2 de abril de 2014

A DUAS JORNADAS DO FIM, NADA ESTÁ GARANTIDO NA PRIMEIRONA

Com a fase de apuramento a chegar ao fim, aumenta o interesse dos nossos leitores em saberem o que pode acontecer a cada equipa, e nós vamos tentando manter as informações actualizadas, para que cada um faça o seu juízo sobre a evolução dos acontecimentos.

Aproveitando a ocasião o Mão de Mestre apresenta em postagem separada a listagem SOLRENTAL.COM dos marcadores de pontos e de ensaios actualizada em relação à 16ª jornada, que sofreu algumas alterações em relação à jornada anterior, com Francisco Reis (Lousã) a perder a liderança dos marcadores de pontos para João Vieira (Groundlink Caldas).


Mas vamos começar com a prévia da 17ª jornada que tem todos os jogos, com excepção do Évora-Benfica, marcados para as 14 horas de Sábado.

A Lousã lidera a tabela classificativa e matematicamente falta-lhe um ponto para terminar a fase de
apuramento num dos dois primeiros lugares, que isentam as equipas da participação da pré-eliminatória do playoff, avançando para as meias finais, jogando em casa.
O Sporting ainda precisa de três pontos para garantir a presença na pré-eliminatória do play off para a qualificação matemática.
A vantagem é dos serranos, que não vão querer perder pontos em relação ao Groundlink Caldas, mas os leões se não pontuarem ficam ao alcance do Loulé, caso os algarvios consigam a vitória em casa.
O dia será de festa na Lousã, e depois do encontro a contar para a Primeirona, teremos ainda um encontro entre as equipas B's dos dois clubes.
O calendário deste final de fase é complicado para a Lousã, que se arrisca a perder a liderança mesmo a chegar ao fim, já que vai a casa do terceiro na última jornada e o Benfica foi uma das duas únicas equipas que não perdeu o jogo realizado com os serranos... Na Lousã...

Os pelicanos precisam de dois pontos para assegurar um dos dois primeiros lugares da fase de apuramento, e não vão encontrar dificuldades para trazer bem mais do que isso de Santarém, enquanto os cavaleiros dormiriam mais descansados se conseguissem um pequeno ponto de bónus.
Mas a tendência é de vitória folgada dos caldenses, e se considerarmos o resultado da primeira volta, não se imagina nenhuma surpresa nas Caldas da Rainha.
O Santarém pode estar a contar com a vitória do Loulé este fim de semana frente ao São Miguel, mas se isso não acontecer, vão ter que suar muito para não saírem da última jornada com um bilhete de ida para a Segundona...

Com seis pontos de vantagem sobre os alentejanos, o Benfica foi surpreendido na Sobreda na primeira volta, e tem agora a oportunidade de se redimir e garantir desde já o terceiro posto na fase de apuramento.
O Évora tem uma apreciável vantagem sobre o quinto classificado, e em termos de enquadramento da pré eliminatória do play off, não tem grande importância se fica onde está ou se consegue subir um degrau na tabela.
Mas existe a questão da honra, que, felizmente, continua a ter um lugar de privilégio entre os rugbistas de todo o mundo.
Vamos ver como águias e chaparros defendem a sua...

A Agrária de Coimbra conseguiu na última jornada um importante ponto de bónus em Santarém, e a obtenção de qualquer ponto frente ao Vitória de Setúbal garante desde logo a manutenção na divisão, em prejuízo do São Miguel, se estes forem derrotados no Algarve.
Mas o Setúbal ainda precisa de dois pontos para estar protegido contra qualquer acidente e poder afirmar com segurança que vai estar nos jogos da segunda fase.
Defrontando o Sporting na última jornada, os charruas bem podem dizer que estes encontros são de vida ou de morte, e se não pontuarem, ficam completamente nas mãos dos rivais...

O Loulé para manter a esperança de participação no play off precisa de vencer, e com bónus de ataque, enquanto os buldogues jogam aqui aquele que pode ser o último cartucho na tentativa de evitar o rebaixamento.
Em caso de vitória - e no caso de derrota da Agrária e/ou do Santarém - o São Miguel é o único dono do seu destino, pelo que este encontro acaba por ser tão importante como o da última jornada, frente aos cavaleiros.
Os lisboetas só têm que fazer a sua parte, ou seja, vencer os dois jogos seria o ideal...
Porque o São Miguel não está morto e ainda pode surpreender, conseguindo um resultado positivo...
Mas os algarvios levam o favoritismo, e talvez consigam aqui o seu segundo ponto de bónus na competição.



22 comentários:

Anónimo disse...

O jogo do CRE vs BENFICA é as 17h! Ja agora, é em Evora!

Manuel Cabral disse...

Horário dos jogos do fim de semana em:
http://www.maodemestre.com/p/jogos-da-semana.html

Anónimo disse...

No texto introdutório deveria ser Évora-Benfica e não Évora-Sporting.

Manuel Cabral disse...

Agradeço a chamada de atenção, o engano já está corrigido.

Anónimo disse...

Uma dúvida quanto a este Campeonato, semelhante à do CN Divisão de Honra:

Se o Regulamento do CN 1ª Divisão tiver sido aprovado depois do prazo limite previsto nos estatutos, só poderá entrar em vigor na época 2014/2015.

Por isso, terá de se aplicar o regulamento da época passada e haver igualmente um play-off de descida.

O Acordão do Conselho de Justiça estende-se também a este campeonato!

Manuel Cabral disse...

Atenção anónimo das 23:15
Isso não é assim.
A norma que obriga a que o regulamento da DH seja aprovado e publicado até ao dia 31 de Janeiro, para entrar em vigor na época seguinte, NÃO se aplica às outras competições.
Apenas o bom senso nos diz que deveriam ser publicados ANTES de começar a época, pelo menos, mas não há nada que obrigue.

Anónimo disse...

Daí as minhas dúvidas.

Ou seja, então o Regulamento CN Divisão de Honra, aprovado depois de 31 de Janeiro 2014, não se aplica só em 2014/15, pelo que terá de haver play-off de descida?

O mesmo não aconteceria com o Regulamento do CN 1ª divisão, se tiver sido aprovado nas mesmas circunstâncias?

A confusão gerada é tanta, que só dá para andarmos baralhados.

Manuel Cabral disse...

É isso mesmo.

O Regulamento da DH para 2014-15 foi aprovado e publicado até 31 de Janeiro de 2014, SEM play off.
O Regulamento da DH que deveria estar em vigor nesta época (2013-2014) deveria ser igual ao do ano passado (época 2012-2013) COM playoff.

Quanto à 1ª Divisão, o Regulamento publicado para esta época (2013-2014), embora tardiamente, NÃO tem play off.

António Ferreira Marques disse...

Onde param os polvos, lulas e outros adivinhos?
Aqui fica a visão de substituição:
- Lousã - Sporting - empatam
- Caldas - Santarém - vitória do Oeste
- CRE - Benfica - vitória de Grenho e ponto bónus para os "putos" Chaparros
- Agrária - Setúbal - vitória dos "agricultores" e ponto bónus para os setubalenses; premeia-se a bulocolia campestre mas não se deixa de considerar o bom peixe
Loulé - S. Miguel - vitória do S.Miguel e ponto bónus para os "bifes" algarvios o Rugby precisa de equipas de bairro, mesmo se de capitais, mas Portugal precisa que os "turistas" se divirtam.
Desculpem as brincadeiras, mas este desporto é acima de tudo entusiasmo, boa disposição e alegria (é o que se retém das imagens dos grandes jogos que vemos todas as semanas nos canais desportivos portugueses).

António Ferreira Marques disse...

Após muita reflexão eis a fundamentação para o prognóstico do resultado do
Lousã - Sporting - empatam. Sou do Sporting mas gosto muito de Licor Beirão.

Manuel Cabral disse...

António Ferreira Marques, apreciei muito a seriedade da análise e a profundidade dos dados.
Particularmente no que diz respeito à fundamentação para o empate dos leões em casa de serranos, e também para o bónus sadino à beira do Mondego...

Manuel Cabral disse...

António Ferreira Marques, apreciei muito a seriedade da análise e a profundidade dos dados.
Particularmente no que diz respeito à fundamentação para o empate dos leões em casa de serranos, e também para o bónus sadino à beira do Mondego...

Anónimo disse...

Tenho quase a certeza que o Loulé vai calar os buldogues dentro de campo e fora dele, digo ja com conhcimento de causa nao é facil jogar na jaula da mata ou seja em loule

Anónimo disse...

Não esquecer que no dia 5 de Abril antes do Jogo do CRE- Benfica um torneio de veteranos onde vão estar presentes o CRE, agronomia, técnico, belenenses, Benfica,Académica .... e o grande espírito de Rugby
Todas as condições para um grande Dia de Rugby

https://pt-pt.facebook.com/events/520784691371506/?ref=22

Anónimo disse...

Loulé 6-12 São Miguel

Anónimo disse...

São Miguel ganha em Loulé, por 12-6, a confirmar os pontos!!!

Anónimo disse...

E a agrária?

Anónimo disse...

Agraria17-37Vitoria

Manuel Cabral disse...

RESULTADOS CONHECIDOS NA HORA. VER AQUI:

http://www.maodemestre.com/p/jogos-da-semana.html

Manuel Cabral disse...

RESULTADOS CONHECIDOS NA HORA. VER AQUI:

http://www.maodemestre.com/p/jogos-da-semana.html

Manuel Cabral disse...

RESULTADOS CONHECIDOS NA HORA. VER AQUI:

http://www.maodemestre.com/p/jogos-da-semana.html

Anónimo disse...

Grande Manel escrevo com uma grande alegria no coração, o meu São Miguel foi ganhar a Loulé 6-12. Claro que a última jornada vai decedir quem fica e quem desce. Até lá não se deitam fogetes, não há vitórias antecipadas. Mas tenho que te dizer que a moral, neste momento, no autocarro que vem de Loulé é grande. Gostava de te dizer que a equipa técnica, neste momento e até ao fim do torneio é constituída por um ex jogador do Clube, Massas e, pelo Sarmento, sobrinho de um ex jogador e vencedor de um campeonato de Juniores, treinados pelo Lilas e pelo Diogo Oliveira, sobrinho do Hélder e filho de Carlos Oliveira, também antigo jogador do Clube, que jogou a primeira Taça Ibérica de Juniores. Grande Manel é verdade, Santos da casa fazem milagres. Grande abraço Kiko Pimentel.