22 de janeiro de 2014

ARRANCA TORNEIO DA PRIMAVERA PARA SUB-14 E SUB-16 *

* Álvaro Figueiredo
No passado domingo, 19 de Janeiro, o Sport Club do Porto, em prova organizada pela ARN, recebeu no Parque da Cidade a 1ª Jornada do Torneio da Primavera de sub-14 e de sub-16. 
Apesar das expectativas iniciais apontarem para um número reduzido de equipas, felizmente estas falharam e cerca de 150 jovens deslocaram-se ao Porto para praticar rugby.

Outro pormenor muito positivo foi a afluência de público, pois largas dezenas de pessoas assistiram aos jogos que preencheram parte da tarde de domingo.

Em toda a jornada houve dois jogos «grandes» que reuniram maior assistência: foram os jogos entre Sport Club do Porto e CDUP nos escalões sub 14 e sub 16.


Em ambos os jogos todos os presentes, público, jogadores, técnicos e dirigentes, mostraram que a rivalidade não impede o fair-play!

Torneio Sub 14

As equipas presentes foram divididas por três grupos de quatro equipas e um grupo de três. Nos grupos de quatro, cada equipa fazia dois jogos, em que os vencedores do primeiro se encontravam no segundo jogo. No grupo de três equipas, todas as equipas jogaram entre si.

No Grupo A, Agrária 1 e CDUP 2 superiorizam-se ao Guimarães e à ERP, tendo a equipa de Coimbra ficado em primeiro lugar do grupo e a ERP em último.
Depois de ter vencido o torneio de Inverno a equipa do centro não deixou os créditos em mãos alheias e mostrou logo que também pretende conquistar o torneio da Primavera.

1º AGRÁRIA 1 ; 2º CDUP 2 ; 3º GRUFC ; 4º ERP

Já no Grupo B a equipa principal do CDUP não teve grandes dificuldades em levar de vencida o Lousã 2  e o Tondela.
A segunda equipa da Agrária não foi capaz de vencer o Lousã e ficou em último lugar do grupo.

1º CDUP 1 ; 2º TONDELA ; 3º LOUSÃ 2 ; 4º AGRÁRIA 2

O Grupo C foi dominado pelo CRAV e pelo Braga Rugby, enquanto o Mortágua (que integrava também atletas da Universidade de Aveiro) discutiu o último lugar com a terceira equipa do CDUP.
Este grupo foi vencido pela equipa de Braga.

 1º BRAGA RUGBY ; 2º CRAV ; 3º CDUP 3 ; 4º MORTAGUA

Quanto ao Grupo D, a equipa da casa, o Sport Club do Porto, não foi capaz de tirar proveito de estar a jogar no seu campo.
Assim, a Bairrada superiorizou-se ao resto da concorrência e acabou em primeiro lugar.

1º BAIRRADA ; 2º LOUSÃ 1 ; 3º SPORT

Nas séries finais a Agrária 1 esteve melhor que todos os adversários e venceu a etapa.
Um aspecto que merece referência é a elevada participação de raparigas nas equipas, a jogarem de igual para igual.



Torneio de Sub 16

Desta vez também as equipas de sub 16 foram chamadas a participar no torneio.
Sport Club do Porto, CDUP, ERP e Bairrada estiveram presentes e jogaram entre si. Com três derbys portuenses, o Sport Club do Porto venceu dois, contra a ERP e o CDUP, apresentando uma equipa coesa e forte no contacto.
No entanto foi a Bairrada que venceu este quadrangular, no último jogo contra a equipa da casa.
Mais forte fisicamente e com o jogo um pouco mais esclarecido, a equipa da Moita aproveitou bem as falhas defensivas dos azuis e brancos.


Agora segue-se a etapa em Coimbra, a 9 de Fevereiro, que se espera tão participada e disputada como a do Porto, ainda com a incógnita se as equipas de sub 16 irão participar ou não.

Sem comentários: