7 de fevereiro de 2014

NA PRIMEIRONA VISITA DO SPORTING A SETÚBAL DOMINA JORNADA

Numa altura em que ainda não se sabe se os árbitros nacionais continuam ou não indisponíveis para dirigir encontros do calendário oficial da FPR vamos ter uma jornada da Primeirona em que se destaca a visita do Sporting a Setúbal, jogo decisivo para as ambições sadinas para o apuramento, mesmo considerando os dois jogos que a equipa de Setúbal tem em atraso.

Quanto aos árbitros houve na terça feira uma reunião que colocou frente a frente todos os envolvidos no processo que tanto tem afectado o normal desenrolar das competições nacionais, e se parte dos pontos levantados pelos juízes ficaram pendentes da elaboração de um documento responsabilizando todas as partes envolvidas e interessadas, e ao qual toda a comunidade do Rugby terá acesso através de divulgação pelos meios oficiais, houve dois pontos a que a FPR, através de compromisso assumido pelo seu presidente, ficou de resolver ainda nesta semana - o pagamento de todos os valores em dívida até 31 de Dezembro e o fornecimento de equipamentos desportivos para os homens de negro.

Assim, caso se confirme o cumprimento do compromisso assumido pelo presidente da FPR até ao final desta semana, os árbitros passarão à situação de disponíveis para dirigir os jogos de rugby em Portugal - aguardemos para ver.

Entretanto os clubes da 1ª Divisão têm demonstrado por diversas formas o seu profundo desagrado pela situação a que a direcção federativa deixou chegar a questão da arbitragem e existe um generalizado sentimento de surpresa pela forma tardia como ela reagiu ao protesto dos juízes, como se fosse uma coisa secundária e que poderia esperar.

No entanto não temos ainda conhecimento de nenhuma outra medida a levar a cabo pelas equipas da Primeirona, pelo que se supõe que a 13ª etapa vai decorrer, com mais ou menos normalidade...

Os pelicanos foram ao Algarve vencer por 21-6 na primeira volta e vão repetir o triunfo em casa, e deverão regressar aos pontos de bónus de ataque.
Depois de um jogo difícil e suado frente ao Benfica, o Groundlink Caldas deve ter uma tarde mais tranquila, já que os louletanos não oferecem o mesmo grau de dificuldade dos encarnados, especialmente fora de casa.
O Loulé também venceu no passado fim de semana, mas o seu adversário de então é de outro nível, e mesmo para conseguir o bónus defensivo agora, os algarvios vão ter necessidade de um empenhamento completo e um rendimento bem superior àquele a que nos habituaram.
Apostamos na vitória do Caldas com bónus de ataque.

Depois de uma semana de descanso forçado, a Lousã regresso aos campos para defrontar o lanterna vermelha, num jogo em que deve conseguir além da vitória o respectivo bónus ofensivo.
Depois de uma vitória na primeira volta por 57-0, pouco diferente deve ser o jogo de sábado, e os serranos continuarão fortemente interessados na corrida ao primeiro lugar.
Os buldogues ainda não será desta que conseguirão a sua primeira vitória na prova, e também não vão conseguir um ponto de bónus defensivo, já que as duas equipas pertencem a dois mundos diferentes.
Aqui também apostamos numa vitória com bónus de ataque, a beneficiar a Lousã.

Apesar de um jogo em atraso, os chaparros continuam no terceiro posto da classificação, graças à vitória sobre o Benfica no jogo da primeira volta, e a viagem a Coimbra deve decorrer com a maior tranquilidade.
Os charruas devem concentrar a sua atenção nos jogos que definem os últimos lugares da tabela, e não vão deixar que uma derrota frente ao Évora tenha consequências no seu futuro.
Aguarda-se um vitória dos alentejanos sobre a Agrária com direito a bónus de ataque.

Os cavaleiros obtiveram uma importantíssima vitória no sábado passado frente ao Sporting, que lhes deu alguma tranquilidade na tabela, em relação ao rebaixamento.
Os encarnados perderam em casa com o Groundlink Caldas mas conseguiram o bónus defensivo como demonstração do equilíbrio que se registou no encontro.
A viagem do Benfica a Santarém será no entanto diferente, já que a equipa de José Mendes tem subido consistentemente de rendimento, e é hoje um novo conjunto, com uma capacidade recuperada de produzir rugby com qualidade.
O Santarém é sempre uma equipa difícil, particularmente em jogos em casa, mas o adversário vai-lhe colocar dificuldades bem diversas das apresentadas pelos leões.
Acreditamos na vitória do Benfica, mas também é possível que o Santarém consiga o bónus defensivo.

O jogo mais importante do fim de semana será disputado no Vale da Rosa, pondo frente a frente o actual quinto da classificação, o Sporting, e uma equipa que vencendo os jogos que tem em atraso pode muito bem roubar-lhe o lugar, o Vitória de Setúbal.
As equipas vêm de resultados diferentes, com os leões batidos em Santarém e os sadinos vencendo o São Miguel em casa, mas na primeira volta os lisboetas venceram por margem bem apertada, deixando os setubalenses apenas a dois pontos de distância.
O encontro deve revelar o equilíbrio entre os dois conjuntos, e o resultado do mesmo é imprevisível.
Acreditamos mesmo que seja quem for o vencedor, não conseguirá impedir o bónus defensivo por parte do adversário.


9 comentários:

Anónimo disse...

em setubal, este fim-de-semana, não será servido choco-frito mas lagarto frito. no final esperam-se 40 a 50 imperiais...

Anónimo disse...

antevisão da Lula

Caldas-Lousã
vitória do caldas sem ponto bónus

são Miguel-lousã
vitória da lousã sem ponto bónus

agrária-cre
vitoria do cre sem ponto bónus

santarém-slb
vitória do slb com ponto bónus

vitória-scp
vitória dos sadinos com ponto bónus

Anónimo disse...

A lula é do SLB e como a esperança é a ultima a morrer....

Anónimo disse...

a lula é doida

Anónimo disse...

antevisão do choco com tinta

caldas-Loulé
vitória tranquila do caldas. ponto bónus em dúvida.

CR São Miguel-lousã
este sábado os buldogues vão demonstrar a sua verdadeira raça e os quatro pontos vão ficar em Lisboa. a recuperação começa sempre onde menos se espera...

Agrária - CR Évora
pontos bónus defensivo para os charruas. Évora só leva quatro.

santarém-benfica
os encarnados devem ganhar por 60 a 70 pontos. vão carimbar lugar no play-off para assumir a candidatura ao lugar onde merecem estar.

setúbal-sporting
como já tinha antecipado, o calvário do sporting continua. os meninos não saiem de lisboa. vão para a terceira consecutiva e desta vez por números bem largos. ponto bónus para o setubal.

Anónimo disse...

Estes comentários são providos de uma enormeza clarividência hahahahah
O Tubarão diz:

Caldas ganha com Bónus;
Lousã ganha com Bónus múltiplo;
CRE ganha com bónus;
Benfica ganha (com bónus se o Santarém deixar);
Setúbal ganha com bónus defensivo para o Sporting.
Como dizia o outro.."E esta, hein!??"

Anónimo disse...

mais uma pérola da federação: campeonato sub 18 B, 2ª fase. 8 equipas apuradas (crav lousã benfica évora s.miguel loulé montemor e galiza). para evitar (e bem) injustiças de um sorteio pelas distâncias (e por ser a 1 volta) o sr. ferdinando decidiu fazer ele a grelha dos jogos, e conseguiu a proeza de pôr o crav a jogar 5 dos 7 jogos em casa! sai à lousã (tão longe de arcos como de lisboa, montemor ou évora) e vai 1 vez a lisboa jogar contra a teoricamente mais fraca s.miguel. quando confrontado com este favorecimento do crav o sr. apenas assume a sua incompetência e responde que não sabe fazer melhor... aguentem!

Anónimo disse...

Amanha é muito simples:
Caldas ganha com ponto bonus;
Lousã com ponto bonus;
Evora com ponto bonus;
Benfica com ponto bonus;
Setubal ganha e o Sporting fica com ponto defensivo.

Anónimo disse...

De facto o grande jogo de amanha é o Setubal - Sporting porque se o Sporting perde fica numa situacão muito complicada e quase garantidamente fica fora dos seis primeiros.
A derrota em Santarem é muito difícil de explicar mas demonstra uma enorme fragilidade não só da equipa mas de todo o projecto.