22 de janeiro de 2014

DATAS DA HEINEKEN CUP MOSTRAM ERROS NA ORGANIZAÇÃO DO MUNDIAL *

* Paul Tait
O Leinster classificou-se para os quartos de final na quinta rodada da Heineken Cup com uma vitória por 29-22 contra o atual campeão do Top 14, Castres Olympique na França.

A partido foi jogado no domingo dia 12 de Janeiro e seu sexto jogo será contra o Ospreys na sexta-feira dia 17 de Janeiro.

Ou seja a equipa baseada em Dublin tem cinco dias entres as partidos na França e Irlanda.


O gerente de Leinster Rugby, Michael Dawson criticou a entidade responsável pelo torneio, a ERC Rugby, dizendo que jogar duas vezes com apenas cinco dias de recuperação não é profissional. 
É a primeira vez em quatorze anos que o ERC Rugby deu um calendário assim ao Leinster.

Dawson falou que a agenda de Leinster é extremamente injusta porque haverá equipas com jogos no domingo que jogaram suas quintas partidas na sexta-feira da semana passada. 
Em outros palavras eles teriam quatro dias a mais que o Leinster entre os seus jogos da quinta e da sexta rodada. 

Assim Leinster claramente tem justificação de acreditar que foi maltratado mas poderia ser muito pior como os Campeonatos do Mundo demonstram. 
De fato o calendário de jogos para o Mundial de 2015 foi preparado de uma forma tão controversa que a selecção que se classifica como Ásia 1 terá que enfrentar África do Sul e Escócia com apenas três dias de recuperação. 
Ou seja o grande favorito para se classificar e anfitrião do Mundial de 2019 no Japão, terá que tomar uma decisão dura - qual partida pode jogar com titulares e qual com reservas. 

O CEO da IRB Brett Gosper está tentando justificar a situação para vender o Mundial como o mais justo realizado até hoje. 
Nas suas palavras os organizadores do Rugby World Cup 2015 conseguiram achar um equiíbrio que terá uma distribuição regular de dias de descanso entre membros de Tier One e Tier Two que jogarão no torneio. 
É baseado num falso argumento porque a nenhuma selecção do Tier One será pedido enfrentar duas selecções do Tier One com o mínimo tempo de descanso de três dias. 

Na verdade os cinco casos de membros do Tier One tendo de jogar duas partidos com apenas três dias entre eles que Gosper mencionou são provas concretas de que ele está redondamente enganado. 
A Austrália jogará nos dias 23 e 27 de Setembro contra Oceania 1 e o Vencedor do Play-Off. 
A identidade destes países ainda não está confirmado mas o país mais forte que se pode classificar para enfrentar os Wallabies é a Fiji. 
Assim não é uma tarefa complicado para Austrália. 


Os outros exemplos de Tier One jogando com a mínima janela de descanso são similares, com África do Sul jogando nos dias 3 e 7 de Outubro contra Escócia e Américas 2 (EUA ou Uruguai). 
A Escócia jogará nos dias 23 e 27 de Setembro contra Ásia 1 e Américas 2, a Nova Zelândia enfrentará Argentina e África 1 nos dias 20 e 24 de Setembro e a França jogará contra Itália e Europa 2 nos dias 19 e 23 de Setembro. 
Ou seja não existe riscos para um destes times do Tier One perder as duas partidas. 


O que o Tier Two terá que enfrentar é totalmente diferente. 
Eles terão que jogar duas vezes em cinco dias e todos terão escolher qual dos dois jogos é para tentar ganhar e qual é para sacrificar. 
É exatamente o que aconteceu noutros Mundiais
Em 2011, por exemplo, os Estados Unidos enfrentaram a Austrália com suas reservas porque a partida contra a Itália foi considerada uma em que os Norte Americanos teriam melhores condições de deixar uma boa impressão. 
Houve quatro dias de descanso entre os jogos e o resultado foi que os Estados Unidos não conseguiram ser competitivos uma unica vez no torneio.

Outros países incluindo Canadá, Fiji, Geórgia, Japão, Namíbia, Roménia, Rússia e Samoa tiveram que jogar dois jogos, incluindo pelo menos um contra uma selecção do Tier One, com três dias de descanso.  
A nenhuma equipa do Tier One foi pedido para fazer isso. 
A selecção do Tier One com o menor descanso entre duas partidas foi a Itália, que enfrentou os Estados Unidos e a Irlanda no dia 27 de Setembro e dia 2 de outubro, respectivamente.

Para 2015 as cinco equipas do Tier Two com três dias de descanso entres suas partidas são o Vencedor do Play-Off, Ásia 1, Américas 2 e Europa 2.
Em todos os casos estas equipas jogarão dois jogos em que têm grandes chances de perder.
O Vencedor do Play-Off enfrentará Oceania 1 e Inglaterra, o Ásia 1 enfrentará Escócia e África do Sul, o Américas 2 enfrentará África do Sul e Ásia 1, o África 1 enfrentará Europa 1 e Argentina, enquanto Europa 2 jogará contra Canadá e Itália. 

É conclusivo que as palavras do chefe do IRB são uma fabricação e o fato do Leinster não estar feliz com seu descanso de cinco dias significa que os três dias que Japão terá entre enfrentando África do Sul e Escócia é totalmente inaceitável.
Mesmo que Gosper tenha comparado a situação ao que África do Sul, Austrália enfrentarão, a realidade é que os organizadores garantiram que membros do Tier Two terão novamente problemas enquanto os do Tier One não terão.

1 comentário:

Anónimo disse...

A situação do calendário da próxima RWC é tanto mais chocante quanto se sabe que a IRB, há uns 2 anos atrás, mais ou menos, afirmou que o calendário da próxima RWC colocaria em pé de igualdade todas as selecções.

E foi prometendo isso que os actuais dirigentes da IRB (não o CEO) foram eleitos.

Repare-se ainda que isto não acontece no futebol, no basket, no handball, etc.