17 de janeiro de 2014

FASE DE INVERNO ENCERRA NA ALDEIA DO RUGBY *

* Luis Sabido
Após 3 jornadas que levaram nada mais nada menos que 11 equipas diferentes a movimentar atletas de Peniche a Abrantes, passando por Leiria e culminando agora na Moita da Anadia, Aldeia do Rugby, temos a 4ª e derradeira jornada da fase de Inverno da edição de 2013/2014 do Circuito de Emergentes.

Na classificação geral encontramos Naval A e RC Leiria empatados a 17 pontos seguidos de bastante perto por Dark Horses, Oeste C, e Abrantes. Com uma diferença 4 pontos dos primeiros para o 5.º ainda tudo está em aberto para a conquista do primeiro lugar! Veja a tabela antes desta etapa no fim do texto.


Temos novamente novidades em competição com o Rugby Universidade de Aveiro que integra a 2.ª Divisão Norte/Centro e o Santarém da Primeira Divisão a marcar presença com uma equipa!

Mais duas equipas que dado a rodagem de treinos dos seus atletas, que se espera sejam os mais inexperientes ou menos rodados das formações, podem se tornar verdadeiros wild cards na decisão do vencedor do torneio !

De notar o regresso do Sport Club do Porto, cuja participação anterior deixou a sua equipa B com 4 pontos e a equipa A com 2, aguarda-se a decisão dos responsáveis pela prova se os pontos migrarão para a A ou não, até agora não tem sido esse o costume na competição, mas é tão somente um aspeto técnico que se reflete muito pouco na festa do dia e saúda-se o regresso desta equipa do Porto que vemos com bons olhos e esperemos que cresça!

Lamentamos a ausência das equipas do Rugby do Oeste, que tem sido regulares na sua participação e não dão sinais de ir comparecer nos jogos de amanhã Sábado dia 18, estando ainda o Oeste C com a possibilidade real de garantir o primeiro lugar.

Olhando rapidamente para os grupos temos uma Série A com RC Leiria, Ensiguarda e Aldeia do Rugby, dado a prestação anterior da equipa da casa imagina-se que o grupo vá ficar pela equipa de Leiria, mas nem tudo são favas contadas já que  o fator casa pode vir a influenciar.
A Ensiguarda poderá ter uma hipótese de garantir o segundo lugar se conseguir fazer melhor que os 15 a 5 do encontro com a Aldeia do Rugby na segunda Jornada em Leiria.

No Série B a Naval A não deverá ter grandes problemas em resistir ao Sport Club do Porto, mas no grupo temos o Rugby Universidade de Aveiro, estreante e que poderá complicar as contas. Aguardamos para ver se o favoritismo da Naval 1ª de Maio bastará!

Na Série C os Dark Horses têm de se bater com o Abrantes, Naval B e Santarém, outro grupo onde tudo está em aberto podendo qualquer uma das equipas principais assumir o destaque.

Um grande final para esta fase de Inverno ! Que ganhe o melhor e que a festa dos emergentes continue pela fase de Primavera que se segue !

Veja a constituição dos grupos e o quadro de jogos:




CLASSIFICAÇÃO ANTES DA ETAPA DA ALDEIA DO RUGBY, MOITA DA ANADIA

Sem comentários: