartas de final da Taça Ouro.
A Seleção Brasileira entrou em campo na sequência, na segunda partida das quartas, diante da França, mas apesar da garra e da luta das Tupis, as francesas acabaram vencendo o jogo por 31-0.

Com o resultado, o Brasil ficou na disputa da Taça Prata.
A semifinal contra os Estados Unidos foi outro jogo duro em que o Brasil mostrou raça, mas não conseguiu o resultado positivo.
O placar final ficou em 19-0 para as norte-americanas, que garantiram assim a disputa da Taça Prata contra a Inglaterra.

No último jogo do dia, que valia a 7ª colocação, o Brasil encarou a Rússia, equipe que fez aclimatação para a etapa justamente no centro de treinamentos das Tupis, em São José dos Campos. O Brasil iniciou a partida pressionando as adversárias, prendendo a bola no seu campo de ataque. Juliana Esteves, a Juka, abriu 5-0 para as Tupis, com ensaio não convertido.
No segundo tempo, entretanto, as russas mudaram o panorama do jogo e passaram a dominar as brasileiras.
Com dois ensaios, sendo um convertido e outro não, as europeias viraram o placar e venceram o jogo por 12-5.
“A Rússia é um time muito físico mesmo, do tipo que nós mais gostamos de jogar. Mas ainda temos detalhes para aprimorar e eu acredito que a próxima etapa será ainda melhor”, finalizou Júlia.

Com o resultado, a Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens terminou o Super Desafio BRA de Rugby 7s na oitava colocação, igualando sua melhor marca em uma etapa da Série Mundial de Sevens.
A etapa brasileira, entretanto, ficou marcada para as Tupis por ser a primeira na história em que a equipe conseguiu se classificar na 2ª colocação na fase de grupos, superando duas equipes fixas da competição.

A próxima etapa da Série Mundial de Sevens Feminino será realizada em Atlanta, nos Estados Unidos, nos dias 14 e 15 de março.

Classificação final do Super Desafio BRA de Rugby 7’s (Série Mundial de Sevens Feminino)
1º - Nova Zelândia; 2º - Austrália; 3º - Canadá; 4º - França; 5º - Inglaterra (Campeã da Taça Prata); 6º - Rússia; 7º - Rússia; 8º - Brasil; 9º - Fiji (Campeã da Taça Bowl); 10º - Espanha; 11º - China; 12º - África do Sul.

Todos os resultados e a tabela completa da competição podem ser encontrados no site da World Rugby.

Press Media Guide - CBRU

3 comentários:

Claudio disse...

O Duarte tinha razão... No scrum, no wing ! No entanto, parabéns aos "putos" que fizeram o trabalho !

E agora ? Temos reforços contra a Geórgia, ok.

Mas acho que deveríamos emitir a seguinte regra/lei : temos que sempre entrar em campo com uma primeira linha exclusivamente composta de jogadores experientes ou menos experientes mas que jogam em campeonatos muito competitivos e deixar entrar os jovens ou os menos experientes apenas na segunda parte da segunda parte.

Visto que os jogadores de França não podem sempre se mostrar disponíveis (relativamente as obrigações que eles têm) e podem se encontrar lesionados, temos que alargar tanto como possível as possibilidades.

O seja, podemos considerar que se encontrão sempre (enquanto tiverem idade para jogar e se não tiverem lesionados) disponíveis pelo menos os seguintes jogadores para dois ou três jogos do cinco jogos do torneio : Tadjer, Spachuk, Fernandes, Uva, dos Reis, dos Santos.

Acho que deveríamos tentar obter nem que seja para apenas um jogo o Penalva sem exigir mais disponibilidade por parte do jogador.

Acho que deveríamos chamar sempre que possível o Geoffrey Moise do Pau visto as características físicas.

Acho que deveríamos ver se o Cerqueira do Lyon e o Sousa do Bourgoin se mostram disponíveis nem que seja para apenas um dos jogos do torneio.

Acho que temos de uma maneira ou de outra identificar todos os lusodescendentes ainda desconhecidos que jogam de 1 a 5 nos campeonatos franceses na primeiras divisões.

Enfim, acho que tratando-se do cinco da frente temos que ser pragmáticos.

Mas acho que a FPR já tentou a maior parte disto tudo, mas possivelmente tudo não.

Abraço.

Claudio disse...

E o Tony Martins nos sempre disponiveis, claro !

Claudio disse...

Lembrem-se que em 2009 Portugal empatou com a Geórgia... Na Geórgia !

Portanto nada de complexos !

Força !

http://www.espnscrum.com/scrum/rugby/match/25779.html