21 de outubro de 2013

ARGENTINA SEM TREINADOR, HOURCADE NA CALHA? *

*Paul Tait
Santiago Phelan, treinador principal dos Pumas demitiu-se do seu cargo com efeito imediato.
O website desportivo argentino Olé confirmou que a digressão da Argentina a Inglaterra, Itália e País de Gales terá lugar sem Phelan.
Provavelmente o seu lugar será ocupado numa base provisória pelo treinador de Los Pampas XV e Los Jaguares, Daniel Hourcade.
A UAR deverá anunciar esta alteração em breve.


De acordo com o Olé, Phelan está cansado de brigas internas com membros do staff dos Pumas e um relacionamento desgastado com alguns jogadores sem nome serão a razão da sua renúncia ao cargo.

O contrato de Phelan deveria terminar no final de 2013 com o seu substituto definido para assumir em tempo para a temporada internacional de 2014, mas depois de uma tórrida temporada no Rugby Championship o ex-terceira linha dos Pumas abandonou o posto à última hora quando se aproxima rapidamente a digressão europeia da Argentina.

Fabian Turnes, Mauricio Reggiardo, Martín Gaitan, German Fernández e Raul Perez todos permanecem e são susceptíveis de serem acompanhados por Hourcade para a viagem.

Hourcade, que muitos recordam da sua passagem por Portugal, levou Los Jaguares a uma vitória no Americas Rugby Championship na última semana e, possivelmente, conhece os jogadores melhor do que ninguém.

Foi Hourcade que convenceu Julio Farias Cabello a voltar de França para a
Argentina para tentar entrar na equipa principal do país.

Hourcade também tem acompanhado inúmeros jogadores argentinos através do sistema de Los Pampas XV para depois irem jogar rugby profissional no exterior.

Para Hourcade a digressão, de acordo com o Olé, poderia ser um teste à sua capacidade de se tornar um treinador de Rugby Super dada a provável entrada da Argentina na competição em 2016.

Argentina ainda não escolheu a lista dos jogadores que irão participar nos jogos internacionais de Novembro. O que deve acontecer dentro dos próximos dez dias.

Os destaques da Phelan como treinador dos Pumas foram as vitórias sobre a Itália em 2008, 2010 e 2012, além de vitórias sobre Escócia em 2009 e no Mundial de 2011.

Ele também comandou a Argentina para uma vitória sobre a França em Buenos Aires em 2010 com uma diferença de pontos recorde, e viu a vitória também sobre a França de uma equipa enfraquecida, em Córdoba em 2012.

Por outro lado ficam as exibições não tão memoráveis em que a Argentina foi esmagada pela Austrália e pela África do Sul no Rugby Champioship de 2013 e a sua incapacidade de vencer as partidas em que a Argentina dominou....

3 comentários:

Anónimo disse...

Portugal a mostrar e que é um ponto de passagem da qualidade no Rugby mundial!

Anónimo disse...

Daniel Hourcade na tour europeia da Argentina http://uk.eurosport.yahoo.com/news/rugby-argentina-name-hourcade-coach-pumas-european-tour-230605528--spt.html

Anónimo disse...

Começa - se agora a perceber quem foi o verdadeiro obreiro da ida de Portugal ao mundial em 2007 , um é treinador dos Pumas o outro está no poleiro a entupir o rugby nacional.