7 de janeiro de 2014

SEGUNDONA NORTE/CENTRO COM EMBATE DE PRIMEIROS *

* José Silva

Nesta primeira mensagem de 2014 permitimo-nos deixar aqui os votos de um ano cheio de Rugby; mas que seja Rugby do bom, com gosto e verdadeiro prazer, com uma visão larga do jogo, dos vizinhos e adversários, com lealdade e “fair play”, com seriedade e respeito, com cuidados redobrados com o que ensinamos à geração seguinte….

Dito isto analisamos a vitória dos Garranos, da última ronda de 2013 e fazemos uma antevisão do que poderá ser a 6ª jornada do Campeonato Nacional da Segundona, Grupo Norte/Centro, com 3 jogos, dois bem interessantes de seguir.

Apesar de viajarem somente com 17 jogadores os Garranos mantiveram a rota das vitórias bonificadas, esperada, e instalam-se confortavelmente no grupo de cima com um jogo a menos.
Os da Ria marcaram 21 pontos aos Garranos, coisa que poucas equipas conseguiram fazer nos últimos tempos.


E vamos à previsão da 6ª jornada que terá dois jogos muito interessantes:


Em Vila Real os Universitário locais (5º/10 pontos) terão de medir forças com os Bairradinos (3º/14 Pontos) numa partida que poderá, e muito, ajudar a definir o rumo das equipas - a UTAD precisará de uma vitória para se assumir como candidata ao grupo da subida à Final Four.
Nos jogos com as equipas mais fortes tem sido batida, pelo que não lhe restará muito mais margem se quiser disputar um dos dois lugares vagos.
Pelas mesmas razões a Bairrada também quererá manter o “andamento” e manter-se colado aos líderes (que jogam entre eles).
Uma vitória fora com um potencial concorrente será a melhor maneira de começar 2014.
Apostamos na vitória dos Bairradinos.


Em Arcos de Valdevez vai-se jogar a partida mais interessante da ronda, com os dois líderes do campeonato – os únicos que ainda não perderam – a jogarem entre si.
Os Bravos de Guimarães (1º/19 pontos) com um 2013 quase perfeito (19 em 20 pontos possíveis) com certeza que estarão mobilizados para defrontar os sempre difíceis Garranos (2ª/14 pontos), ainda para mais em casa, mas a equipa da Cidade Berço com certeza que não quererá deixar o comando da prova.
Os da casa, perante o seu público podem tentar fazer uma gracinha para tentar ”roubar” o primeiro posto da tabela ao adversário, mas seguramente não será fácil.
Esperamos que seja um bom jogo de seguir para quem se desloque a Arcos de Valdevez.
Jogo de tripla, e pontos bónus defensivos.

                        
A jornada encerra Domingo na Cidade dos Arcebispos com os Gladiadores (8º/0 pontos) a receber uma equipa de outro campeonato, pois o Famalicão (4º/10 pontos) está na luta para disputa do Final Four.
O Braga que este ano tem feito uma carreira abaixo do expectável, tentará aproveitar estes jogos para dar andamento aos jogadores; a sua luta está noutros sítios.
O Famalicão após um desaire na Moita quererá provar (a si próprio?) e a toda a gente que é Candidato pelo que não imaginamos que “tire o pé do acelerador”.
Provavelmente será um jogo sem história com vitória bonificada da equipa de Pedro Campos Costa.

Veja como está a classificação neste momento e informação mais completa com todos os resultados aqui:


Sem comentários: