10 de abril de 2014

FUMO BRANCO NO CAMPEONATO EUROPEU DE CLUBES (*actualizado)

Agora parece ser de vez, já que o anúncio é feito pela Rugby Football Union, e foi publicamente, e positivamente, comentado pelo presidente da IRB, Bernard Lapasset.

Foi finalmente assinado o acordo que põe de pé um novo sistema de competições entre clubes na Europa já a partir da época 2014-2015, que parece ter satisfeito os interesses das nove partes envolvidas, que manifestaram o seu empenho em que as competições abrangidas sejam um sucesso. 

Não vamos hoje entrar em grandes detalhes sobre a forma como tudo se vai passar, referindo apenas que serão organizadas três competições - European Rugby Champions Cup (Taça dos Campeões Europeus de Rugby), European Rugby Challenge Cup e uma nova prova, denominada Qualifying Competition (Torneio de Qualificação).

Curiosamente é sobre esta última - afinal a que nos pode interessar mais directamente - que há menos informação, apenas se sabendo que será disputada por de oito a 12 equipas do Tier 2 e de clubes italianos (os clubes profissionais que ficam de fora das duas principais competições?), conforme venha a ser decidido entre a FIRA-AER, que será a responsável pela organização desta prova, e a nova EPCR (European Profissional Club Rugby) responsável geral do conjunto da operação. 

Deste Torneio de Qualificação, apuram-se duas equipas que se vão juntar a outras 18 para disputarem a Challenge Cup. 

Ninguém sabe neste momento como será organizada esta prova, e quem realmente vai nela participar, mas pode ser um mau sintoma a indicação de que deverão ser clubes de países do Tier 2, do qual, infelizmente, Portugal está cada vez mais afastado, depois da vergonhosa campanha dos dois últimos anos, em que apenas vencemos a Bélgica por duas vezes e empatámos com a Espanha numa ocasião... 

Mas para sabermos pormenores teremos que esperar, pois se foram divulgados todos os detalhes das competições principais, a Qualifying Competition surge quase como uma esmola aos pobres, e agora eles que se arrumem... 

Esmola, mas sem dinheiro envolvido, que a repartição das verbas está muito bem definida e nada sobra para esta competição qualificativa... 
Fica tudo entre Top-14, Premiership e Pro12, um terço para cada um, e como só pode haver três terços, o resto chupa no dedo...... 

VISÃO GERAL 
Três novas competições serão criadas, com as denominações de European Rugby Champions Cup, European Rugby Challenge Cup e Qualifying Competition. 
Uma nova Associação será criada na Suiça, com o nome de European Professional Club Rugby (EPCR), responsável pela organização e direcção das Cup Competitions... 

EUROPEAN RUGBY CHAMPIONS CUP - Qualificação 
Classificam-se 20 equipas através das suas posições nos respectivos campeonatos no ano precedente. Serão as seis primeiras da Top-14 francesa, as seis primeiras da inglesa Premiership Rugby, e as sete primeiras da Pro12, que inclui equipas galesas, irlandesas, escocesas e italianas, sendo que desta última Liga fica garantida a participação a, pelo menos, uma equipa por nação participante. 
Na primeira época o 20º lugar será ocupado pelo vencedor de uma eliminatória a disputar entre os sétimos classificados da Top-14 e da Premiership, que terá lugar em Maio de 2014, estando ainda por decidir se numa mão apenas ou em duas mãos. 
Nas épocas seguintes este 20º lugar será disputado entre os dois sétimos classificados da Top-14 e da Premiership, e dos oitavo e nono da Pro12. 

EUROPEAN RUGBY CHALLENGE CUP - Qualificação 
Quanto à segunda competição ela será disputada por 18 clubes da Top-14, Premiership e Pro12 a que se juntarão os dois já referidos que forem apurados no Torneio de Qualificação. 

FORMATO DAS DUAS COMPETIÇÕES PRINCIPAIS
Quanto ao formato das duas Taças, as equipas (20 em cada competição) serão divididas em cinco grupos de quatro equipas, jogando a duas mãos, e classificam-se para os quartos de final os cinco vencedores dos grupos mais os três melhores segundos no conjunto das tabelas. 

CALENDÁRIO DAS DUAS COMPETIÇÕES PRINCIPAIS 
A fase de grupo será disputada em três blocos de dois fins de semana, e deverá estar concluída até ao final de Janeiro. 
As finais deverão ocorrer o mais tardar no primeiro fim de semana de Maio. 

EUROPEAN PROFISSIONAL CLUB RUGBY
A EPCR terá uma direcção representando todas as partes envolvidas e uma Comissão Executiva encarregue de todos os aspectos comerciais, e da preparação das reuniões da Direcção. 
A EPCR terá um Presidente independente e a sua comissão Executiva será composta ppor esse Presidente independente, pelo Director Geral e três membros com direito a voto representando cada uma das ligas (Top-14, Premiership e Pro12). 
O Director Geral será o responsável pelas execução das tarefas diárias da EPCR. 

O acordo agora assinado será válido por um mínimo de oito anos e os nove membros da nova associação serão: Federação Francesa de Rugby (FFR), Federação Inglesa de Rugby (RFU), Federação Italiana de Rugby (FIR), Federação Galesa de Rugby (WRU), Federação Escocesa de Rugby (SRU), Federação Irlandesa de Rugby (IRFU), Regional Rugby Wales (RRW) e Ligue Nationale de Rugby (LNR-França).

(*actualizado)
Pela sua importância transcreve-se aqui a declaração de dia 11 de Abril do Presidente da FIRA-AER sobre esta matéria:

FIRA-AER Chairman and International Olympic Committee Member, Octavian MORARIU would like to clarify the position of FIRA-AER further to the announcement of a European Competitions Accord.
« Over recent months, FIRA-AER has kept an eye on the future for European Clubs Cups. We are grateful to the IRB and FFR (French Rugby Federation) for keeping us informed from time to time on the situation. At present, FIRA-AER has had no contact with the organizers of the new competitions, neither has FIRA-AER been involved in the negotiations. »

« We believe that any competition claiming to be European and which wishes to engage with FIRA-AER’s 48 member unions cannot be organised without the Regional Association or it’s active input, as is now the case with other Olympic sports in Europe. »

« As of today, nothing concrete has been discussed and FIRA-AER awaits the next round of discussions with great interest and readiness. »

3 comentários:

Great Duke disse...

Caminhamos a passos largos para a futebolização do rugby...que pena...

Anónimo disse...

http://www.fira-aer-rugby.com/article-577.htm

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 21:28
Pela sua importância, transcrevemos no final do texto as declarações do Presidente da FIRA-AER