23 de fevereiro de 2014

SPORTING RECUPERA QUINTO LUGAR E SETÚBAL SAI DO GRUPO DO PLAYOFF

A facilidade com que o Sporting despachou o São Miguel foi a nota mais saliente desta 13ª jornada da Primeirona, e aos poucos começa a ficar mais claro o alinhamento final das equipas nesta fase de apuramento.

A derrota do Vitória de Setúbal, associada à vitória de leões e algarvios, fez com que os sadinos saíssem de novo do grupo do play-off, mas é bom não esquecer que a equipa ainda tem um jogo em atraso, com o Santarém, previsto para se realizar no dia 15 de Março, aliás como o outro jogo em atraso, o Évora-Lousã.

Registe-se ainda que em todos os encontros do fim de semana se registaram pontos de bónus de ataque.


Vamos então aos jogos de sábado, 22 de fevereiro.


Com boa presença de público, conhecedor e interessado, assistiu-se a um bom jogo de Rugby esta tarde em Évora.
O Évora é uma equipa jovem que apresentou um Rugby de qualidade, enquanto o Groundlink Caldas, na sua força máxima e beneficiando de uma maior experiência de jogadores chave, controlou o jogo nas fases decisivas e acabou por vencer com ponto bónus, ainda que com boa réplica dos alentejanos.
A evolução do marcador resume também as fases de domínio das equipas.
Entrou forte e dominador o Caldas, obtendo o primeiro ensaio por David Mateus aos 15 minutos.
O regresso de Bernardo d'Eça á equipa dos pelicanos, a jogar a 15, revelou-se determinante, e um pontapé de penalidade transformado pelo defesa, colocou o resultado em 8-0.
Reagiu o Évora e cerca dos 32 minutos, através de um pontapé de ressalto, o seu nº 21 reduziu para 8-3, na sequência de uma das várias faltas no ruck que a linha avançado do Caldas cometia nesta fase do jogo.
Aos 37 minutos uma boa movimentação de ataque dos pelicanos resultou em ensaio de Bernardo d'Eça.
Final da 1ª parte com 13-3 para o Caldas, resultado de um jogo mais adulto e com boas movimentações, quer do pack avançado quer das linhas atrasadas.
Segunda parte com um início de forte reacção dos chaparros, equipa jovem mas com Rugby adulto.
Apareceu nesta fase a classe do seu nº 10, Francisco Borges, que aos 7 minutos transformou um pontapé de penalidade - mais uma falta no ruck do Caldas, colocando o resultado em 13-6.
Respondeu a maturidade do abertura da equipa do Oeste, Maxi Jordan, que com um oportuno pontapé de ressalto no minuto seguinte, repôs a vantagem, e em certa medida permitiu a definição do jogo.
Os alentejanos continuaram a jogar com alta intensidade, e de novo através de Francisco Borges concretizaram, aos 13 minutos, nova penalidade, repondo a diferença em sete pontos, 16-9.
Foi então a vez dos caldenses reagirem e, através do ala Frederico Melim chegarem ao terceiro ensaio, aos 25 min.
O resultado só ficou definido nos últimos minutos da partida.
Primeiro pelo quarto ensaio do Groundlink Caldas, obtido por Claúdio França, hoje a jogar à ponta, e na resposta, o Évora consegue um ensaio merecido através do seu nº 18.
Com esta vitória os pelicanos conservam a liderança, e os chaparros também não viram a sua quarta posição em perigo, graças ao avanço de 15 que tem em relação ao quinto lugar, após a conclusão da jornada.
Em resumo bom jogo, bem disputado, com arbitragem de Filipa Jales e com final desportivo e de animado convívio.


Vitória incontestada da Lousã, numa partida que já se adivinhava não trazer com ela muitas dificuldades, tendo em atenção o resultado do jogo da primeira volta.
A partida serviu aos serranos para prepararem a máquina para a importantíssima partida do próximo final de semana, altura em que vão defrontar o Groundlink Caldas, em casa dos actuais líderes.
Depois da jornada a Lousã mantém a segunda posição com menos dois pontos que o primeiro na tabela, e a Agrária continua na penúltima posição, com seis pontos de vantagem sobre o lanterna vermelha, o São Miguel, e apenas a dois pontos do Santarém, oitavo na tabela.


Mais uma vitória sem margem para discussão, com os encarnados a registarem sete ensaios contra apenas dois dos sadinos.
Com esta vitória clara deixaram de existir dúvidas - se é que ainda existiam - sobre quais são as quatro equipas de topo da Primeirona, já que mesmo o quarto classificado leva 15 pontos de vantagem sobre a equipa seguinte na tabela.
O Setúbal que vencera na passada semana o Sporting, não conseguiu repetir a proeza, nem sequer pôr a adversário sob pressão, e, antes pelo contrário, foi claramente dominado pela nova nova geração benfiquista.


O Loulé conseguiu o seu primeiro ponto de bónus na competição, o que não é muito lisonjeiro para a equipa, já que é, entre todas as que disputam a prova e a par da Agrária, a que menos bónus conquistou até agora, e pode muito bem vir a sofrer com esse número quando se for fazer a contagem final para acesso ao play-off.
Note-se, a título de exemplo, que as três primeiras da tabela somam 10 pontos de bónus cada uma, e que os seus directos competidores por um lugar no play-off, somam três pontos de bónus, o Sporting, e quatro, o Vitória de Setúbal.
Os sadinos que têm uma vitória a menos que o Loulé (cinco contra seis), na tabela classificativa registam apenas um ponto menos que os algarvios, fruto precisamente do diferencial de ponto de bónus.


Resultado mais expressivo da jornada, conseguido por um Sporting ferido no seu orgulho com a derrota em Setúbal na passada semana, e que colocou a equipa leonina de novo na quinta posição da tabela, ao mesmo tempo que deve ter terminado com a esperança do São Miguel em conseguir garantir a permanência na divisão.
Na verdade, após 13 jornadas e outras tantas derrotas, 50 pontos de diferença para os seus companheiros de subida de divisão, e uma exibição de bastante fraco nível, deixam pouco que dizer sobre a equipa, que temos esperado ver reagir aos maus resultados, mas que tem sido incapaz de o fazer.
A partir de agora será preciso um verdadeiro milagre para evitar a descida do São Miguel para a Segundona...
Recorde-se que na Primeirona o último colocado da Fase de Apuramento desce directamente à Segundona, sem disputa de play-off de descida.

13 comentários:

Anónimo disse...

Os jogos recentes do S Miguel sao absolutamente espantosos. A equipa ate tem algum talento Mas ninguem se lembrou de estabelecer um modo de jogo. Quando teem a bola nao sabem o que fazer, e so jogam individualmente. Os medios nao controlam o jogo e ninguem sabe o que tem de fazer dentro de campo. E agora mais recentemente, para ajudar a festa deixaram de placar. Podem apontar o dedo aos jogadores. Mas qualquer pessoa com dois dedos de teste percebe que quem tem de pagar por este falhanço abismal é o treinador. E já vai tarde.

Anónimo disse...

sporting-são miguel (9-1 em ensaios)

Anónimo disse...

Boa tarde de rugby em Évora. Com um Évora cheio de sangue novo, que tem ck o objectivo faEr uma equipe nova, após saída de vários elementos chave, e um Caldas que mais uma vez mostra que depende dos seus reforços, onde uma equipe inteligente se os conseguir eliminar o Caldas torna-se uma equipe de fácil alcance.
Não deixa no entanto que elevar a vontade de este Clube em querer mexer o rugby em Portugal, esperemos que não aconteça o mesmo que no projecto do Setúbal.
É pena não existirem mais investidores interessados em fazer protocolos iguais em equipes fora de Lisboa.
Acredito que estão definidas as equipes da fase final, que trará algumas novidades.

Anónimo disse...

O Évora já tem, em Évora, um campo com condições para treinar e jogar?

Se sim, relva sintética ou natural?

Anónimo disse...

Mais uma vez refiro que o Groundlink Caldas está feliz por ter toda a sua equipe disponível para jogar.
Estamos felizes por estarmos a subir de rendimento e a melhorar continuamente a nossa qualidade de jogo.
Aceitamos que muitos entendam que é fácil ganharem-nos, são opiniões.
Temos pena de não fazermos a vontade a todos aqueles que acham fácil ganharem-nos, afinal apenas o Lousã, com quem perdemos, e o Benfica, com que tivemos vitórias de quatro pontos, todos os outros tiveram derrotas e cinco pontos.
Estamos felizes por termos garantido matematicamente o quarto lugar, que era um dos objetivos da época.
Estamos felizes porque para a semana vamos ter um Sábado de festa e com toda a certeza um grande jogo de rugby com o Lousã, que esperamos naturalmente ganhar, embora saibamos que o Lousã também naturalmente vai fazer tudo para ganhar.
Estamos felizes porque novos reforços estão já garantidos para o ano (três nacionais e três de países europeus)
Estamos felizes porque novos patrocínios de empresas Internacionais foram garantidos.
Estamos felizes porque provavelmente novo protocolo, de mais um ano, vai ser assinado para a equipa sénior.

Ao fim de 13 jornadas o Groundlink Caldas já não tem reforços, tem uma equipa com jogadores de várias origens. Reforços são os que irão chegar.

Neste momento a equipe sénior está melhor do que esperávamos para esta altura. Neste momento a nossa atenção está virada para outras áreas.

ALBERTINO MINHOTO disse...

ALBERTINO MINHOTO
o meu lugar de treinador dos seniores do S. MIGUEL á mais de um mês que foi posto á disposição e decisão da direcção do clube .
é certo que ao fim de 29 anos como treinador nos quais as minhas equipas ganharam 22 titulos , este ano deixei de saber treinar , talvez o anónimo , queira dar a cara e vir treinar esta equipa , eu agradecia .

Anónimo disse...

Acho piada a estas bocas que se mandam na Primeira de que o Caldas não joga nada e de que o Lousã está em queda, mas será que ninguém repara na classificação? será que ninguém repara que estas duas equipas se encontram a mais de 10 pontos das que vêm a seguir? se fossem assim equipas tão acessíveis será que tinham esta diferença pontual? será que teriam ganho tantos jogos, ou pelo menos ganho tantos pontos bónus ofensivos?

Seria bom que jogadores e adeptos das outras equipas ou não se pusessem em bicos de pés e constatassem o óbvio, estas duas equipas estão num patamar superior e a fase regular será discutida entre elas, sem que mais nenhuma equipa se consiga intrometer.

àqueles jogadores da Primeira a que já ouvi dizer que o Caldas vive das individualidades, ou que o Lousã é uma equipa sem qualidade técnica, seria bom que consultassem os boletins de jogo para perceberem por quantos perderam contra estas equipas.

Lousã e Caldas ainda estão num patamar inferior a qualquer equipa da DH mas estão igualmente num patamar superior a qualquer outra equipa da Primeira.

Anónimo disse...

o caldas também não fez os cinco pontos em Loule na primeira volta, fez apenas quatro. só para os mais interessados

Anónimo disse...

este não é o meu São Miguel! jogadores a ameaçarem publico, publico a insultar jogadores. treinadores demissionários há mais de um mês.
A manutenção é possível! Vamos TODOS ACREDITAR!
Vamos Buldogues!

Anónimo disse...

2 Derbies este fim de semana...Grandes jogos para degustar, vamos ver como as 4 equipas estão de debito...

Filipe disse...

Grande expectativa para a semana!
Caldas vs Lousã!
Espera-se um grande jogo!
Um grande jogo tanto em qualidade como em fairplay!

Anónimo disse...

"Antes da Batalha...o silêncio, apenas quebrado pelo afiar das armas e pelo relincho dos cavalos, os nobres homens oram e meditam e o gentio afadiga-se silenciosamente para que nada falte aos seus senhores"

Parece-me que é o que se passa na Primeira Divisão antes desse enorme embate entre Groundlink Caldas e Lousã. Duas grandes equipes, dois grandes presidentes, duas grandes empresas a patrocinar. Que ganhe o que melhor jogar e que esse seja o Groundlink Caldas, que o Groundlink Caldas ganhe o dia.

Luís Canongia Costa disse...

Ao contrário do que aconteceu na época passada, em que vi muitos jogos do São Miguel, esta época, infelizmente, por motivos variados, não consegui ver nenhum.

A equipa na época passada tinha um bom modelo de jogo, adequado ao nível do plantel. Tinha muitas fragilidades, debilidades coletivas, etc., mas foi evoluindo ao longo da época e via-se claramente trabalho do treinador.

O Minhoto é um homem do rugby, com provas dadas. Até, segundo julgo saber (posso estar a fazer confusão), nem começou a época, e o trabalho de pré-época é essencial, pegou no barco em más condições em tem procurado conduzi-lo. Em condições difíceis, porque uma equipa que começa a ganhar o hábito de perder vai perdendo a capacidade de combate.

Escrevo isto para lamentar o que o anónimo do 23 de Fevereiro de 2014 às 08:48 refere. Certamente percebe muito de rugby, era bom que se afirmasse. Atacar pessoas a coberto do anonimato vai contra todos os valores do rugby, e era bom que todos aqueles que dizem gostar da modalidade não os esquecessem.

Lamento também o que vejo escrito de no São Miguel se esquecerem os valores do rugby. " jogadores a ameaçarem publico, publico a insultar jogadores".

Gosto do São Miguel, até porque sou do Bairro de São Miguel onde o clube nasceu, e espero que o Minhoto continue, e que os valores, a ética do rugby, prevalecam.