13 de outubro de 2013

MÃO DE MESTRE VISITA COVENTRY E CONVERSA COM JACQUES LE ROUX

*Ricardo Mouro
O Mão de Mestre teve o privilégio de experienciar um dia bem passado no Butts Park Arena em Coventry com acesso exclusivo ao estádio e aos membros da equipa com destaque, claro, para Jacques Le Roux.

Mas não só, durante o dia tivemos oportunidade de falar com membros da direcção do clube e descobrir as suas ambições e ainda uma breve conversa informal com Gere Maree.


O ponto alto do dia foi certamente o esgrimir de argumentos entre o Coventry e o Old Albanian a contar para a National League 1 em que a equipa da casa tinha contas a ajustar da época passada, os rapazes de St Alban's limparam o Coventry ganhando então os dois jogos disputados.

A chuva caiu durante o aquecimento, não em demasia, apenas o suficiente para deixar a superfície macia em condições perfeitas e levantar aquele cheiro a campo molhado que faz levantar os cabelos da nuca (jogadores de rugby sabem do que falo!).
O Conventry procurava o regresso às vitórias depois da inesperada derrota contra o Blaydon e manter o Doncaster na linha de fogo do topo da tabela.

O Butts Park Arena apresentou mais uma casa bem composta por 1199 espectadores e que faz do Coventry o clube com maior média de espectadores da National League 1.

Após o pontapé inicial cedo se viu que o Coventry ia atrás de sangue e fez do
meio campo dos Albanians o seu centro de operações.
Uma penalidade bem conseguida no solo levou um alinhamento do Coventry até perto da linha de ensaio mas a bola seria perdida nos três-quartos.
No entanto, enquanto os "azuis e brancos" ainda não se tinham apercebido que tinham uma arma no bolso na forma de formações ordenadas, Jacques Le Roux saiu de trás de uma melée que colapsou, mas rápido e inteligente o Nr8 foi para o lado aberto onde um defesa não foi suficiente para o parar atraindo um segundo, um excelente offload criou superioridade numérica para os seus três quartos que o ponta Will Hurrell transformou em cinco pontos, na conversão Cliffie Hodgson (que jogador!) falhou o seu único pontapé da tarde, mas não desperdiçaria uma penalidade uns minutos depois para o 8-0.
A partir daqui o Coventry iniciou a demonstração de superioridade na melée onde o jovem pilar esquerdo Danny Hobbs (emprestado por Northampton) esteve em destaque - e aqui tiro o chapéu ao rapaz porque Camilo Parilli, pilar direito dos Albanians, deve ser menino para alguns 140kg - e Hodgson convertia essa superioridade em mais três pontos.
Cínicos os Albanians chegariam aos 22' adversários e uma jogada ensaiada após alinhamento levou o improvável Parilli a combinar com o ponta que entrou no seu ombro, Chris May, e o jogo animou para um 11-10.

Os visitantes acordaram e iam enconstando o Coventry aos postes, mas uma bola perdida para a frente levou Danny Hobbs a conquistar mais uma penalidade na melée ainda nos seus 22, enquanto os Albanians se lamentavam da oportunidade perdida o formação Lewis Barker bateu uma penalidade rápida e a partir daqui foi testemunhar um hino ao rugby: Barker é parado a meio campo de onde se seguiram vagas de fases de avançados com o capitão/treinador Scott Morgan a liderar até dentro dos 22 Albanians, a rapidez e eficácia do ataque azul e branco requereu esforço extra dos defesas que se viram em inferioridade novamente na ponta, quando a linha deslizava em desespero para dar cobertura defensiva uma simulação deixou Hurrell a entrar pelo meio e não pela ponta para o seu segundo ensaio da tarde, 18-10 ao intervalo.

Na segunda parte a chuva voltou, e tipicamente british ainda não parou até hoje, e o Old Albanian decidiu acampar no meio campo do Coventry.
Encostado às cordas a defesa feroz do Coventry ia mantendo o adversário fora da sua área de validação e valiam as correrias de Le Roux e Mark Kholer para sair dali, numa ocasião combinaram os dois até bem dentro de território adversário mas a bola, agora escorregadia, viria a fugir para a frente.
O Albanian viria a perder o ímpeto inicial e já com muitos coxeios a partida equilibrou novamente e Hodgson castigou a falta de cabecinha do adversário com mais duas penalidades.
Le Roux viria a sair a meio da segunda parte após uma exibição sólida e muito eficaz, ambas as equipas rodariam o seu banco de suplentes mas o resultado não se alterava mais, final 24-10.

Após o jogo o Team Manager do Coventry, Norman Smith, declarou estar satisfeito com a vitória suada da equipa e espera que "este ano a equipa vai estar lá em cima", comenta ainda "este clube foi dos melhores clubes ingleses na década de 60 e 70 onde a linha atrasa de Inglaterra era quase toda nossa", com a profissionalização "muitos clubes, não só o Coventry, não aguentaram financeiramente e vieram por aí abaixo". Championship ou... Premiership? "Temos um projecto com gente muito trabalhadora e, sim, nós próximos anos esperamos alcançar a as ligas de topo". Sobre Jacques Le Roux, Norman explica que "é um excelente rapaz, e aquilo por que passou a época passada demonstra muito carácter e estamos contentes de o ter connosco".

Jacques Le Roux visivelmente satisfeito por regressar às vitórias elogiou "um excelente grupo de jogadores que conseguiu vencer um jogo duro", e sobre a sua própria exibição comentou com um sorriso "só preciso da bola, a partir daí é fazer estragos!".

Informalmente tive o prazer de conhecer um animado Gere Maree e numa breve conversa entre dois pints disparei logo com a questão selecção nacional, e Gere confirmou que tem passaporte português e está disponível para representar as cores Lusitanas. Se é uma possibilidade? Gere tem estado em contacto com responsáveis federativos acerca dessa hipótese.

Fiquem atentos ao Mão de Mestre para ler na íntegra uma conversa que Jacques, gentilmente, se dispôs a ter onde discute temas como o Coventry RFC, a Divisão de Honra e, claro, a Selecção Nacional.

Um agradecimento especial ao Coventry RFC pela forma prestável e hospitaleira como nos recebeu e ajudou em tudo o que foi necessário!


Fotos: Mão de Mestre/Ricardo Mouro

Sem comentários: