7 de janeiro de 2014

A JORNADA INTERNACIONAL DA ITÁLIA EM 2014 *

* Paul Tait
Segundo a imprensa italiano a selecção nacional azurra jogará onze jogos internacionais este ano. 
O formato será inalterado com a Itália enfrentando os seus cinco rivais europeus no Seis Nações em Fevereiro e Março seguido por uma tournée  intercontinental em Junho e três encontros internacionais em casa em Novembro.

Embora a quantidade de jogos internacionais mude parcialmente, o formato é igual ao dos outros membros do Seis Nações e ao dos quatro países do Rugby Championship.


A Escócia, por exemplo, jogará quatro Jogos Teste em Junho enquanto a Inglaterra e País de Gales sediarão um jogo internacional a mais em Novembro. 
Austrália e Nova Zelandia também jogarão partidas adicionais, incluindo um entre si e outros jogos fora da casa.


Os All Blacks vão enfrentar os Estados Unidos, um jogo internacional que vai re-escrever a história.
A oportunidade de organizar o encontro deriva do crescimento da qualidade da selecção norte americana, da maturidade da administração e de um patrocinador comum (AIG).
De fato o pedido de Fiji para enfrentar os All Blacks em casa em 2013 foi ignorado e deixou torcedores de
Fiji e a respectiva federação muito decepcionados. 
Não foi um pedido qualquer, pois tratava-se de comemorar cem anos de rugby fijiano. 
Em vez de festejar com o primeiro test match entre os países, em Fiji a equipa da casa enfrentou o Classic All Blacks...

A incapacidade de Fiji em organizar uma partida contra os All Blacks não foi nada novo. 
Na verdade nunca houve jogos entre os dois países nas ilhas do Pacífico. 
Todos os jogos teste foram na Nova Zelândia e quando equipas da Nova Zelândia jogaram em Fiji foram jogo não-oficiais. 
A Nova Zelândia também nunca jogou contra Samoa ou Tonga nas ilhas pacíficas, assim como a Austrália. 
Nada mudará em 2014 e também não vai no futuro previsível. 
Mas Fiji e Samoa já receberam a Itália e também vão receber o Japão.

A tournée italiana pelo Japão, Fiji e Samoa em Junho de 2013 será uma ocasião rara no sentido que Itália pode tentar ganhar todos os jogos. 
O que está faltando na viagem é um jogo contra Tonga pela simples razão que Tonga não dispõe dos necessários recursos financeiros para organizar jogos internacionais. 
Por causa disso Tonga também não enfrentou a Escócia em casa em 2012 quando os norte europeus jogaram na Austrália, Fiji e Samoa. 
Tonga está numa posição similar à da Rússia que em vez de sediar jogos em Novembro joga contra times do Tier Two como os Estados Unidos e o Japão, no Reino Unido.

Com a Escócia jogando nas ilhas em 2012, Itália em 2014 e País de Gales confirmado para 2017 há esperança para um futuro melhor para rugby nas ilhas do Pacífico.
Isso demonstra que a organização das federações nacionais e da IRB melhorou. 
De fato entre os mundias de 1999 e o jogo contra Escócia em 2012 o único jogo que Fiji teve em casa contra uma equipa do Tier One foi contra a Itália em 2006. 
Samoa recebeu Irlanda em 2000 e em 2003, enquanto Tonga não recebe uma equipa do Tier One desde a Irlanda em 2003.

A tournée italiana de 20014 mostra que as selecções europeias do Tier One estão fazendo o que os vizinhos, Austrália e Nova Zelândia não fazem. 
Por isso o argumento que as ilhas não têm a infraestruturas para organizar jogos internacionais contra grandes nomes do mundo de rugby é redondamente enganoso. 
Além disso a sugestão que Fiji e Samoa não tem o nivél adequado para receber os All Blacks ou Wallabies
também é um argumento super fraco. 
A Nova Zelândia jogou contra o Japão em Tóquio em 2013. 
Voos de Auckland para Apia são muito mais barato do que voos de Auckland para Toronto como aconteceu em 2013 com os Maori All Blacks jogando partidas na Canadá e Estados Unidos. 
Os jogos da Itália mostram que são os políticos dominantes que estão evitando que a Austrália ou a Nova Zelândia joguem em Fiji ou na Samoa simplesmente porque eles não querem.

A Itália jogará nas ilhas do Pacífico por causa da sua capacidade. 
Os italianos não tem um registo notável contra equipas do Rugby Championship. 
A Itália derrotou só a Argentina mas tem um recorde de cinco vitórias de um total de dezanove encontros contra os Pumas. 
Assim os italianos têm muito a ganhar ao enfrentarem equipas do Tier Two e entre os três que a Itália enfrentará dois terminaram 2013 com um ranking mundial superior ao dos italianos. 
A mesma coisa não é verdadeira em relação aos All Blacks e Wallabies que estão em primeiro e terceiro lugares do ranking mundial. 
Mas eles estão localizados muito próximos às ilhas do Pacífico e reservar uma semana por ano para jogar uma vez nas ilhas depois de receberem três jogos de países europeus em Junho. 
Ao mesmo tempo há uma necessidade urgente para a Geórgia receber jogos contra equipas incluindo a Escócia e Itália e esforços devem ser feitos para que isso aconteça antes do mundial.

A viagem italiana tem o potencial de ser positiva ou negativa porque os europeus tem a habilidade de derrotar Japão, Fiji e Samoa mas também de perder dois ou todos os jogos. 
Em Novembro a  Itália quererá duas vitórias de seus três jogos e com Argentina, África do Sul e um país do Pacífico como visitantes, o jogo marcado para dia 8 de Novembro pode, em teoria, ser contra qualquer um entre Canadá, Estados Unidos, Fiji, Japão, Samoa ou Tonga. 
Por enquanto só está indicado que será Itália x Pacific Nation porque a final do Pacific Nations Cup acontecerá em Junho entre o vencedor de EUA, Canadá e Japão contra o vencedor de Fiji, Samoa e Tonga. 
Tonga jogou na Itália em 2012 e Fiji em 2013, enquanto o Canadá não joga na Itália deste 2004 e seria uma boa opção, mas tudo vai depender de quem vencer o Pacific Nations Cup de 2014.


Itália Rugby 2014
1 de Fevereiro, País de Gales-Itália, Cardiff
8 de Fevereiro, França-Itália, Paris
22 de Fevereiro, Itália-Escócia, Roma
8 de Março, Irlanda-Itália, Dublin
15 de Março, Itália-Inglaterra, Roma

7 de Junho, Fiji-Itália, Suva
14 de Junho, Samoa-Itália, Apia
21 de Junho, Japão-Itália, Tóquio

8 de Novembro, Itália-(País do Pacífico)
15 de Novembro, Itália-Argentina
22 de Novembro, Itália-Africa do Sul 

1 comentário:

Anónimo disse...

que pena o desrespeito dos all blacks pelas Fiji!!alguém sabe se Portugal vai ter test matches em Junho?