18 de outubro de 2013

QUINTA JORNADA VAI SER FATIADA… COMO O CARPACCIO *

* António Henriques
Correspondendo aos desejos dos muitos que protestam pelo facto das jornadas da Divisão de Honra compreenderem partidas com horários sobrepostos, impossibilitando assim os amantes da modalidade de tomarem as suas cervejinhas em diferentes “club houses” nas tardes de sábado, e pelo meio poderem assistir a mais do que um jogo por fim-de-semana (não sabem o que ganham na maioria dos casos…), desta feita a 5.ª jornada da DH vai ser, tal como a picanha ou o carpaccio, bem fatiada.

E regada com um belo jogo com os London Irish a contar para a Amlin Cup (amanhã, EU Lisboa, 15.00, com imagens em directo na Sport TV)

Ou seja, a ronda arranca com uma nocturna em Montemor, segue amanhã no Minho, continua no domingo em Leça da Palmeira e será concluída na 3.ª feira ao lusco-fusco dos holofotes do Estádio Nacional…

Para ajudar à festa, das quatro equipas que não se equipam no fim-de-semana, duas (Direito e Técnico) vão somar 4 pontos por folgarem oficialmente, enquanto as outras, como têm folga não programada, ficam pontualmente a ver navios, pelo menos até terça feira... 

(NOTA PESSOAL: O Super Rugby revolucionou e trouxe novidades e alterações muito positivas à modalidade, mas uma há com a qual não concordo: precisamente a que a FPR decidiu agora introduzir – pontuar as equipas que folgam com se de um triunfo se tratasse. 
E não concordo pelo seu caráter anti-desportivo. 
Eu sei que todas as equipas, no final da prova, ficam em igualdade de circunstâncias (também era melhor que não!) mas isto de uma equipa, situada por exemplo no 2.º lugar, folgar e sem jogar aproveitar um desaire do líder, passando para a frente da classificação… 
E fica difícil explicar títulos como: “Equipa A não jogou mas passa a liderar a tabela isolado”
A propósito, não se preocupe com a falta da classificação da competição no site da FPR ou sequer nos seus comunicados, pois o Mão de Mestre mantém tudo em dia nas suas páginas dedicadas, e mesmo no final desta página...).


RC MONTEMOR-CASCAIS (hoje, Montemor, 21.30)

O novo primodivisionário lá continua na sua curva de aprendizagem e são jogos destes que podem fazer crescer a equipa de João Baptista Malta - a quem desejamos as maiores felicidades na nova fase da sua vida. 
Já quanto a evitar mais um desaire, é que as coisas começam a complicar-se. 
Até porque o quinze da Linha, apesar das limitações do seu plantel, tem outro andamento e vai certamente prová-lo no sintético de Montemor. 
Mesmo sabendo que, pela calada da cálida noite, podem surgir surpresas, ainda será demasiado cedo para que os alentejanos o consigam hoje.

CRAV-ACADÉMICA (sábado, Coutada, 15.30)

Ao fim de 18 jogos de DH, apenas três formações ainda não sorriram com um triunfo que se visse e duas delas vão-se defrontar em Arcos de Valdevez, pelo que uma delas irá, em princípio (ao contrário do voleibol ou basket, há igualdades no rugby…), sair feliz. 
Na época passada os pretos foram de passeio ao Minho e de caminho despacharam a equipa da casa com uma mão cheia de ensaios concedendo tão-só um. 
Pois é, mas isso ocorreu em fFevereiro e muita coisa mudou na equipa de Coimbra. Para pior. 
A equipa de Carlos Polónio sofreu 19 ensaios diante três adversários do grupo A, mas no único confronto contra equipas do grupo B, mesmo saindo derrotada na Guia, não permitiu qualquer toque de meta na sua área de validação, o que pode constituir um bom pronúncio.
Já o quinze da casa continua, a espaços, a praticar bom rugby. 
O pior têm sido as lesões que vem dizimando o curto plantel e conseguir manter esses bons desempenhos por mais algum tempo ao longo dos 80 minutos. 
Se o fizer no sábado, e recuperar alguns lesionados, talvez seja dia para sorrir…


CDUP-AGRONOMIA (Domingo, Leça da Palmeira, 14.00)

Agronomia é um eterno candidato à discussão do título e segue na frente da tabela - graças aos tais quatro pontos atribuídos por ocasião da sua folga - com três vitórias em três jogos, e deve continuar na liderança pois dificilmente sairá de Leça sem os quatro pontos em jogo.
O CDUP começou a época com duas derrotas em casa mas melhorou e obteve duas vitórias nas últimas partidas, deixando no ar a dúvida de quanto realmente vale a equipa neste momento.
Mas não será fácil conseguir sequer o ponto de bónus defensivo frente aos agrónomos.

BELENENSES-CDUL (3.ª feira, Jamor, 20.30)

Após três vitórias consecutivas, os azuis foram inesperada e justamente surpreendidos em casa pelo Técnico, com o seu desempenho (defensivo e atacante) a deixar muito a desejar – pese embora prejudicados pelas ausências verificadas de peças importantes na equipa titular. 
Curiosamente o Belém foi a única equipa que não perdeu com o CDUL na fase regular da temporada anterior: empate no EU Lisboa e triunfo no Restelo. 
Mas o enorme fosso que se verifica entre estas duas formações – pelo menos neste início de época –, mesmo apresentando ambas quinzes desfalcados, faz-nos acreditar que, desta vez, não vai surgir um resultado inesperado.
Pelo que os universitários, que ainda por cima poderão fazer apelo aos elementos envolvidos no duelo, três dias antes, com os London Irish (os que se mantiverem sãos e de pé, bem entendido…), têm todas as possibilidades de prosseguirem, a par de Direito, no topo.
Ou até um degrau acima, em caso de conseguirem ponto de bónus.

Foto: António Muralha



3 comentários:

Anónimo disse...

XV Lusitanos:

Jorge Segurado
Pipas
Almeida
Rui Dorey
Rafale Simões
António Duarte
Fernando Almeida
Vasco Uva

Kiko PM
Cabral
Gonçalo Foro
M.Leal (Em observação)
Pedro Avila
Duarte Moreira

Bruno Rocha
Francisco Tavares
Bruno Medeiros
A. Salgueiro
Vasco FM
Salvador Cunha
Miranda
Appleton

Luis Salema (em stand by)

RF

Anónimo disse...

Parabéns ao Montemor pela primeira vitória na Divisão de Honra.

Com muito trabalho e humildade com certeza mais se seguirão.

Anónimo disse...

Parabéns Montemor, voçes merecem...