16 de abril de 2014

PEDRO BETTENCOURT A CAMINHO DO CLERMONT

Como resultado das suas excelentes exibições ao longo dos dois últimos anos, Pedro Bettencourt Ávila, jogador do Centro Desportivo Universitário do Porto, acaba de assinar um compromisso válido por três anos, com o ASM Clermont, apenas um dos mais poderosos clubes de França e do Mundo, onde joga outro internacional português, Julien Bardy.

Pedro Bettencourt - que completa 20 anos em Novembro - é uma das mais importantes revelações do rugby nacional dos últimos anos, o que a sua presença na selecção nacional de sevens, primeiro, e nos Lobos depois, bem demonstra, e o jovem portuense pegou de estaca no centro do ataque nacional, acabando por ser um dos destaques positivos da nossa equipa nacional durante e época internacional que agora terminou.


Bettencourt estreou-se nas nossas selecções principais em Setembro de 2012, no Safaricom Sevens, no
Quénia ainda com 17 anos, e logo nesse primeiro ano esteve presente em 11 dos 13 torneios disputados por Portugal na variante, mas foi nesta época que o talento do jovem jogador explodiu e não só disputou quatro dos seis jogos do Lusitanos XV, como depois se estreou na selecção principal em Novembro de 2013, contra a Fiji, já como titular, estatuto que não mais largou até final da época, não tendo apenas estado presente no encontro contra os England Students, e somando oito internacionalizações neste momento.
Ainda nesta época, esteve com a selecção de sevens no Dubai e na África do Sul, e, mais recentemente em Tóquio e Hong Kong.

Prémio Revelação do Ano, atribuído pela FPR no final de 2013 - curiosamente no mesmo ano em que o seu futuro companheiro de clube, Julien Bardy, recebeu pela segunda vez o Prémio de Melhor Jogador do Ano - Pedro Bettencourt conta-nos os detalhes da sua aventura.

Foi em Novembro que tudo começou a tomar forma e Pedro Bettencourt resume desta forma o que se passou:

Depois dos jogos de Novembro, o Julien Bardy falou comigo dizendo que havia a possibilidade de eu poder entrar na academia do Clermont para a próxima época. 
Pediu para eu lhe mandar o meu CV e um vídeo meu a jogar. 
Depois disso pediram-me que eu fosse lá dois ou três dias, treinar com a academia e conhecer o clube e assim fiz em Fevereiro, a seguir ao jogo contra a Bélgica.



Estou certo que me vai fazer evoluir muitíssimo como jogador, em todos os aspectos. 
Vou estar numa realidade completamente diferente com condições completamente diferentes do que estou habituado.

A pre-época em Clermont deverá começar em princípios, meados de Julho. 
Vou nessa altura. 

Obviamente que as probabilidades de continuar a jogar na selecção de sevens são muito reduzidas. 
Implicaria estar a época toda fora do clube, o que seria impossível. 
Quanto à selecção de XV, seria o mesmo que se passa com o Julien penso eu, que está sempre disponível quer em Novembro, quer no 6 Nações B.
Resta ao Mão de Mestre desejar ao jovem e talentoso jogador as maiores felicidades, e prometer que tentaremos acompanhar a sua aventura num dos maiores e melhores clubes de rugby do Mundo!

Fotos: Doug Rogerson, António Simões dos Santos

5 comentários:

Anónimo disse...

Muita sorte! Espero que consiga ter algumas oportunidades na equipa principal (que deve ser dificílimo pelo menos na 1ª época). De certeza que se não tiver lesões vai explodir completamente! É de louvar o apoio que o Bardy lhe deu, de certeza que será uma enorme ajuda para o seu sucesso.
Se tudo correr bem, este com o Zé Lima nos centros por portugal, vamos estar bem servidos por muitos anos. Pode ser que esteja aqui a começar um modelo semelante ao da geórgia!

Anónimo disse...

Que tipo de compromisso por 3 anos? É já um contrato profissional?!!!

Claudio disse...

Grande notícia, grande Pedro, grande Julien.

Obrigado por, desse modo, nos permitir de sonhar em grandes momentos de Rugby português.

Anónimo disse...

I’m not that much of a online reader to be honest but your sites really nice, keep it up!
I'll go ahead and bookmark your site to come back later on.
All the best

Here is my webpage ... lån utan kreditprövning

Anónimo disse...

Parabéns !