12 de abril de 2014

AGRÁRIA DESCE, SÃO MIGUEL FICA, LOUSÃ SEM DERROTAS É PRIMEIRO

A Agrária de Coimbra perde em casa com o Sporting e é rebaixada para a 2ª Divisão, face à vitória do São Miguel diante do Santarém, que conseguindo o bónus defensivo, se manteve na oitava posição.

Na frente a Lousã terminou a fase de apuramento na liderança, após vitória na Sobreda sobre o Benfica, sem derrotas e apenas com empates frente ao Groundlink Caldas e este mesmo Benfica, na primeira volta, na Lousã.

O Sporting apesar da vitória em Coimbra, já sabia que o seu destino era a sexta posição na tabela, e o Évora que foi vencer a Loulé, ultrapassou o Benfica e terminou na terceira posição

O Groundlink Caldas, apesar da vitória bonificada em Setúbal, termina esta fase na segunda posição, e como a Lousã, vai ficar a aguardar os resultados da pré-eliminatória para conhecer o seu adversário da meia final.



O Rugby Clube da Lousã foi à Sobreda da Caparica confirmar a sua primeira posição na fase de apuramento, conseguida através de 16 vitórias e dois empates (frente a este mesmo Benfica, na Lousã, e frente ao Groundlink Caldas, nas Caldas da Rainha) e vai agora ter dois fim de semana de folga, antes de defrontar ou o Benfica de novo ou o Vitória de Setúbal, na Lousã, no jogo da meia final do play off.
Esta foi a melhor maneira para os serranos terminarem esta primeira parte da prova, e eles são, sem qualquer dúvida o principal candidato ao título nacional e respectiva subida de divisão.
E dizemos isto apenas com base no que se passou durante estes seis meses de prova, já que não tendo sido tão exuberante em alguns resultados como o seu mais directo adversário, a Lousã conseguiu o mesmo número de vitórias - entre as quais uma na luta cara a cara - obteve o mesmo número de pontos de bónus ofensivos, e trocou um empate que vale dois pontos, por um bónus defensivo que vale apenas um...
Agora, entre ser o principal candidato, e conseguir a vitória, isso são outros quinhentos...
O Benfica teve uma época razoável, especialmente a primeira volta, quando foi à Lousã atirar um balde de água fria aos ânimos lousanenses, trazendo de lá um precisos empate, mas falhou no confronto com aquele que acabou por ser o seu adversário directo até mesmo ao final.
De notar ainda que os encarnados obtiveram tantos bónus de ataque como o Évora, e com os dois bónus defensivo e o empate frente à Lousã, conseguiram controlar os danos e ficar apenas a quatro pontos dos chaparros.


O Groundlink Caldas foi uma lufada de ar fresco no rugby nacional, e o melhor sintoma disso foram os constantes ataque que sofreram fora de campo, quer dirigidos às suas naturais ambições competitivas, quer em especial, ao lançamento de um projecto de desenvolvimento regional, que poucos outros tentaram no passado...
Os pelicanos cresceram, criaram asas e parecem agora capazes de voos mais altos, mesmo se isso acontece com alguma antecedência em relação ao que os seus responsáveis tinham programado.
Mas a verdade é que o Groundlink Caldas é o segundo grande candidato ao título, e como dissemos em relação à Lousã, a partir de agora a música é outra, pelo que ser o principal ou segundo candidato pouco importa, e a menos que aconteça uma surpresa -  tendo em consideração o comportamento das equipas na fase de apuramento - serão estes dois candidatos a decidirem tudo em apenas 80 minutos, no fim de semana 10/11 de Maio.
Quanto ao Vitória de Setúbal, conseguido o seu grande objectivo, com louvor, resta-lhe agora mostrar, frente ao Benfica, que a derrota pesada da segunda volta não passou de um facto acidental...


O Clube de Rugby de Évora teve os seus momentos menos conseguidos durante a época, mas ninguém no seu perfeito juízo pode dizer que o seu terceiro lugar na fase de apuramento não é merecido.
Conseguindo vencer por duas vezes todos os seus adversários, com excepção dos dois primeiros da tabela, os chaparros continuam a ser uma das quatro melhores equipas da 1ª Divisão, como acontece, sem qualquer interrupção, desde 2003-2004, ano em que subiram a este patamar - já o tínhamos referido anteriormente, mas nunca é demais relembrar... - e tendo em consideração que mantém em actividade nas divisões principais, equipas dos escalões de Sub-16 e de Sub-18, além de manterem também uma segunda equipa senior em campo há duas épocas seguidas, não temos qualquer dúvida que os alentejanos estão a criar condições para, caso o decidam, poderem apostar numa eventual promoção ao principal escalão do rugby nacional.
O Rugby Clube de Loulé cumpriu muito bem com as suas ambições e cedo garantiu a permanência na 1ª Divisão, seu principal objectivo, e mesmo sendo um observador que pouco conhece do interior do clube, posso dizer que os algarvios souberam agarrar a oportunidade de disputarem a Primeirona, cresceram como clube e deram este ano um passo de extrema importância na consolidação do seu rugby senior, com o lançamento da equipa B.
Talvez falte ao Loulé alguma rivalidade regional, e pode ser que a criação de dois ou três novos clubes no Algarve ajudasse a resolver isso, e talvez deva ser mesmo essa uma das prioridades do Rugby Clube - o surgimento de novos clubes, novos emblemas, na zona, não o vai enfraquecer, bem pelo contrário!


O Sporting encerrou o lote das equipas que vão disputar o play off, e o facto de o ter conseguido na sua segunda época de actividade, e na estreia na 1ª Divisão merece um destaque especial.
Tendo conseguido manter uma segunda equipa senior em competição, os leões devem agora correr atrás da constituição de equipas nos escalões de Sub-16 e Sub-18 - aliás nesse sentido têm feito algumas acções de captação nos escalões mais jovens - pois sem essa base dificilmente conseguirão ir mais longe.
Pode ter sido por acaso, mas a verdade é que a par do Sporting e do Santarém, a Agrária também não apresentou equipa no escalão Sub-18, e sem pretender estabelecer uma relação directa deste facto com a sua
despromoção, fica a impressão que a passagem de muitos jovens ao escalão senior não vai substituir o crescimento sustentado em escalões jovens em actividade.
Esperamos que este regresso ao terceiro nível do rugby nacional não constitua um caso de desânimo e abandono, e, antes pelo contrário, sirva aos charruas para se apetrecharem melhor para as batalhas do futuro.
Uma coisa é certa - chegou a altura dos clubes da região Centro pensarem, a par da participação nas provas de âmbito nacional, no lançamento de uma competição regional que envolva equipas B dos clubes que disputam a D.H. e a Primeirona, as equipas da Segundona, e também de mais uma ou duas daquelas que têm participado com regularidade nas competições dos Emergentes.


O Clube de Rugby de São Miguel conseguiu, mesmo na lavagem dos cestos, tirar o corpo do lume e garantir a permanência na 1ª Divisão, graças a uma suada vitória frente aos cavaleiros de Santarém, e com o benefício da derrota da Agrária frente ao Sporting.
Esta permanência é muito importante para os buldogues, já que sendo um clube que tradicionalmente dá particular importância aos escalões mais jovens, é natural que só aos poucos vá tendo no escalão senior a compensação do trabalho feito nos restantes escalões.
Reparem que o São Miguel em 2011-2012 apenas tinha equipa nos Sub-16, mas a partir desse ano conseguiu apresentar sempre equipas quer em Sub-16, quer em Sub-18, e ao mesmo tempo dar um salto difícil da Segundona para a Primeirona.
Acreditamos que com a experiência deste ano, e com a continuação do trabalho desenvolvido no clube, a próxima época decorra com mais tranquilidade.
Quanto ao Santarém, esperamos que com o seu campo próprio, com o incentivo de permanecer na 1ª Divisão, e com a experiência de mais este ano no escalão, consiga resolver o problema das suas equipas nos Sub-16 e Sub-18, que umas vezes tem apresentado, outras não...
A verdade é que as equipas que querem crescer e conseguir a manutenção nos dois primeiros escalões - e muito em breve, nos três escalões - têm que apostar nos escalões de formação, sem o que correm o sério risco de não conseguirem acompanhar a concorrência.



Fotos: https://www.facebook.com/rugbyagrariahttps://www.facebook.com/thani.assiz

14 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma equipa de lisboa que fica e outra do resto do país que desce... enfim, continua a macrocefalia e sufoco ao desenvolvimento do rugby nacional. Mas nada a opor, jogadores e técnicos da Agrária foram dignaos mesmo no momento do adeus. O sporting fez o que devia.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 00,22
E o que querias tu fazer? Mandar o São Miguel para a Segundona porque é de Lisboa?
Ou achas que eles foram beneficiados pela arbitragem?
Ou será que o Sporting deveria ter deixado a Agrária vencer para acabar com a macrocefalia?
O teu comentário é o exemplo claro de quem não tem nada para dizer, aproveita um espaço que está disponível, e pimba! manda uma bojarda para o ar.
Achas que as equipas de Lisboa foram beneficiadas?
O Benfica, Sporting e o São Miguel. Qual delas foi beneficiada, e quando?

Macrocefalia? Será que sabes o que isso quer dizer? Ou será que achas que a tal Macrocefalia só termina quando acabarem as equipas de Lisboa?

Achas que as classificações obtidas não o foram pelo mérito das equipas?
Então o que sugeres? que a Agrária fique e o São Miguel desça?
Mas o São Miguel provou ser mais capaz de ficar que a Agrária...
OU talvez aches que deve descer o Benfica, ou o Sporting.
Não porque sejam piores que a Agrária, mas porque são de Lisboa...

Não tens vergonha na cara ?!!

Anónimo disse...

Nos a pensar que o arbitro ia ser caseiro, e afinal foi um dos melhores jogos que tivemos esta epoca.

Parabens a Agraria,que vendeu cara a derrota,mas sobretudo parabens ao Sporting, que garantiu e confirmou o seu lugar no campeonato!

Anónimo disse...

O campo do Inatel esteve homolgado pela FPR a época toda?

Anónimo disse...

parabens aos jogadores do Groundlink Caldas, encheram-nos a todos de orgulho.
No inicio eram um grupo, ou melhor dois, de jogadores com praticas e abordagens ao jogo muito distintas, existiram choques e muitas arestas tiveram que ser limadas mas hoje sao um so grupo, uma so eqipa e cada vez mais forte, cada vez mais solida. A todos voces os meus parabens.

E importante ver uma equipa, que tantos dizem depender dos jogadores que chegaram este ano, ser cada vez mais homogenea a ponto de ontem ter-se dado ao "luxo" de ter jogado sem muitos jogadores que chegaram este ano mas tambem sem muitos doa jogadores promcipais que foram formados nas Caldas e ainda assim ter vencido e convencido.

o que se passou ontem e o sinal de que o caminho delineado e seguido pelo responsaveis do Caldas e da Groundlink, apesar das fortes criticas, internas e externas, e o correcto.
A equipa evolui-o , cresceu, tornou-se adulta, perdeu a timidez e assumiu-se, se esta atitude for para manter entao os criticos estavam completamente errados e o rugby em Portugal ganhou mais uma equipa ambiciosa e que quer ser cada vez mais forte.

Que alegria ver um Sampaio, um Samurai ou um Cristovao, tres sub-18 a jogarem e a assumir o jogo ao lado de um Maxi ou de um Mateus, isto mostra que valeu a pena a aposta.

Anónimo disse...

A Agrária vai voltar ao escalão ao qual pertence, já a época passada foram salvos na secretaria. Parabéns ao S Miguel e ao Sporting pela excelente primeira época na Primeirona!

Anónimo disse...

Entao e o S. Miguel não subiu por causa dessa "secretaria"?

Antes de te pores a mandar postas de pescada pensa um bocadinho, para não fazeres essa figura de urso!

Anónimo disse...

deixem se de futebolices. qualquer dos 3 clubes poderia ter descido, foi uma decisão apertada e que basicamente se deveu a uma vitoria do Santarem e S. Miguel fora do trio de trás. Santarem ganha ao Sporting numa jornada sem árbitros, S. Miguel ganha ao Loulé quando o Loulé jã não tinha nada a ganhar ou perder. A Agrária poderia ter ganho também ao Sporting numa jornada que nada contava para o Sporting.
Mas dos 3 o S. Miguel é claramente o clube que poderá trazer mais ao Rubgy em ficar num nível acima, pelos miúdos que apresenta a jogar. Mas se descesse iria voltar rapidamente.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10.58
Que tipo de suspeições são essas que levanta com a história da homologação ? Cheira-me a despeito ridiculo. Ou diz o que quer dizer, ou não fale do que não entende.

Carlos Eduardo disse...

Ao anónimo das 18:27, dois pequenos apontamentos:

- Por mera curiosidade, que jogadores se deu o Caldas ao "luxo" de jogar sem eles contra o Setúbal? É que algumas linhas abaixo refere, por exemplo, o Maxi e o Mateus...

- O repetitivo discurso auto-elogioso da época do Caldas vai já roçando um extremo narcisismo egocentrista, razão pela qual muitas pessoas vão também teimando em "provocar" é desvalorizar o real mérito do clube. Já cansa, a sério... Entendam que todos identificamos o trabalho por vós desenvolvido, mas nem por isso seremos obrigados a elogiar um clube a que não pertencemos...

Para todos:

Depois de ao longo da época ter assistido a diferentes jogos envolvendo Benfica, Évora, Sporting e Setúbal, tenho a sensação que Benfica-Setúbal e Évora-Sporting não estão decididos, com idênticas probabilidades de vitória para qualquer das equipas. Isto, repito, depois de ter acompanhado jogos das quatro equipas, sem clubites nem preconceitos...

Anónimo disse...

Antonio jardim,Frederico vasconcelos (chegou as 14h e jogou 15mn), claudio franca,vieira (melhor marcador,de,pontos) bernardo deça, bernardo Gonçalves, David esteves...precisas de. Mais?

Ignatius disse...

A Agrária vai ser claramente candidata à subida para o ano.......Este ano houve nitidamente 2 equipas superiores às outras, mas de resto até que vi (muitos) jogos bem disputados. Parabéns S. Miguel e Santarém. Até breve Agrária.....

Anónimo disse...

O Campo do São Miguel, está homologado para jogos da I e II Divisão é só consultar na Secretaria da FPR, nunca foi efetuado um jogo sem que o estivesse, não percebo o que é que isto tem haver com os resultados...isto é só tricas...são piores que certas senhoras,
Deviam aproveitar para usar a uníca publicação que temos de Rugby para comentários construtivos e que acrescentem uma mais valia ao Rugby Nacional, a Agrária desceu mas vai com toda a certeza melhorar para voltar a subir, uma descida não é um drama...

Anónimo disse...

Espero que todos os jogadores que até agora representaram a Seleção Nacional de SEVENS em todos os torneios do Circuito Mundial disputado este ano, façam os dois últimos torneios no fim de semana de 3 e 4 de Maio e de 10 e 11 de Maio , a não ser que estejam lesionados e se assim for não poderão fazer tb nestes fins de semanas os jogos que faltam pelas suas equipas, a bem do RUGBY NACIONAL.