8 de outubro de 2013

ARGENTINA PRECISA DE UMA REACÇÃO RÁPIDA *

* Paul Tait
A Argentina recebeu um lição de rugby na cidade de Rosário no sábado passado.
Os Wallabies foram muito forte e conseguiram dominar o jogo de tal forma que os sul-americanos andaram totalmente perdido no campo, tentando jogar um estilo não-argentino.

Como resultado disso perderam por sete ensaios a dois e esta foi o sétima derrota dos argentinos no torneio, o que significa que a equipa actual dos Pumas tem o pior registo em jogos internacionais deste 1977.


Santiago Phelan tomou o lugar de Marcelo Loffreda como treinador em 2008.
Foi um momento de mudanças e aconteceu quando o rugby argentino estava forte.

Los Pumas tinham terminado em terceiro lugar no Mundial de 2007 e antes do
mundial os sul-americanos tinham derrotado todos as equipas do Seis Nações. 

Desta forma Phelan iniciou a sua actividade como treinador da selecção argentina com a equipa em terceiro lugar no ranking mundial do IRB, mas hoje ocupa o décimo lugar, merecidamente.

Mesmo não sendo o ranking do IRB um sistema perfeito, ele consegue contar a história da queda de sete lugares da Argentina, durante os anos de Phelan. 

O jogo contra Austrália foi a terceira vez em que os Pumas de Phelan jogaram na cidade de Rosário. 
Nas ocasiões anteriores os jogos foram renhidos e nos dias que antecederam o jogo de 2013 muitos comentadores sugeriam que o jogo seria bem disputado mas com os sul-americanos como favoritos. 
Não foi isso que aconteceu. 

Embora sejam os jogadores e não os treinadores que estão no campo, participando nos jogos, é o treinador que tem a responsabilidade de preparar a equipa para ganhar. 
Esta tarefa Phelan e seus colegas não foram capazes de realizar desde 2008. 

A campanha do Rugby Championship de 2013 começou com um resultado terrível na cidade de Soweto e terminou com, talvez, um resultado ainda pior na Argentina. 

Tanto em 2013 como em 2012 a Argentina teve a oportunidade de derrotar os Springboks na cidade de Mendoza e a Austrália nas cidades de Gold Coast e Perth. 
Os Pumas foram nessas ocasiões a melhor equipa em campo mas não conseguiram uma vitória sequer. 

Uma coisa evidente em cada partida foi a fragilidade mental da equipa.

Os jogos contra os All Blacks nas cidades de Wellington e Hamilton também foram bem disputados e houve elementos dos dois jogos na cidade de La Plata que também se assemelharam, com os Pumas tentando jogar de uma forma distinta, mas a condição física dos neozelandeses foi muito superior, o que ajudou a melhor equipa do mundo a marcar mais ensaios durante os encontros.

Os jogos seguintes, ambos contra a Austrália, tiveram a Argentina como favorita, mas a equipa da casa não jogou bem, nem em 2012, nem em 2013. 
O problema de 2012 foi a  exaustão enquanto em 2013 foi a táctica e a execução.

Os Wallabies aproveitaram e venceram jogos que uma equipa argentina mais organizada, simplesmente não poderia perder.

Haverá mudanças antes da janela de Outono, em Novembro, com jogadores diferentes, mas também deveria ter modificações fora do campo, com treinadores novos. 

Já foi definido que a Argentina terá um treinador novo em 2014 e todos, de John Kirwan, a Dave Rennie, Jamie Joseph, Todd Blackadder e Michael Cheika foram referidos como possível sucessor de Phelan. 
Além deles há outros nomes que surgem no horizonte como Robbie Deans, Marcelo Loffreda, Daniel Hourcade e Graham Henry.

A UAR também precisar de se olhar no espelho. 

Se a entidade responsável pelo rugby no país quer ganhar jogos internacionais com regularidade, e voltar a disputar uma meia final no mundial de rugby, é necessário trazer uma competição profissional para casa.
O rugby argentino não pode permanecer amador ou semi-profissional com uma equipa na Vodacom Cup. 
Tem que ter duas equipes no Super Rugby, uma em Buenos Aires e outra no norte do país.

Fique com os quadros finais do Rugby Championship 2013 e as fichas dos jogos da última jornada





Quadros: www.sanzarrugby.com  -  Fotos:  www.rugbydump.com

Sem comentários: