27 de outubro de 2013

TOULOUSE PULA PARA A LIDERANÇA E CLERMONT FICA POR PERTO

Em França regressou a principal competição, depois do intervalo imposto pela participação das suas equipas nas competições europeias de clube, e o extraordinário equilíbrio que se tem verificado este ano continua, com cinco pontos apenas a separarem o primeiro do oitavo classificado, ao cabo de 10 jornadas disputadas.

O destaque vai para o Toulouse, único do trio da frente a vencer, e que passou para a liderança isolado, e para o Clermont que regressou aos lugares cimeiros, ocupando agora a segunda posição.



O Montpellier foi a Bayonne perder a liderança partilhada com o Toulon e o Toulouse (todos com 27 pontos), num dos resultados mais inesperados da jornada, e o bónus defensivo foi o melhor que conseguiu trazer da casa de um dos últimos da tabela.
Os visitantes foram os primeiros a marcar aos 13 minutos através de uma penalidade, mas a resposta do Bayonne não se fez esperar e aos 18 passou para a frente com um ensaio de Joe Rokocoko para não mais perder o domínio do jogo.
O Montpellier ainda conseguiu empatar a 10, à passagem da meia hora, mas o intervalo chegou com o Bayonne na liderança - que não mais deixaria - por 18-13.
Na segunda parte dois pontapés para cada lado selaram a surpresa e os donos da casa são os únicos a saírem satisfeitos com os 24-19 que o marcador registava no final da partida.
Destaque para o argentino Martin Bustos Moyano que à sua conta registou 19 pontos como resultado de um ensaio, uma transformação e quatro penalidades.

O Toulouse vence o Toulon por 13-12 e toma a dianteira da prova isolado, mas as coisas não começaram bem para as usas cores, com o marcador a registar 0-12 ao intervalo, por conta do pé afinado de Frederic Michalak.
As cinco alterações nos avançados promovidas pelo Toulouse - se bem que a primeiro tenha sido logo no início do jogo, com a saída de Picamoles - resultaram em cheio, e acabou por ser o formação Jano Vermaak a facturar o único ensaio do encontro e que abriu a porta da vitória que chegou pelos pés de Jean Marc Doussain, autor de uma penalidade e da transformação vitoriosa - Jean Marc entrou para substituir Jean Pascal Barraque, autor da outra penalidade.
Quanto ao Toulon, nada do que fez resultou na segunda parte, nem sequer a entrada de Jonny Wilkinson para o lugar de Michalak - ou se calhar por isso mesmo, vá-se lá saber... - e a derrota com o bónus conseguido levou a equipa aos 28 pontos e ao terceiro posto partilhado com o Montpellier e o Perpignan.

Julien Bardy jogou de início na equipa do Clermont, que venceu o Brive por 36-29 e subiu ao segundo posto da classificação, mas com o resultado num empate a 20 ao intervalo a equipa sofreu seis alterações no pack avançado que acabaram por resultar...
Naipolioni Vonowale Nalaga, com dois ensaios, e Jean Marcellin Buttin com outro, fizeram os toques de meta do Clermont, enquanto a contagem dos pontapés ficou a cargo dos dois aberturas, primeiro Michael Delany com duas transformações e duas penalidades, depois James Brook com três penalidades e uma transformação.
Do lado do Brive, onde Thomas Laranjeira esteve ausente, que desceu ao décimo posto, a despesa foi quase toda do defesa Gaetan Germain (cinco penalidades e duas transformações) ficando os dois ensaios por conta de Elia Radikedike e de Andrew Mailei.

As estatísticas são apenas números, mas o Perpignan que desde 1950 jogou e venceu, em casa, o Bordeaux por 17 vezes, com um resultado médio de 30-14, acha que não, e venceu de novo, agora por 31-20...
Ao intervalo o resultado estava em 12-12, mas um ensaio de Sofiane Guitoune e a respectiva transformação de James Hook, que marcou quatro penalidades na segunda parte para somar às outras quatro que já marcara no primeiro tempo - um total de 26 pontos no jogo...- foram demais para o esforço dos três ensaios de Julien Reys (1) e Metuisela Talebulamaijaina (2), uma transformação de Pierre Bernard e uma penalidade de Frederico Nicolas Sanchez.
O Bordeaux desceu à 11ª posição e o Perpignan, como já referimos, faz parte do trio que segue no terceiro posto.

Em Paris teve lugar um clássico - na verdade o mais clássico de todos os encontros de qualquer desporto colectivo em França! - que viu a luz do dia no já distante ano de 1891, entre o Racing Metro e o Stade Français, e a sorte das armas levou a coroa do dia para o Racing que venceu por 16-12.
Esta vitória levou a equipa ao oitavo lugar, apenas a um ponto do sétimo, o próprio Stade Français!

Em Grenoble o Oyonnax não teve arte nem engenho sequer para o bónus defensivo e foi batido por 23-10 com 16-3 ao intervalo, e continua na 13ª posição, enquanto o Grenoble subiu ao sexto lugar, embora com os mesmos 27 pontos do Stade Français enquanto o Biarritz - que tão bem se portou na Amlin Challenge Cup, batendo o Oyonnax - não conseguiu qualquer alteração na sua classificação, continuando na lanterna vermelha a nove pontos do Oyonnax...




Fotos e quadros: www.rugbyrama.fr

1 comentário:

Anónimo disse...

Toulon ganhou na 1ª parte porque tinha o vento a favor, de igual forma, foi o Toulouse a ganhar a 2ª parte, através do ensaio e dos vento a favor.

Para terem uma ideia, Wilkinson dispôs nos ultimos 10 min de 2 penalidades, uma delas quase frontal e o drop no minuto 80:30, mas o vento era tanto que não acertou...

Portanto, Toulouse jogou com a sua estratégia, a qual passou por jogar na 1ª parte as penalidades para a touche e nao tentar os postes (ainda que tenham tentado por 3 xs sem sucesso)...

Pena a lesão do Picamoles que assim priva tambem a selecção francesa.