27 de outubro de 2013

JACQUES LE ROUX COM NOVA (VELHA) LESÃO *

* Ricardo Mouro
Com a janela de Outono já a bater à porta e depois de dois fins de semana de Heineken Cup, a Premiership regressou, e com jogadores já envolvidos na equipa de elite várias equipas tiveram que se reinventar.

O maior exemplo disso é o Leicester que no Domingo entrou em campo com 18 indisponíveis entre lesões e internacionais.

Noutras notícias, as regiões galesas parecem ter confirmado o seu interesse em juntar-se à aliança anglo-francesa que procura organizar uma competição europeia de clubes fora dos moldes actuais, e estão agora activamente à procura de patrocinadores dos quais a Heineken não está fora de questão, mas os gigantes da Allianz parecem estar à cabeça.

Condições nada favoráveis marcaram a abertura da jornada na noite de Sexta-feira em Bath. 
O derby das West Midlands entre Bath e Gloucester não foi bem jogado e no fim a contagem de penalidades "proibitiva" para os cherry whites permitiu a George Ford, a serviços minímos, garantir a vitória para o Bath. 
21 penalidades, dominados nas fases estáticas e no pack que outrora foi a sua
imagem de marca, o Gloucester sobreviveu dos momentos inspiracionais de Burns que marcou os 13 pontos da sua equipa. 
Do outro lado Ford, talvez condicionado pelo clima, sofreu para acertar os pontapés mas o Gloucester cometeu tantas faltas que o abertura teve bastantes oportunidades para ir aos postes (5 em 9) e até tentou um drop que passou ao lado. 
Burns opôs-se bem a um pontapé e carregou a bola até debaixo dos postes, mas o Bath manteve o domínio territorial apesar da desinspiração dos três-quartos onde Rokodoguni, líder do campeonato em ultrapassar tentativas de placagem, também sofreu com a chuva e vento. 
No final ficou um resultado próximo mas que poderia ter sido mais desnivelado não fosse Burns e as botas deformadas de Ford, 15-13. 
A vitória levava o Bath temporariamente ao segundo lugar.

No Sábado o esperado Saints - Saracens, os londrinos invictos viajaram até Northampton e ainda levavam a bandeira de melhor defesa e ataque mas sem Farrell e Ashton presos na equipa de Elite enquanto do outro lado seriam Hartley, Dickson, Lawes e North. 
Mas o que os 13.474 espectadores testemunharam foi a rápida destruição dos sarracenos que não resistiram a vagas ofensivas com constante apoio entre avançados e defesas, a fazer lembrar o estilo de jogo dos All Blacks. 
E foi o pequeno Jamie Elliott a entrar no ombro dos seus avançados e a ensaiar
aos 11 minutos, depois foi o excelente 2ª linha Samu Manoa, qual centro num delicioso trocar de pés a deixar o defesa Alex Goode aos papéis e lá foi sem oposição para o segundo ensaio da tarde. 
17-6 ao intervalo não desligaram as turbinas dos Saints que entraram com acelerador a fundo na segunda parte, Foden foi descoberto pelo abertura Myler e numa demonstração de força arrastou dois adversários para o ensaio. 
O defesa voltaria a repetir a gracinha e num pick-and-go no meio de avançados carregou para o ensaio, aos 51 minutos 29-6 e ponto bónus ofensivo no bolso. 
O jogo surpreendentemente animou para o que restava da segunda parte com o centro sarraceno Duncan Taylor a finalizar uma jogada dos três-quartos debaixo dos postes, mas a tarde era dos Saints e um pontapé que parecia perdido para o meio campo dos Saracens foi perseguido pelos irmãos Pisi e o raio da bola ressaltou para as mãos de Ken que depois de combinar com George encontrou Burrell para o ensaio, o gigante centro foi libertado por Stuart Lancaster em boa hora para os Saints. 
Kelly Brown voltaria a responder com mais um ensaio para os Saracens mas Ken Pisi já nos minutos finais metia o último prego no caixão dos londrinos, final 41-20 é um registo de pontos sofridos que os Saracens já não testemunhavam há quatro anos e meio.

Na mesma tarde os Chiefs de Exeter em excelente forma receberam o Worcester do fundo da tabela mas que contou com os seus reforços argentinos Creevy e Galarza. 
O fervor do sangue latino não foi suficiente e os Chiefs aplicaram chapa 40 em mais uma tarde difícil para o Worcester. 
Um pack muito móvel liderado pelo excelente Mumm, com quem os Wallabies
certamente gostariam de contar mas infelizmente não joga "super rugby", contribuiu com quatro ensaios. 
Mumm apontou o 4º ensaio do campeonato com belo efeito onde os seus 109kg foram mais rápidos que qualquer três-quartos do Worcester. 
O seu compatriota Ben White contribuiu com um par de ensaios e depois mais três jogadores seguiram os australianos até à área de ensaio, os galeses Dollman e Welch e o formação inglês Thomas para um total de 40 pontos (5 convertidos). Do outro lado apenas seis pontos da bota de Ignacio Mieres deixam o Worcester a sete pontos do Newcastle que só jogou domingo.

A fechar o Sábado os Quins sem Robshaw, Care e Marler receberam os Sharks
no Stoop de Twickenham e apesar de contar com muita juventude não tiveram problemas em afogar uns tubarões sem o fulgor de outras partidas. 
Nick Evans defrontou Cipriani no comando ofensivo das equipas e o kiwi teve que ligar o pé logo no início mas continuou em campo onde esteve no seu melhor apesar de entregar os deveres de pontapeador a Botica. 
Tom Guest teve que sair com uma concussão e para o seu lugar entrou um jovem que tem estado na sombra de Easter e que estava com alguma curiosidade de ver jogar, Jack Clifford é o capitão da Inglaterra sub 20 campeã do mundo e é apontado como uma certeza no futuro do rugby inglês. 
O miúdo entre graúdos não defraudou e esteve nos dois ensaios dos Quins que chegaram na segunda parte, assinando mesmo o segundo, Botica meteu mais 14 pontos em pontapés contra apenas três de Cipriani para uma vitória fácil dos londrinos, final 24-3.

No Domingo mais dois jogos. 
Em Londres os Wasps receberam os tigres de Leicester, que como já referido acima, contavam com quase duas dezenas de ausências. 
Ainda assim com um pack experiente e de qualidade faltou algum cérebro com a
ausência de Ben Youngs e Flood, o jovem abertura Owen Williams não chegou para as encomendas e do outro lado, velhos são os trapos, Goode teve um jogo perto de perfeito que sozinho marcou mais pontos que os Tigers. 
Os Wasps aplicaram a primeira ferroadela logo quando Wade correu sozinho no canto para o ensaio, e partir daqui houve muita pressão dos Tigers mas os Wasps tinham um excelente Goode, a jogar contra a sua antiga equipa, que controlou o território com os seus pontapés e acabou com os Tigers com uma penalidade ao alcance de lendas. 
Pelo meio dois fantásticos drops regavam o Leicester com o desespero que a chuva não limpava, foi daqueles jogos que os Tigers podiam ter continuado a jogar que não iam conseguir nada daqui. 
Williams ainda converteu quatro penalidades mas falhou duas, contra apenas uma de Goode. 
Com o director de rugby Richard Cockerill de volta ao banco avizinha-se muito trabalho para os tigres nas semanas de Outono.

A terminar a jornada, no fundo da tabela, o Newcastle recebeu o London Irish que viu Marlan Yarde ficar retido pela selecção. 
Em casa os nortenhos recuperaram bem depois de estar em desvantagem, o Irish ensaiou logo aos 10 minutos por Ofisa Treviranus, os falcões precisaram então de um ensaio convertido que chegou aos 64 minutos pelo centro Adam Powell, Phil Goodman converteu para o 13-11 final.

Os resultados de Domingo atiram com o Gloucester para o fim da tabela onde o Worcester "reina" com apenas dois pontos. 
Newcastle foge ao pelotão dos últimos e o Bath e o Exeter intrometem-se na luta pelos lugares cimeiros.



Championship
Mike Dias (suplente) viajou até Londres onde o Rotherham Titans defrontou o London Scottish para uma vitória dramática. 
Em desvantagem ao intervalo o Rotherham manteve-se na corrida com penalidades de Socino, até o talonador Tom Cruse ensaiar no canto. 
O número 8 do Scottish Mark Bright viu um amarelo e Cruse aproveitou para ir para o segundo ensaio da sua equipa criado pelo formação Mulchrone, com apenas quatro minutos para jogar o Rotherham construiu oito pontos de vantagem que o Scottish conseguiu transformar num bónus defensivo após ensaio do defesa James Thompson, final 23-24 cimenta a equipa de Dias nos lugares cimeiros. Dias foi suplente não utilizado.

No Sábado o Plymouth foi a Jersey onde foi construindo um ascedente constante ao longo do jogo. 
Ambas as equipas trocaram ensaios no início da partida mas o Plymouth com mais anos de Championship colocou mais dois ensaios no marcador a que o Jersey só conseguiu responder nos momentos finais para o bónus defensivo, final 18-23. 

O Leeds sempre consistente viajou e defrontou o Moseley que ainda não venceu esta época, e saíram com ponto de bónus nesta viagem. 
Quatro ensaios contra dois fazem a matemática simples, o Leeds segue atrás do Rotherham depois desta vitória por 18-27. 

Os líderes London Welsh não tiveram problemas em despachar os Pirates com cinco ensaios todos convertidos por Gordon Ross, contra apenas dois pontapés de penalidade. 
O Welsh segue seguro e invicto no topo com o Rotherham a três pontos.

No Domingo o Bedford esperou para defrontar os novatos do Ealing para finalmente vencer, mas não foi fácil. 
Apesar do ponto bónus, o Ealing encostou o Bedford à sua área de ensaio e chegou a estar na frente com 12-14. 
A experiência dos azuis veio ao de cima e chegaram ao ponto de bónus com mais dois ensaios e a ajuda da bota de Pritchard para o resultado de 31-14. 

O Bristol recebeu e bateu o Nottingham e os candidatos à subida colaram-se ao Rotherham, com o ponto de bónus com 33-18.



Coventry RFC
Desilusão para Jacques Le Roux e para o Coventry, o internacional português voltou a partir o braço durante uma sessão de treino na última terça-feira. 
Ainda não se sabe o tempo que vai ficar de fora, apenas que vai voltar a fazer um exame médico daqui a três semanas para confirmar a gravidade da lesão.
Isto significa que Le Roux não participou na esmagadora vitória da sua equipa no Sábado onde o Coventry presenteou o Blackheath com um cabaz de 60 e 10 ensaios. 
O companheiro e compatriota de Le Roux, Cliffie Hodgson esteve em destaque com um hattrick em apenas 20 minutos. 
O resultado de 63-21 recoloca o Coventry nos quatro primeiros onde se dá destaque à primeira derrota do Doncaster fora contra o Henley, ainda assim seis pontos acima do Coventry.

O Mão de Mestre deseja uma rápida recuperação e as melhoras a Jacques Le Roux.



Sem comentários: