11 de abril de 2014

PRIMEIRONA CHEGA AO FIM, E SALDO É CLARAMENTE POSITIVO

A maratona chegou ao fim e - já o dissemos mas não é demais repetir - todas as equipas merecem um cumprimento especial pela maneira como em geral conseguiram pular duma competição onde se disputavam 14 jogos, para uma outra onde cada interveniente disputa 18 partidas.

A Primeirona é uma prova que exige muito aos seus membros, com deslocações que apenas deixaram de fora o Norte de Portugal, mas que incluíram viagens ao Algarve, ao Alentejo, à Beira, ao Ribatejo, ao Oeste, e à Península de Setúbal, com três equipas apenas localizadas na zona de Lisboa.

E se a Lousã e o Groundlink Caldas se confirmam como principais candidatos à vitória final, não se pode deixar de ter em consideração os restantes apurados para o play off, com destaque para o Benfica e o Évora, deixando tudo em aberto quanto à decisão do título e à respectiva subida ao principal escalão competitivo nacional.

Mas o interesse da prova não fica por aqui, e a decisão do rebaixamento será com certeza a maior curiosidade da derradeira jornada.


Seria o jogo mais importante da última jornada, não fosse a situação que se passa no fundo da tabela, e de que trataremos mais adiante.
Mas é um jogo grande, é a última possibilidade para que a Lousã sinta o amargo sabor da derrota, nesta fase de apuramento, e o Benfica é a única equipa que ainda não perdeu com os serranos, pelo que a partida da Sobreda tem em si todos os elementos para ser um grande jogo.
Na prática o que está em cima da mesa é apenas a possibilidade da Lousã ser ultrapassada na tabela classificativa pelo Groundlink Caldas, que com dois pontos de atraso em relação ao líder, não desdenharia a possibilidade de lhe roubar o lugar.
Mas isso não vai ser fácil de acontecer, e se os lousanenses conseguirem manter a concentração e a solidez do seu pack avançado, será difícil à juventude benfiquista conseguir o que mais ninguém conseguiu ainda no Campeonato.
Os encarnados tiveram um dia infeliz na semana passada em Évora, mas não se deve dar importância demasiada à derrota sofrida, e irão com certeza para dentro de campo com a vitória na mente, e mesmo que a não consigam, vão dar 80 minutos de luta à Lousã, até porque é real o perigo eborense, que, em caso de derrota, lhes devem passar à frente.
Favoritismo dos visitantes, mas moderado...


O Groundlink Caldas é o caso mais interessante desta época, com a sua transformação de equipa da segunda metade da tabela da Primeirona, para claro candidato à subida à Divisão de Honra, graças ao reforço que o novo patrocinador e o novo projecto de desenvolvimento regional lhe proporcionaram.
Não terá sido uma transição calma, como alguns períodos de quebra de rendimento podem testemunhar, mas no conjunto tudo parece ter corrido bem, e os pelicanos são hoje uma nova equipa.
O Setúbal pelo contrário atravessou uma clara época de dificuldades, mas acabou por conseguir o seu objectivo principal ao garantir a participação no play off, mas não é, neste momento, adversário à altura do Groundlink Caldas, pelo que acreditamos que a vitória siga na bagagem dos visitantes, com um ponto de bónus na bolsa lateral.


O Loulé manteve-se na luta por um lugar no play off até à semana passada, mas a inesperada derrota sofrida em casa frente ao São Miguel, num jogo sem ensaios - curiosamente foram apenas dois os jogos
sem toques na meta, até agora, tendo sido o outro o encontro que levou os serranos às Caldas da Rainha - e que segundo as informações que nos foram chegando durante a semana, foi um jogo emotivo, mas de fraco recorte técnico, veio estragar uma época que se pode considerar acima do esperado, já que não se sabia bem como a equipa iria reagir ao alargamento da divisão e às exigências que esse facto trouxe consigo.
Mas os algarvios conseguiram ficar bem distantes do perigo do rebaixamento e isso deve ser salientado positivamente.
Agora, daí a poderem bater-se de igual para igual com os primeiros vai uma certa distância e o Évora enquadra-se bem nesse grupo e está, mais uma vez, no grupo dos quatro da frente ao terminar a fase de apuramento.
Note-se que os chaparros conseguiram sempre, desde que subiram a esta divisão em 2003-2004 - esta é a 11ª época consecutiva - um lugar entre os quatro da frente, e mesmo com os altos e baixos por que têm passado devem ser respeitados e as suas oscilações analisadas à luz desta realidade.
Favoritismo claro do Évora, que pode mesmo ultrapassar o Benfica na tabela, e tudo se pode mesmo resolver nos pontos de bónus.


Chegamos agora à zona mais quente do fim de semana, com uma de três equipas a deixar o convívio da Primeirona, para ser forçada a uma passagem pelo escalão inferior.
E dizemos uma passagem porque acreditamos que, seja quem for o condenado, vai chegar ao terceiro
escalão do rugby nacional com um ritmo e uma experiência que provavelmente lhes vai permitir estar na primeira linha para o regresso, e estamos certos que será esse o pensamento de quem descer - subir de novo o mais rapidamente possível!
A Agrária de Coimbra perdeu pontos que não poderia ter perdido ao longo da prova, apesar de ter criado nas últimas épocas uma nova geração de jogadores, mas a verdade é que nunca conseguiu elevar os seus níveis competitivos, por forma a aproximar-se da barreira entre o sétimo e o sexto.
E a verdade é que os charruas são, dos três candidatos ao rebaixamento, aquele que se encontra na pior situação, e em condições normais, não escaparão a uma derradeira derrota, sem sequer conseguirem um bónus defensivo, ficando em completa dependência do resultado do jogo entre São Miguel e Santarém.
O Sporting é outro caso de sucesso desta época, tendo conseguido ultrapassar as dificuldades que uma subida de divisão sempre traz consigo,e garantindo mesmo a qualificação para o play off, apesar de nem sempre ter sido a equipa equilibrada que o leque de jogadores que atraiu dizia que iriam ser.
Os leões devem conseguir a vitória, mas talvez um certo relaxamento, fruto do objectivo principal garantido, não permita a repetição do ponto de bónus que conseguiram na primeira volta.


E chegamos assim ao jogo decisivo para a questão do rebaixamento.
O São Miguel chegou a ser dado como condenado, e na verdade o conjunto dos seus resultados
justificavam que assim fosse, mas a verdade é que souberam agarrar a derradeira oportunidade e com a vitória arrancada em Loulé, baralharam as contas todas e adiaram a decisão para os últimos minutos da prova.
Acreditamos que a decisão ficará entre os buldogues e os charruas, e se na semana passada quem estava na pior situação era precisamente o São Miguel, nesta derradeira etapa, os lisboetas estão em melhor posição que os seus adversários, e não nos espantaria que acabassem a prova à frente do Santarém e da Agrária.
Os cavaleiros foram a grande desilusão desta fase final da prova, sofrendo duas derrotas centenárias que demonstram alguma falta de organização e capacidade de enfrentar os problemas que uma prova com 18 jogos realizados por equipa trazem consigo, por um lado, e um certo espírito de descontração que não é admissível e se paga caro - o Santarém pagou, com a concessão de 36 ensaios em duas partidas, que o tornam a equipa que mais ensaios sofreu durante toda a prova, mais um que os seus adversários do dia.
Numa altura em que a construção do seu campo de jogos se encontra bem adiantada, o rebaixamento seria um pesado castigo, mas seria bom que os cavaleiros entendessem que se querem jogar na Primeirona, não podem ter oscilações de competência desta envergadura.
O São Miguel é favorito à vitória, e se o Santarém não olhar para o jogo com seriedade, pode muito bem perder por mais de oito pontos e ver o seu oitavo lugar, mudar de mãos, mas se a Agrária não conseguir pontuar, bastará então aos buldogues um pequeno ponto de bónus para tirar a carne do lume......


16 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,

Hoje joga a SN Sub18 contra a Inglaterra e deixo o link para quem quiser assistir ao jogo.
http://www.eurorugby2014.pl/en/gallery/
Força Portugal!

Anónimo disse...

COMO FUNCIONA O PLAY OFF QUEM JOGA CONTRA QUEM? E PARA A DESCIDA NÃO HA PLAY OFF?

Anónimo disse...

Bom dia, so para lembrar que na epoca passada os 4 primeiros fizeram 20 jogos.

Anónimo disse...

Campeonato Europeu Sub18

Inglaterra 59 - 5 Portugal

A Inglaterra marcou 26 pontos nos últimos 15 minutos quando finalmente os portugueses começaram a quebrar.

Impressionante a determinação, garra e vontade dos nossos rapazes!

E a equipa tem as tácticas bem assimiladas, uma defesa agressiva e joga bom râguebi!

Uma lição para os nossos seniores.

Great Duke disse...

Parece que foi 62-5...mas isso não retira nada ao comentário anterior.

Anónimo disse...

Caro MdM


Deixe-me só esclarecer uma coisa sobre esta parceria Caldas - Groundlink.

A Groundlink já patrocina o Caldas à duas épocas e o Programa Rugby no Oeste já tem três anos.

Agora fala-se mais neste projecto porque ele começa a dar frutos e a tornar-se mais visível com a chamada ás selecções de atletas do Caldas (já são quatro os que por lá andam)e com a aposta no aumento da qualidade da equipa Sénior pela incorporação de atletas que têm como principal função mostrar uma outra atitude e forma de estar no rugby, mais competitiva e menos social.
A Classificação da equipa Sénior e os resultados obtidos nos últimos jogos têm também chamado atenção para esta parceria.

Costuma-se muito atribuir á Groundlink a fama de ter provocado esta mudança, não foi, o mérito desta mudança é claramente do Presidente do Caldas. A Groundlink associou-se ao projecto, deu hipóteses de ele se desenvolver com mais condições e de forma mais rápida mas "o seu a seu dono", o mérito da estratégia seguida e o obreiro deste projecto, tal como ele está, é o António Vidigal.


Abraço a todos
FB

Joaquim Ferreira disse...

Mais um comentário a tentar atirar areia para os olhos. Até parece que a malta das Caldas tem vergonha de assumir o papel do seu patrocinador. Não há mal nenhum, mas não há duvida nenhuma que sem as contratações que fizeram a equipa estaria, como antes no fim da tabela.
Não há mal nenhum em terem este patrocinador e esta dinâmica, mas não venham dizer que é só uma ajuda e que estariam na mesma posição sem ele.

Anónimo disse...

Que cinismo... então se não fosse a empresa Groundlink o Caldas conseguia fazer o projecto nos moldes que está actualmente, e conseguiriam estar na posição que estão no Campeonato da I divisão?

A diferença do projecto do Caldas para todos os outros, é que tiveram financiamento para o por em prática muito mais rapidamente.

Os outros clubes por falta de apoio financeiro só conseguem ver os seus resultados a longo prazo.


O Caldas não descobriu a pólvora... de certo que o seu presidente a toda a estrutura têm mérito, mas haja bom senso.

Anónimo disse...

Se o Groundlink já apoia à duas ou três épocas como se diz atrás, então porque é que foi que só a meio da época passada o Caldas salta de ultimo para o meio da tabela. O seu a seu dono, e o apoio do Groundlink é uma pedrada no charco. Quem dera que houvesse mais.

Anónimo disse...

O mais chato é que no fim do campeonato o Caldas vai continuar na 1a e o Lousa sobe.

Anónimo disse...

Ao das 18.37- Penso exactamente o contrário. O Caldas vai subir e vai ser uma gaita porque o projecto segundo eles afirmaram até Dezembro é para subir ao fim do 3º ano. Opps. Se calhar é poeira para os olhos....

Anónimo disse...

o Groundlink Caldas já atingiu o objectivo da época, ficar entre os quatro primeiros da sua divisão. Estando estes atingidos vamos procurar algo mais, penso que poderemos ser campeões uma vez que somos comparativamente mais fortes do que pensávamos, temos tantas hipóteses como Lousã, Évora e Benfica.

Se formos campeões não temos forçosamente que subir essa será uma questão a analisar depois.

Anónimo disse...

"Não temos forçosamente de subir" é o rir estas situações, só sobe quem quer e às vezes só desce quem quer... alargamentos que beneficiaram muitos ao longos dos anos.

Para mim, alargamento ou não quem desce desce, se é para alargar que subam os finalistas da divisão de baixo.

António Ferreira Marques disse...

Caro FB.
Parabéns pelo esclarecimento.
Por muito "forte", empenhado, inovador ... o que se queira, que seja um projecto empresarial de apoio a um projecto desportivo ele só é possível se o Clube receptor tiver:
- visão,
- estratégia,
- liderança.
Obrigado por ter relembrado estes princípios básicos e, como corolário, que o Rugby em Portugal, aliás como as outras modalidades desportivas, só existe e se desenvolve com Clubes - as Associações Universitárias - o grande suporte histórico do Rugby português, sempre foram Clubes, na sua essência ... só quem não se lembra das totais ausências de apoios das Reitorias pode alguma vez imaginar o contrário.
Não procurando qualquer confrontação, já que as opiniões têm todas o mesmo valor, gostaria, no entanto de clarificar algumas opiniões anteriores:
- Joaquim Ferreira, quando refere "... como antes no fim da tabela ..., relembro que o Caldas Rugby Club ficou em 5º lugar da Primeirona na época transacta, é verdade já com o apoio da Groundlink, mas sem "as resmas" de jogadores "profissionais" que se tem vindo a referir;
- anónimo das 17:47, cínico seria admitir que basta "chegar, contratar e ganhar"; nessa perspectiva porque será que uma empresa que opera internacionalmente apostaria os seu capital e prestígio num projecto de um Clube de um concelho com 30,000 habitantes e mesmo assim assinalaria o êxito a esse mesmo Clube.
Por fim e para que se dê valor ao que merece, a equipa do Groundlink Caldas - o plantel total, tem 9 jogadores que julgo serem colaboradores da Groundlink - primeiro, deverão desempenhar funções profissionais na empresa que lhes paga o ordenado, ainda que o seu empregador lhes facilite a prestação desportiva, como é óbvio.
Aproximam-se os momentos de decisões ... mas o que se conseguiu, num ano de trabalho, não se apaga.
O projecto anunciado do Groundlink Caldas para objectivos de subida de divisão a 3 anos, só terá pecado, eventualmente, ou por sobrevalorização do valor do Rugby da Primeirona, o que não creio, ou por uma evolução/desempenho da base de todo o projecto - o Club Caldas Rugby Club, acima da expectativa, o que não só acredito mas sei que foi o que aconteceu.
Uma boa fase final com grandes jogos, competitivos e leais ... e no fim que ganhe o melhor.

Anónimo disse...

Em 2 anos a Agrária tem duas ou três vitorias. Pergunto? O que seria melhor para eles. Disputarem um escalão inferior e poderem ser campeões e anderem a disputar o título, ou acabarem arrasados como acabaram. Gostava de ler as vossas opiniões.

Anónimo disse...

A Agrária tem uma boa equipa... terão de melhorar mais ainda! O São Miguel ainda foi mais "arrasado" e reagiu da forma que era necessária! Lutaram até ao fim... é o que se pretende!! Mesmo a "levar umas tareias" adquire-se experiência e mais pedalada, haja vontade e espírito! Desejo uma boa temporada à Agrária... possuidores de um espírito saudável!!!