15 de outubro de 2013

COMPETIÇÕES EUROPEIAS DE CLUBE JÁ COMEÇARAM

Tiveram este fim de semana início as competições europeias de clube, que esta época têm para nós portugueses a particularidade e especial interesse de incluírem uma equipa nacional, o Lusitanos XV, de que falámos já em artigo próprio.

Hoje vamos fazer uma ronda pelos grupos da Heineken Cup e da Amlin Challenge Cup, apresentando os calendários completos dos jogos, os resultados da 1ª jornada e as respectivas classificações.



No Grupo 1 reuniram-se o vencedor da Top-14 (Castres) e o vencedor da Pro12 (Leinster), o que só por si seria suficiente para pôr grande pressão sobre as equipas com alguns analistas a considerarem que os franceses não iriam dar grande importância a esta prova, com todos as fichas postas nas batalhas do campeonato francês.
Nada mais errado, foi o que os gauleses disseram, com uma estupenda vitória sobre os Saints por 19-13, que apenas pecou por não ter roubado o bónus defensivo aos ingleses.
Enquanto isso os irlandeses de Leinster foram a gales derrotar o Ospreys por 9-19, confirmando-se como um forte candidato ao apuramento.

No grupo 2 o Toulon não deu qualquer hipótese aos escoceses de Glasgow a quem venceram por 51-28, mas fica no ar uma certa suspeita quanto à capacidade defensiva dos campeões, já que sofrer 28 pontos não é um bom indicador.
No outro jogo do grupo os Chiefs bateram os galeses de Cardiff por 44-29, naquilo que parece ser uma tendência deste grupo - muitos pontos marcados e muitos sofridos!

No grupo 3 os ingleses dos Saracens foram à Irlanda bater o Connacht por 23-17, num resultado muito importante para o caminho da classificação, enquanto o Toulouse não sentiu dificuldade em derrotar os Zebre por 38-5.

Surpresa houve no grupo 4, com a derrota caseira do Harlequins frente aos
galeses do Scarlets por 26-33, comprometendo o seu futuro na competição, que ainda passa pelo confronto com o Racing Metro e o Clermont Auvergne - que se defrontaram com a vitória a sorrir à equipa de Paris por 13-9.
O Clermont perdeu, mas o estado de espírito junto da equipa de Bardy não foi muito afectado e a conquista de um ponto é considerada apenas a partida para uma campanha sobre a qual toda a equipa e treinadores mantém as melhores esperanças.

Outro resultado, no grupo 5, inesperado foi a vitória do Ulster por 22-16 ao receber o Leicester Tigers em casa, e os ingleses podem ter posto o seu apuramento em causa, eventualmente a favor dos franceses do Montpellier, que foram a Itália bater o Benetton Treviso por 10-27.
A menos que os irlandeses confirmem este resultado quando defrontarem os franceses...

No grupo 6 as equipas da casa venceram, mas ao Gloucester foi preciso esperar pelos derradeiros minutos do encontro e pela expulsão do centro do Perpignan nascido em Tonga, Lifeimi Mafi, para conseguir o ensaio de Jonny May que os fez passar para a frente do marcador, que Tewlvetrees fechou com uma penalidade em cima do apito final, com o resultado de 27-22.
Quanto ao Edinburgh, bateu o Munster por 29-28, deixando o seu capitão Greig Laidlaw plenamente satisfeito com a exibição, mas acreditamos que os irlandeses ainda são os principais candidatos ao apuramento, e não se pode esquecer que os franceses do Perpignan podem também condicionar o rumo dos acontecimentos.

Fique com o quadro dos jogos e resultados e a classificação dos gripos após a 1ª jornada.




AMLIN CHALLENGE CUP

Não houve grandes surpresas na Amlin Challenge Cup, com os favoritos a vencerem as partidas, como aconteceu no grupo 1 onde o Sale Sharks derrotou o Biarritz por 33-10 e um empate a 9 pontos do Worcester em casa do Oyonnax, o que não se podendo considerar uma surpresa, será eventualmente um dos resultados menos esperados do fim de semana.

No grupo 2 o Bath foi ganhar a Bordéus por 6-15, e os italianos do Mogliano foram a primeira das quatro equipas que perderam sofrendo 50 ou mais pontos, no caso 50-8 frente aos galeses do Newport Gwent Dragons.

O grupo 3 ofereceu dois resultados menos esperados com a vitória do Newcastle
Falcons em Bucareste por 12-13 e o empate do Brive de Thomas Laranjeira, que esteve bem e marcou 10 dos 20 pontos da equipa, frente aos italianos de Calvisano.

No grupo 4 registou-se o resultado mais volumoso, com os ingleses do Wasps a baterem os italianos do Viadana, em Itália, por 17-90, enquanto, em embate de gauleses, o Bayonne bateu o Grenoble por 37-6.

Finalmente no grupo do Lusitanos XV, que perderam em Paris frente ao Stade Français por 61-3, os London irish também ultrapassaram a marca dos 50 pontos, ao vencerem os italianos do Cavalieri Prato por 60-11.

Fique com os resultados do fim de semana, o calendário completo e a classificação actual.



Fotos: www.rugbyrama.frwww.bbc.co.uk

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que vamos conseguir equilibrar as coisas contra os Cavalieri Prato?