21 de outubro de 2013

TAÇA DE PORTUGAL NA SEGUNDA ELIMINATÓRIA REGIONAL

Realizou-se este fim de semana a 2ª eliminatória da Taça de Portugal, nesta fase apenas com a participação das equipas da 2ª Divisão, divididas de acordo com a sua distribuição geográfica.

Recorde-se que esta fase regional termina no próximo fim de semana, apurando uma equipa do Centro/Norte e outra do Sul/Lisboa para a segunda fase, em que se juntarão às 10 equipas da 1ª Divisão.



ZONA SUL/LISBOA
BORBA 17-33 FCT

Realizaram-se dois jogos nesta zona, pondo em confronto o Borba com a FCT e o Vila da Moita com o Oeiras.
Em Borba lamentou-se a ausência de um árbitro oficial, notando-se que este foi o único desafio realizado no final de semana que não teve um elemento nomeado pela FPR, enquanto curiosamente para o jogo das Caldas da Rainha entre a equipa local e o Benfica, foi nomeada uma equipa completa com três elementos, facto pouso usual fora da Divisão de Honra.
Assim, com um árbitro pescado na assistência, e a quem se tem que agradecer a disponibilidade, a vitória foi da FCT embora a equipa local tenha oferecido uma excelente réplica, confirmando a qualidade do trabalho que se está a fazer na pequena cidade alentejana.

VILA DA MOITA 73-3 OEIRAS

Na Moita do Ribatejo foi fácil a vitória do Vila da Moita sobre o Oeiras, tendo o marcador atingido números muito expressivos e que os resultados entre as duas equipas na última época não permitiam imaginar.
Apresentou-se a equipa ribatejana muito bem organizada, em especial nas suas
linhas atrasadas, que souberam aproveitar todos os deslizes do Oeiras e transformá-los em pontos.
A vitória do Vila da Moita nunca esteve em causa e desenhou-se logo nos primeiros minutos de jogo, apesar da forma como o Oeiras defendeu e do bom trabalho desenvolvido pelos seus avançados, mas ficaram desde já entendio que as equipas terão na Segundona que se aproxma objectivos bem diferenciados.
Na verdade enquanto o Oeiras está numa fase de reconstrução do seu conjunto, com alguns elementos novos a precisarem de ganhar experiência e ritmo, os ribatejanos surgem com uma preparação acima do normal para o escalão, e serão, provavelmente, um dos principais candidatos à passagem à fase seguinte da prova.

ZONA CENTRO/NORTE

GUIMARÃES 17-41 FAMALICÃO

Jogo realizado em Famalicão em que a equipa famalicense confirmou a superioridade que tinha marcado na última época – quatro jogos, quatro vitórias – surgindo a duas semanas do início do Campeonato, já com um andamento de quem quer levar a prova muito a sério.

O Guimarães está mais atrasado na preparação, mas a verdade é que o resultado espelha a diferença que existe entre as duas equipas.

BAIRRADA 28-13 TOMAR

Também nesta partida foi evidente que a Bairrada está numa fase bem mais adiantada de preparação, podendo-se ainda dizer que a equipa dá todas as indicações de querer garantir o acesso à segunda fase da competição, enquanto o Tomar está num período de pré-época mais acentuado.

PRÓXIMA ELIMINATÓRIA

No próximo fim de semana disputa-se a terceira eliminatória da Taça, e a primeira ideia que fica quanto ao nível das quatro equipas envolvidas é o equilíbrio entre elas.
E pensando embora nas dificuldades que qualquer delas terá nas fases seguintes da Taça de Portugal, não podemos deixar de referir que elas estão seguramente entre as principais candidatas aos lugares do play-off da D.H.

Faltando ainda definir onde se realizarão os jogos, na zona Sul/Lisboa vamos ter um duelo entre Vila da Moita e FCT, enquanto no Centro/Norte teremos frente a frente a Bairrada e o Famalicão.

Nos jogos disputados entre as equipas no ano passado, o Famalicão venceu a Bairrada nas duas ocasiões com os resultados de 21-11 e 57-7, enquanto a FCT venceu um dos envcontros por 11-10, e perdeu o outro por 3-10.


Colaboração: Luis Sabido

Sem comentários: