4 de janeiro de 2014

BOLAS CURTAS DE ANO NOVO

Definidos os participantes no Nations Cup 2014, que se disputará como habitualmente em Bucareste, e mais uma vez Portugal ficou de fora, correspondendo esta exclusão à sua quarta posição no Europeu das Nações, vendo as selecções da Roménia, Rússia e Uruguai que ocupam melhores posições do que Portugal no ranking da IRB e que foram os seus adversários em 2012, último ano em que participou, juntarem-se à Emerging Ireland.


Entretanto na Tbilisi Cup já se sabe que participará uma equipa Argentina, desconhecendo-se se serão os
Jaguares ou os Pampas, ou outra equipa representativa da potência sul-americana, e quanto às outras duas equipas o presidente da federação da Geórgia há cerca de um mês, numa entrevista, disse que seriam os Emergenti de Itália e a Espanha ou Portugal, apesar de outras fontes indicarem que a quarta equipa seria um XV do Presidente da África do Sul ou a Namíbia...

O Rugby amador cresce na Rússia e em 2013 foi organizado pela primeira vez um terceiro nível de competição separada em sete divisões com base regional englobando cerca de 50 clubes, e já se sabe que em 2014 haverá pelo menos oito divisões, tendo sido feito uma exposição à Federação Russa de Rugby pelos clubes amadores para que dê algum apoio a este nível, nomeadamente financiando a contratação de um profissional em cada cidade, que se responsabilizará pela organização regional.


Pelo menos quatro torneios internacionais de sevens vão animar o mês de Janeiro - mês de férias por
excelência no hemisfério sul - na América Latina, sendo dois femininos, o primeiro em Mar del Plata, Argentina, nos dias 11 e 12 com a participação de Argentina, Brasil, Paraguay, Uruguay, Chile, e nos dias 25 e 26 na Cidade de Guatemala, com as equipas de Guatemala, Nicaragua, El Salvador e Jalisco (Mex) que disputarão a denominada Copa Mesoamericana Feminina.

Quanto aos homens também vão ter um verão agitado na América do Sul, com a realização do Punta del Este Sevens logo nos dias 3 e 4, com a participação, entre outras, das selecções da Argentina Pampas, South African Academy, Uruguayi e Brasil, que servirá como preparação para o Viña del Mar Sevens dos dias 17 a 19, que será qualificativo para o torneio de apuramento para o Circuito Mundial a realizar em Hong Kong, com a participação da Argentina, Chile, Perú, Uruguai, Brasil e Paraguai.

Uma longa série de 70 jogos sem perder em casa, é o extraordinário registo do Clermont de Julien Bardy no
Stade Marcel Michelin, estabelecido no fim de semana passado ao bater o Oyonnax por 33-19, consolidando a sua posição de guia da Top-14 francesa, agora mais isolado após a derrota do Castres, actual campeão, em Grenoble por 20-16, enquanto o Biarritz, com Eric dos Santos no XV inicial, se afunda cada vez mais na última posição, agora a 12 pontos do penúltimo.



Continua a incerteza quanto ao futuro das competições europeias, agora com a guerra civil entre a Regional Rugby Wales e a Federação do país que não se entendem, os primeiros seguindo os clubes ingleses e a sua Rugby Champions Cup, enquanto a WRU continua a defender a ERC e a sua Heineken Cup, mas o problema está nos milhões de libras que a nova prova traria e que no acordo com a WRU os clubes profissionais perderiam, porque, no final, só se trata de uma questão de dinheiro...




1 comentário:

Anónimo disse...

Uma vez que em Portugal não há uma aposta consistente na alta competição (formato da DH, etc.), nada mais natural do que não estarmos na Bucaresti Nations Cup.

Os que apoiam a actual organização interna dos campeonatos não devem ficar surpreendidos, nem desgostosos. Não são eles que relegam a alta competição para as calendas gregas? São. Agora não se queixem.

E quando a IRB reduzir mais uma vez as verbas para a FPR tenham, pelo menos, o decoro de não se queixarem mais uma vez.

Não se pode ter tudo. Pode-se é não ter nada (a não ser uma D"H" com equipas a apresentarem-se com 16 ou 17 jogadores) como actualmente sucede. Nem carne nem peixe.

Desfrutem, mas não se queixem. Uma das duas coisas, por favor.