1 de abril de 2014

ASSEMBLEIA GERAL FOI ADIADA POR INCUMPRIMENTO DOS ESTATUTOS

No mundo do rugby português existem dois momentos em cada ano, em que os sócios da Federação Portuguesa de Rugby podem interferir no rumo da modalidade, quer apreciando, quer votando os Orçamentos e Planos de Actividade (no mês de Novembro) e os Relatórios e Contas (no mês de Março).

Para que essa intervenção possa ser realizada de forma consciente, os Estatutos federativos obrigam a que as convocatórias das Assembleias Gerais sejam  acompanhadas em anexo, dos documentos sujeitos a discussão.

Estas normas são pacíficas, e têm, ao longo dos anos sido respeitadas pelos responsáveis federativos que se têm encontrado à frente do nosso destino associativo.


Mas este ano isso não aconteceu, e o Presidente da Mesa da Assembleia Geral convocou a reunião da Assembleia para ontem, dia 31 de Março, mas, em claro incumprimento estatutário, essa convocatória não foi acompanhada dos documentos que estariam sujeitos a discussão, ou seja, o Relatório e as Contas...

Os documentos não acompanharam a convocatória, nem foram enviados aos sócios da FPR em nenhum momento posterior.

Perante esta situação, pelo menos dois clubes informaram a FPR que não iriam estar presentes na reunião de ontem, e essa comunicação, e a provável impugnação que se seguiria, "obrigou" ao adiamento da Assembleia...

Assim, o Presidente da Assembleia Geral enviou nova convocatória aos clubes, marcando a Assembleia Geral Ordinária para o próximo dia 15 de Abril, acompanhada de um ofício onde se atribui a responsabilidade do não envio dos documentos referidos, ao Revisor Oficial de Contas, que não terá finalizado o seu relatório em tempo útil de análise e elaboração de respectivo parecer por parte do Conselho Fiscal.

Curiosamente, esta nova convocatória também não foi acompanhada do Relatório e Contas do ano de 2013...

16 comentários:

Anónimo disse...

Como era de esperar a nova conv AG não foi acompanhada dos documentos porque so na passada 6 feira ( caso nao venham a alterar mais) as contas foram entregues ao referido Revisor, mas ate 8 dias antes o senhor Julieta pode enviar aos clubes.
Sera que ainda não viram que ele quer é ganhar tempo para dar a volta a Portugal e convencer os clubes que ele fez um excelente trabalho, e alguns erros são erros sem importância e normais numa gestão (dele).
Na verdade quais foram as promessas dele?
- Campeonato do Mundo 2015
- Melhor classificação no Mundial de Sevens
- Consistências nos regulamentos
- Desenvolvimentos e Apoio aos clubes
- Obras do Estádio Nacional concluídas
- Recuperação do Passivo
Quais destas foram cumpridas?
Inicio das obras do estádio nacional
O resto nada foi cumprido e nalguns casos ficamos bem pior, devido a diversos erros de gestão inconsciente do Senhor Julieta e sua companhia.
Ontem todos devem ter recebido uma carta de inteira propaganda eleitoral dizendo que o eu fiz ( FPR) 90 % é mentira.
Na minha opinião e de muito (ainda bem) CHEGA.

Anónimo disse...

É apanágio desta direcção a vitimização.
Nunca são culpados de nada. A responsabilidade pelas falhas é SEMPRE imputada a terceiros.
A tentativa permanente de iludir é uma característica intrinseca a esta direcção federativa.
Ainda ontem, os clubes recebem uma carta de propaganda eleitoral, em que só se aponta alguns casos de bons resultados. Mas em nenhum momento é feito o mea culpa pelas muitas asneiras feitas.
Não há humildade. Só arrogância e prepotência.
Se tivesse uma réstea de bom senso, o presidente da FPR deveria pedir a demissão, antes de ser enxovalhado na praça pública com uma moção de censura para o demitir.

Anónimo disse...

até aqui nada de especial, tudo a ser feito de acordo com os regulamentos e com a lei. o responsável pela convocatória repetiu-a porque ela estava imperfeita. subentende-se da nova convocatória que havia contas, que havia relatório do roc e que faltou apenas tempo (útil) para o conselho fiscal emitir o seu parecer.

Anónimo disse...

Depois de tudo a que estamos habituados esta é uma não-notícia!

Notícia seria dizer que a AG foi convocada, com a convocatória devidamente acompanhada dos necessários documentos de apoio...

Parece é que há sempre um bode expiatório enquanto o Sr Amado nunca assume nada do que (de tão mau) se passa!

consta por aqui que se vai recandidatar! Será que tem essa lata? Essa pouca vergonha? Aguardemos

Anónimo disse...

Se não estou enganado quando entrou o actual presidente estávamos em 2 lugar na qualificação para 2015 e em 19 do ranking da IRB, se e que isto e verdadeiramente importante para o estado do Rugby.
Nos 7's já tínhamos sido convidados e não qualificados para core team.
Ja tínhamos ficado em 10 lugar num Mundial em HK.
Ganho um Europeu de XV noa sei quantos Eropeus de 7'S.
As obras do EN 2 cabines para equipas e uma para arbitros, gracas ao assessor contratado a pressa são no minimo ridículas.
O que realmente interessa e esta pressa antes da assembleia de fazer resumo da obra feita,recheado de mentiras e imprecisoes.
Mas realmente tesourinho e dizer que a promessa da campanha era apenas um objectivo muito dificil de conseguir e portanto nada melhor que ir cantando e rindo.
Quem o ouviu durante a fase de qualificação já la estávamos.
Sera que a memoria das pessoas e assim tao curta e vão olhar outra vez para o lado.
Nao falo de finanças porque já uam vez tentei e nao fui publicado.

Anónimo disse...

Calma e bom senso. Este excitamento faz-me lembrar o fim da anterior direção e deu no que se está a ver. Calma e bom senso ... Mais do mesmo não obrigado !

Anónimo disse...

Não conheço em pormenor os estatutos da FPR... mas a norma em geral nem é enviar os documentos anexos à convocatória, mas sim disponibilizá-los na sede para quem os queira consultar. Evidente que teriam de estar disponiveis a partir do momento em que é enviada a convocatória.

Manuel Cabral disse...

ESTATUTOS DA FPR - ARTº 20º - 3 - As sessões da assembleia são convocadas pelo presidente da mesa ou seu substituto, com a antecedência mínima de 8 dias, através de avisos convocatórias dirigidos aos sócios, com a indicação da respectiva ordem de trabalhos, os quais serão acompanhados em anexo, dos documentos sujeitos a discussão.

Podem consultar os Estatutos em http://www.maodemestre.com/p/estatutos-fpr.html

Anónimo disse...

Peço desculpa mas não se trata de calma e bom senso.
Trata se de um chico esperto a tentar fazer nos de parvos.
Alguém pediu que a carta de comiseração fosse escrita pediu licença para a mandar?
Porque não acaba o mandato calado e tenta não fazer mais nada.
Renovar com o Pico porque razão? o balneario está ou não todo partido.
Esta telenovela da Assembleia é ridicula.

Manuel Cabral disse...

Anónimo que começa assim:
"Mas porque é que ninguém fala do que sabemos ser verdade ?!! "

Calma... Tens que dar tempo ao tempo... Os assuntos que abordas serão com certeza trazidos a público muito em breve...
Até lá, vamos com calma...

Manuel Cabral disse...

Anónimo que começa assim:
"Mas porque é que ninguém fala do que sabemos ser verdade ?!! "

Calma... Tens que dar tempo ao tempo... Os assuntos que abordas serão com certeza trazidos a público muito em breve...
Até lá, vamos com calma...

Manuel Cabral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

eu por acaso até acho que o melhor para o rugby nacional seria mudar de presidente da fpr. naturalmente. até porque o actual já está no cargo há seis anos (?) e manda o bom senso que, especialmente quando as coisas não estão a correr bem, haja rotatividade nos cargos. agora o bota abaixo é que é um mau conselheiro, dois exemplos. imagine-se o que seria se todos os presidentes de clubes que apresentam o objectivo de ser campeao se demitissem quando isso não acontece. todos os anos mudavam 5 ou 6 presidentes. e este discurso do "porque é que ninguém diz a verdade ?". um clássico nestas situações. normalmente nunca leva a nada porque não há nada ou grande coisa. só serve para ruído de fundo e conversa de café. politics ... . calma e bom senso. venha a AG, com o relatório de actividades, com as contas passadas por roc e conselho fiscal, analise-se o que há para analisar e vote-se o que há para votar.

Anónimo disse...

Ninguém pede a demissão do presidente da FPR por não nos termos apurado para o Mundial, porque essa é a situação mais normal, agora quando o presidente diz categoricamente que apresenta a demissão se não alcançar esse objectivo está a abrir a porta, agora só lhe resta sair. Para não falar em todas as situações graves em que colocou o rugby português e a própria FPR.

Anónimo disse...

Tive hoje a oportunidade de ler a carta enviada pelo Sr Amado aos clubes e o seu teor acabou por não constituiu surpresa.

Igual a si próprio, faz os auto-elogios do costume, da obra feita (qual?), de ter colocado ordem no descalabro financeiro da FPR (a sério?), de ter conseguido mais jogadores e mais clubes (como se fosse ele a criá-los e a angariar jogadores).

Nem uma palavra sobre a trapalhada dos regulamentos, sobre a trapalhada do despedimento do anterior selecionador, sobre os desastrosos resultados desportivos das seleções de XV e de VII, nada sobre as suas atitudes prepotentes e ditatoriais, que levaram muitos dos que faziam parte da Direção a baterem a porta, apenas por lá ficando os yes-man!

Termina dizendo que não precisa da FPR para nada, nem esta agarrado ao lugar! Ora bem, então abdique do salário até ao fim do mandato ou, se for coerente com o que disse sobre uma não qualificação para o mundial, que se demita!

Mas, não me parece...Como se costuma dizer, o homem só sai com benzina, porque é uma nódoa :)

Unknown disse...

Boa noite

Pelo que eu sei,as obras no estádio nacional estão a andar,mas o desgraçado do empreiteiro está a haver uma data de massa.O sr Silva todos os dias lhe diz que vai pagar mas no dia a seguir é mentira!